Alguêm sabe como desabilitar a viewstate do myfaces?
Como assim? Eu não entendi a sua pergunta!
Existem um variável ViewState passada por campo hidden onde passa na verdade o estado atual da página, claro isto é automático no framework, gostaria de saber se tem possibilidade de desabilitar, no asp.net tem o mesmo recurso e existe esta opção, no myfaces não consegui descobrir ainda.
Abraço
Provavelmente você está utilizando o STATE_SAVING_METHOD como “client”, troque-o para “server” que você remove o campo hidden no formulário. Você poderá configurar isso no web.xml. Mas há uma diferença entre “client” e “server”, melhor você dá uma olhada aqui para entender como funciona, http://www.rponte.com.br/2007/10/14/state_saving_method-server-ou-client/
Abraços e boa sorte.
Muito obrigado Ponte.
Vou dar uma olhada sim.
Boa tarde Ponte.
Cheguei a fazer o teste com as duas opções “server” e “client” mas ainda continua gerando a variável hidden ViewState.
No mínimo estranho…
Excluí o contexto do tomcat criei de novo para não ter problema de cache, porem nao funcionou.
Será que nao tem nada a haver esta configuração?
Sds,
[quote=Mauricio de Mello]Boa tarde Ponte.
Cheguei a fazer o teste com as duas opções “server” e “client” mas ainda continua gerando a variável hidden ViewState.
No mínimo estranho…
Excluí o contexto do tomcat criei de novo para não ter problema de cache, porem nao funcionou.
Será que nao tem nada a haver esta configuração?
Sds,[/quote]
Repare que há uma diferença entre os input hiddens. No modo server o framework armazena somente uma chave para o estado da view que se encontra na session. Já no modo client o estado da árvore de componentes é serializado, encodado em base64 e atribuido ao input hidden.
Qual o problema com o campo?
Blz entendi na verdade tava imaginando que era isto mesmo.
Estou tendo problema de cache… achei que podia ser isto, por que já tinha tentando várias formas.
Resumindo…
Estou Usando eclipse com o plugin amateras:
Quando atualizo um jsp com tags no JSF ele nunca altera, limpando o cookie (SOMENTE O COOKIE E NÃO O CACHE) do firefox ele altera. Ou fechando e abrindo o navegador, pensei que ficava em cache isto no server ou client.
Resumindo qualquer atualização no jsp ele nao atualiza :(( fica um saco de desenvolver assim…
Estranho que com struts 2 e o plugin do amateras funciona blz…
Apesar de parecer uma coisa simples acho que é com o JSF ou Amateras sei lá…, por que outros frameworks nunca tive problema parecido, claro um problema de cache de página as vezes em quando é normal mas não sempre.
Não sei se me entendeu…
Abraço
[quote=Mauricio de Mello]Blz entendi na verdade tava imaginando que era isto mesmo.
Estou tendo problema de cache… achei que podia ser isto, por que já tinha tentando várias formas.
Resumindo…
Estou Usando eclipse com o plugin amateras:
Quando atualizo um jsp com tags no JSF ele nunca altera, limpando o cookie (SOMENTE O COOKIE E NÃO O CACHE) do firefox ele altera. Ou fechando e abrindo o navegador, pensei que ficava em cache isto no server ou client.
Resumindo qualquer atualização no jsp ele nao atualiza :(( fica um saco de desenvolver assim…
Estranho que com struts 2 e o plugin do amateras funciona blz…
Apesar de parecer uma coisa simples acho que é com o JSF ou Amateras sei lá…, por que outros frameworks nunca tive problema parecido, claro um problema de cache de página as vezes em quando é normal mas não sempre.
Não sei se me entendeu…
Abraço[/quote]
Sinceramente o problema não é do JSF, mas sim do plugin do Amateras. Na verdade não consigo entender como o plugin está causando o problema, a não ser que você esteja utilizando algum tipo de browser do próprio plugin dentro do Eclipse .
Eu tive problemas realmente chatos com o Icefaces ao alterar uma página em desenvolvimento, era necessário limpar os cookies devido a conflitos no estado da página. Não sei se já resolveram isso, mas isso foi algo que me fez descartar o Icefaces na epoca por ser anti-produtivo.
Humm
Vou fazer o teste da mesma aplicação com WTP para ver se é o plugin. Com as mesmas libs que o amateras adiciona no projeto, ou é as lib
s ou é o plugin.
Valeu pela dica.
Mas do jeito que ta não tem como trabalhar.
[quote=Mauricio de Mello]Humm
Vou fazer o teste da mesma aplicação com WTP para ver se é o plugin. Com as mesmas libs que o amateras adiciona no projeto, ou é as lib
s ou é o plugin.
Valeu pela dica.
[/quote]
Com certeza é o plugin, a única vez que tive um problema desses foi com o Icefaces e acho que foi porque ele se utiliza de umas gambiarras com cookies para validar o estado da view, enfim, não tenho certeza.
Não há condições mesmo, teste com outro plugin.
Abraços e boa sorte.
Resolvido,
Importei o mesmo projeto para WTP e não ocorre o problema.
Valeu pelas dicas, pena que o WTP é mais pesado