Em uma aplicação estou tendo de fazer algo do tipo uma cesta de compras… entro com um código de produto, faço um SELECT coloco o intem num vetor e esse vetor ponho em uma sessão q é apresentado para o usuário… só q o usuario pode querer adicionar mais intens idai como faço pra pegar o novo codigo e colocar nesse vetor q esta na sessão… Não sei se está é a melhor maneira alguém tem alguma dica para esta situação…
Eu estou tentando fazer este lance do ArrayList na sessão. Mas eu to com um erro.
o codigo que eu faço no meu JSP é o seguinte:
<%
ArrayList lista = (ArrayList) session.getAttribute("listadependentes");
int i=1;
int tam = lista.size();
String cor;
for (i=0; i<tam; ++i)
{
if (i%2!=0)
cor = "#FFFFFF";
else
cor = "#FF9900";
Dependente de = (Dependente) lista.get(i);
%>
Aí o TOMCAT da um erro HTTP-500 falando que Dependente nao pode ser resolvido ou nao é um tipo.
Entao…
a minha classe Dependente(Dependente.class) esta la no diretorio classes do WEB-INF da minha aplicação (TOMCAT). Por isso que eu nao sei se devo dar um import ou nao (dentro do JSP).
É Certeza absoluta que a lista soh tem objetos da classe Dependente.
[quote=teteorp]Entao…
a minha classe Dependente(Dependente.class) esta la no diretorio classes do WEB-INF da minha aplicação (TOMCAT). Por isso que eu nao sei se devo dar um import ou nao (dentro do JSP).
É Certeza absoluta que a lista soh tem objetos da classe Dependente.
Qual a vantagem do Iterator em relação ao FOR ??[/quote]
Segundo meus poucos conhecimentos, é necessário que importe a classe sim
Iterator:
1 - É um Padrão de Projeto, portanto uma prática melhor.
2 - Encapsula a lógica de um FOR, tu não precisa de i pra cá, i lá, i++, i-- e todo aquele bloco conturbado de controle.
3 - com 2 linhas na versão 1.4, você faz a iteração, de maneira limpa e clara, na versão 5 com apenas 1 linha. Não novamente aquele monte de i e testes.
4 - Iterage sobre a coleção fácilmente, sem precisar de auxiliares como nos for.
5 - Presença de métodos como, next, hasnext, size, isempity que encapsulam lógicas que você teria que fazer.
6 - etc, etc etc
Ah…legal…
Eu andei dando uma bisbilhotada nisso ae…eh bem simples mesmo. mas primeiro tenho que deixar meu sistema funcionando. Depois eu deixo ele mais legivel.
Seguinte: Minha classe Dependente.class esta no diretorio /aplicacao/WEB-INF/classes mas ela esta isolada. Nao esta em nenhum pacote
como eu deveria fazer um import no meu JSP?
assim???
Se você estiver no eclipse só dar um “ctrl + barra de espaço” logo após escrever Dependente, como no trecho abaixo, que vai aparecer o caminho completo dela, é só copiar e colar no seu import
else
cor = "#FF9900";
Dependente de = (Dependente) lista.get(i);
%>
Mas seria interessante ter uma hierarquia em packages.
Talvez seja a hora de pensar em refatorar algumas coisas na app