Acho que num é concorrencia direta para o amazon nao… pelo que vi… parece ser uma plataforma para rodar aplicacoes com spring… já vai vir com spring tc… e integraçao com Spring STS
Não sei se vai ter acesso direto ao servidor como é no amazon… ou é só uma plataforma para publicar aplicacoes… como é no google
Pelo que dá pra entender é mais parecido com o Google AppEngine por ser PaaS. Ele abstrai o hardware totalmente (diferente da Amazon, como você disse).
E respondendo minha pergunta anterior sobre persistência:
Ele usa o Forces.com Database, que é relacional e orientado a objetos. E o pessoal já tem um driver da JPA pra usar essa infra (tipo o AppEngine também):
[quote=rogelgarcia]Acho que num é concorrencia direta para o amazon nao… pelo que vi… parece ser uma plataforma para rodar aplicacoes com spring… já vai vir com spring tc… e integraçao com Spring STS
Não sei se vai ter acesso direto ao servidor como é no amazon… ou é só uma plataforma para publicar aplicacoes… como é no google[/quote]
isso aí, é parecido com aquele Google business apps lançado recentemente.
Essa parece ser a tendência, empresas abandonando tecnologias antigas como baseadas em SOA e indo direto aos senhores das nuvens.
Se ambas seguirem os padrões a migração de uma para a outra deveria ser tranquila. Apesar do google ter várias api especificas para algumas funções (como trabalhar com imagens), mas nada que não possa ser encapsulado.
Poder migrar o site de uma solução para a outra de forma transparente ou com um minimo de alterações aumenta ainda mais a concorrencia o que é extremamente positivo para o mercado.
A princípio não é concorrência para a Amazon pq o EC2 é IaaS (Infrastructure-as-a-Service). Porém, na prática é, pq Amazon, GAE e agora o VMForce são opções para quem quer desenvolver e tb quer reduzir custos com infra…
O modelo de PaaS é menos flexível se comparado a IaaS. Vc é obrigado a desenvolver seguindo restrições de ambiente do fornecedor.
Vi um parte da webinar ontem e gostei da integração do SpringToolSuite(STS) com o VMForce.
A parte de deploy é extremamente simples, como se fosse feito em um AS local.
sem contar que, ao assistir ao video de apresentação [1], tive a impressão de que eles estão criando uma plataforma para fazer frente ao windows azure, seria isso? :roll:
e como ficaria a persistência? teremos de usar uma solução deles? penso que banco de dados no mundo cloud é uma parada completamente diferente, não? :roll:
[quote=pcassiano]e como ficaria a persistência? teremos de usar uma solução deles? penso que banco de dados no mundo cloud é uma parada completamente diferente, não? :roll:
[/quote]
Ele usa o Forces.com Database, que é relacional e orientado a objetos. E o pessoal já tem um driver da JPA pra usar essa infra (tipo o AppEngine também):
estava ‘cá pensando com meus botões’: uma solução completa para cloud computing tem de ter bd relacional/oo? não daria para usar, por exemplo, uma solução ‘nosql’?
digo isso pq o vmforce usa o bd deles, o azure usa uma versão do m$ sql e… outras opções?
[quote=pcassiano]estava ‘cá pensando com meus botões’: uma solução completa para cloud computing tem de ter bd relacional/oo? não daria para usar, por exemplo, uma solução ‘nosql’?
digo isso pq o vmforce usa o bd deles, o azure usa uma versão do m$ sql e… outras opções?[/quote]
Depende de cada um… o AppEngine usa o BigTable do Google por baixo, que é NoSQL. O S3 da Amazon é NoSQL.
Esse do Forces.com eu não sei direito se encaixaria em NoSQL ou não, e o do Azure eu não conheço.
quanto será que custará ‘hospedar’ uma aplicação com eles? normalmente os fornecedores de soluções cloud cobram ‘centavinho’ por hora… será que eles vão entrar nessa?
estava ‘cá pensando com meus botões’: uma solução completa para cloud computing tem de ter bd relacional/oo? não daria para usar, por exemplo, uma solução ‘nosql’?
digo isso pq o vmforce usa o bd deles, o azure usa uma versão do m$ sql e… outras opções?[/quote]
Eu penso justamente o contrário, numa solução de nuvem é obrigatório ter um BD básico?