VMware vs. Vírus

Quero uma ajuda da galera heavy user de VMware.
Os vírus passam para o host?
Se sim, que cuidados tenho que tomar para que isso não aconteça?
Faz diferença configurar NAT ou Bridged?
Obrigado.

a) Passam se você tiver uma conexão de rede do guest para o host (não importando se é NAT, Bridged, ou Local), e seu host não tiver uma proteção boa contra vírus. Nesse ponto é como se fosse uma outra máquina na mesma rede - se o worm for te contaminar, é pela rede.

b) Para evitar esse tipo de problemas, desabilite a conexão de rede, e acesse os arquivos usando o VMWare Mount Utility (que acessa o disco da máquina virtual como se fosse um outro drive do host).

c) Outra forma, que é muito pesada, é instalar seu antivirus preferido dentro do guest também.

Por que é que você está perguntando isso? Você quer criar ou testar vírus dentro do VMWare? Ou quer acessar um site de warez pelo browser no host mas quer ver se está protegido, hein?

Eu uso máquinas virtuais pra qualquer experência que possa trazer algum risco para o meu SO, como testar alguma nova configuração, instalar algum software demo, ou ver a cara de algum jogo.
O que queria fazer é de vez em quando navegar sem a paranóia de ser contaminado por uma praga qualquer. Só deletar a VM depois de usar.
Mas pelo jeito não dá… :cry:

De modo geral é razoavelmente seguro usar uma máquina virtual, se você estiver protegido contra worms. Veja se seu firewall pode ser configurado de forma que não aceite conexões entrantes a partir da máquina virtual.