Pelo visto a google fez mais uma cagada copiando os headers originais ao invés de usar os genéricos. Se a coisa apertar as saídas são duas conforme falado ae no documento. Ou abre o kernel ou refaz o sistema todo para ser compatível com as linuxheaders genéricas.
A saída mais plausível, seria abrir o sistema, já que refazer o mesmo demandaria muito tempo.
O código desse caso é opensource, porém é licenciado pela APLv2. O problema é que se você copia algo GPLv2, o trabalho derivado não pode ser APL, já o contrário pode. O problema todo são apenas licenças incompatíveis, e não o código em sí.
De qualquer forma, o artigo é péssimo, pois além do sensacionalismo do “android vai morrer”, quem escreveu precisa estudar um pouco mais sobre licenças de software para não cometer a estúpida gafe de dizer que a licença APL é mais restrita que a GPL. A licença APL é mais “permissíva” que a GPL.
[quote=garcia-jj]O código desse caso é opensource, porém é licenciado pela APLv2. O problema é que se você copia algo GPLv2, o trabalho derivado não pode ser APL, já o contrário pode. O problema todo são apenas licenças incompatíveis, e não o código em sí.
De qualquer forma, o artigo é péssimo, pois além do sensacionalismo do “android vai morrer”, quem escreveu precisa estudar um pouco mais sobre licenças de software para não cometer a estúpida gafe de dizer que a licença APL é mais restrita que a GPL. A licença APL é mais “permissíva” que a GPL.[/quote]
trocar a licença é o menor dos problemas, ou até mesmo o kernel são alternativas viáveis. Mas parece que a google “vacila” em alguns pontos relacionados com licenças ou se faz de “cega”. Por que não liberou sob gplv2 desde o princípio, já que o resultado seria igual?
A questão do código dos cabeçalhos do kernel, é que existem diversos cabeçalhos e eles possuem licenças diferentes. O certo seria usar os genéricos com a licença atual.
1 - FUD.
2 - Pelo que entendi do texto, o google não fechou nada, ta aberto mas ele distribuiu sem a GPL, o que permite aos desenvolvedores liberar suas apps que fazem uso do tal BIONIC, com a licença que quiserem.
3 - Corrão para as colinas!!
É só FUD. Para quem não viu tem um artigo no br-linux falando sobre esse FUD http://br-linux.org/2011/cuidado-com-o-fud-de-que-o-android-viola-copyright-do-linux-sera-contra-o-android-ou-contra-a-gpl/
[]'s
Pelo que entendi do artigo, somente o header não é considerado violação da GPL. É FUD mesmo, ainda mais com a estorinha de “Android vai morrer”. Nem se o Google tivesse de abrir ele morreria.
[quote=juliocbq]
Isso mesmo. É melhor as pessoas pesquisarem mais sobre essas licenças antes de saírem postando esse monte de bobagens.
Se fosse dessa maneira ios e Solaris seriam os primeiros a serem processados. Esses dois também usam kernel linux. O próprio Linus disse quê estava feliz com os dispositivos utilizando sistemas baseados no Linux quando esteve no Brasil.[/quote]
Você pode citar sua fonte de que o Solaris usa ou usou kernel Linux?
[quote=esmiralha][quote=juliocbq]
Isso mesmo. É melhor as pessoas pesquisarem mais sobre essas licenças antes de saírem postando esse monte de bobagens.
Se fosse dessa maneira ios e Solaris seriam os primeiros a serem processados. Esses dois também usam kernel linux. O próprio Linus disse quê estava feliz com os dispositivos utilizando sistemas baseados no Linux quando esteve no Brasil.[/quote]
Você pode citar sua fonte de que o Solaris usa ou usou kernel Linux?[/quote]
Me corrigindo, Kernel Unix, não linux. Tem uma diferença boa aí.
[quote=Der Meister]Galera, voces estão discutindo se o título foi exagerado ou não?!
No meu ponto de vista se houve exagero ou não isso não é problema meu! é problema do colunista e dos ingênuos que caem no exagero!
Eu não estou nem um pouco preocupado com o processo oracle-google, a google não vai falir por causa disso e a oracle também não vai falir (e eu também não gosto dela mesmo)
A única duvida que me resta e que eu me interesso é: se o processo rolar contra a google, o preço dos celulares android irá cair no mínimo uns 30%???
[/quote]
Hm… Acho que não é bem assim…
Vale lembrar que todo fabricante que usa Android já está sendo processado por algum tipo de quebra de patentes. Isso tudo contribui para o custo Android, e não para queda no preço…
Parece que era FUD mesmo.
[quote=Adelar]É só FUD. Para quem não viu tem um artigo no br-linux falando sobre esse FUD http://br-linux.org/2011/cuidado-com-o-fud-de-que-o-android-viola-copyright-do-linux-sera-contra-o-android-ou-contra-a-gpl/
[]'s
[/quote]
Nem prestei a atenção que vc já havia postado o link. rsrsrs