Versão de Software

Boa tarde.
Tenho uma grande dúvida a muito tempo.
Como é que eu sei que a versão do meu sistema é 1.0 e como eu sei após uma óu várias atualizações que esse 1.0 mudou para outro número?
Ás vezes eu vejo programas com versões com um ponto flutuante grande e outros pequenos. Por exemplo: 1.32; 2.54871504032; 0.9; 2.56.9841545; 3.2.1; etc.
Obrigado!

Depende de vários fatores - por exemplo, da área comercial (por incrível que pareça).

Por exemplo, digamos que quando você vender o software XYZ 3., você só dê suporte (gratuito ou com contrato de manutenção) para a versão 3. mas não para a versão 4.*, que irá requerer um novo contrato ou uma nova licença.

Você pode ter como última parte do número o número da build (por exemplo, no caso do Windows 7, 7601 para o build do Windows 7 Service Pack 1).

Cada equipe constuma fazer suas proprias regras de numeracao para versoes. Mas em geral uma boa pratica eh que a cada mudanca no software (por menor que seja), o numero de versao seja alterado para que seja possivel referenciar o codigo fonte no futuro.

Se voce esta interessado em algumas politicas para mudanca nos numeros, sugiro ler http://semver.org/ que propoe uma boa abordagem, utilizada por inumeros projetos open source.