Vender bala na rua ou programar em PHP?

A lógica é a mesma, mas algumas linguagens exigem mais do programador do que outras.

Mas eu não queria levar para esse lado. O que eu queria dizer é:

Programador não depende linguagem, ele escolhe a linguagem de acordo com o problema.

Somente isso :D.[/quote]

Ah sim, completando então, sabendo lógica de programação podemos programar em qualquer linguagem… :wink:

Infelizmente tem muitas pessoas que se dizem programador e não sabe lógica… :?

A lógica é a mesma, mas algumas linguagens exigem mais do programador do que outras.

Mas eu não queria levar para esse lado. O que eu queria dizer é:

Programador não depende linguagem, ele escolhe a linguagem de acordo com o problema.

Somente isso :D.[/quote]

Ah sim, completando então, sabendo lógica de programação podemos programar em qualquer linguagem… :wink:

Infelizmente tem muitas pessoas que se dizem programador e não sabe lógica… :? [/quote]

Exatamente :D.

A lógica é a base de tudo na programação.

O pior disso tudo é que há pessoas se desvalorizando para aceitar um emprego desse…

Tendo lógica se programa em qualquer linguagem. Ok.
Mas não caiam na besteira que programar na linguagem é saber apenas as estruturas da linguagem (if, for, etc), mas sim ter conhecimento em toda a plataforma ou ecossistema em torno da linguagem: bibliotecas, frameworks, comunidade, e por ai vai. Ou seja: leva tempo para programar bem em uma linguagem.
Quanto mais linguagens você estuda, mais vai adquirindo experiência, e óbvio, quando se depara com uma nova linguagem ou paradigma, já sabe quais perguntas fazer pra aprender de fato a linguagem e sua plataforma / ecossistema. A curva de aprendizado diminui.

Não é assim não. Eu fiz conservatório musical quando era adolescente. Sei toda a base da teoria musical, ler partituras e etc. Eu aprendi a tocar um instrumento de sopro, e até me viro com outros instrumentos de sopro, como um clarinete ou um saxofone, agora se colocar um instrumento de cordas ou um piano por exemplo eu terei que treinar e muito para conseguir tocar alguma coisa, e mesmo quando conseguir vai demorar muito tempo para eu ficar tão bom no novo instrumento quanto sou no que já toco há muito tempo. O fato de eu saber toda a teoria e ser músico não significa que eu vou saber tocar todo e qualquer instrumento sem treiná-lo antes. E eu acredito que seja o mesmo com as linguagens de programação. Você até consegue aprender a sintaxe da linguagem rapidamente com o que já sabe de outras linguagens, mas para tornar-se realmente bom na nova linguagem vai ter que treinar bastante. Concordo com o que está escrito aqui:

http://norvig.com/21-days.html

com relação ao anúncio, o que temos que entender é que o programador é o último nível na hierarquia das empresas (não estou falando de empresas que utilizam metodologia ágil de verdade onde não existe quase hierarquia, mas das tradicionais), então será sempre algo desvalorizado ou pelo menos com menos valor que outras funções, isso é fato. Por exemplo, tenho um colega que era um “mané” em programação e depois da faculdade ele foi pra outra funções, se tornou analista de negócios e de processos e hoje ele deve ganhar umas três vezes o que eu ganho, sendo que quem realmente implementa sou eu, mas se for ver pelo ponto de vista do empresário, ele que possui o conhecimento do fluxo de negócio da empresa e dos processos e com isso é capaz de otimizar estes fluxos e processos tendo como resultado a diminuição do custo operacional da empresa é um profissional muito mais valioso do que eu, que “apenas” escrevo programas.

Não é assim não. Eu fiz conservatório musical quando era adolescente. Sei toda a base da teoria musical, ler partituras e etc. Eu aprendi a tocar um instrumento de sopro, e até me viro com outros instrumentos de sopro, como um clarinete ou um saxofone, agora se colocar um instrumento de cordas ou um piano por exemplo eu terei que treinar e muito para conseguir tocar alguma coisa, e mesmo quando conseguir vai demorar muito tempo para eu ficar tão bom no novo instrumento quanto sou no que já toco há muito tempo. O fato de eu saber toda a teoria e ser músico não significa que eu vou saber tocar todo e qualquer instrumento sem treiná-lo antes. E eu acredito que seja o mesmo com as linguagens de programação. Você até consegue aprender a sintaxe da linguagem rapidamente com o que já sabe de outras linguagens, mas para tornar-se realmente bom na nova linguagem vai ter que treinar bastante. [/quote]
Posso estar errado, mas acho que ele quis dizer que um músico que tem uma boa base como você não sai tocando tudo que colocar pela frente e sim conseguirá tocar qualquer instrumento com bem menos tempo que outros, pois ele já conhecerá toda a base.

Bom, a teoria vai ajudar sim, porém apenas para ler as partituras. Quanto ao instrumento depende muito. Como disse, se o instrumento for da mesma categoria talvez eu consiga aprender mais rápido, mas mesmo assim eu serei um iniciante naquele instrumento, de forma que se alguém precisar que eu toque em um casamento, por exemplo, irei escolher o instrumento que já conheço bem, e não o outro que ainda estou treinando, da mesma forma que em projetos eu escolherei a linguagem que mais conheço, a não ser que eu tenha tempo de estudar a linguagem nova, o que é raro, já que normalmente os projetos são desenvolvidos de forma bem maluca com relação ao tempo. Por isso que eu acho que deve ser desenvolvido um projeto piloto com uma determinada tecnologia/framework que são novos para uma equipe, mas de novo raramente isso acontece (pelo menos nos lugares onde já trabalhei).
Agora existem casos em que os projetos são desenvolvidos com tecnologias/frameworks novos sem o prévio treinamento necessário, de forma que o que deveria ser o “projeto piloto” acaba sendo o produto final, e com isso ocorrem problemas. O correspondente na música seria eu tocar uma música que nunca toquei no casamento sem treinar antes, ou tocar uma música que eu conheço mas com um instrumento novo, de novo sem treinar antes. Mas na prática coisas malucas acontecem, não só na informática. Eu já toquei em um casamento uma vez que metade do grupo não tinha ido aos ensaios, então o ensaio foi o próprio casamento, o que não foi muito bom. A sorte é que os convidados não conheciam muito de música e os problemas foram sutis, então na verdade ninguém percebeu muito o que ocorreu de errado, mas apenas porque quem fazia o solo tinha ido a todos os ensaios.

[quote=rogeriopaguilar]Bom, a teoria vai ajudar sim, porém apenas para ler as partituras. Quanto ao instrumento depende muito. Como disse, se o instrumento for da mesma categoria talvez eu consiga aprender mais rápido, mas mesmo assim eu serei um iniciante naquele instrumento, de forma que se alguém precisar que eu toque em um casamento, por exemplo, irei escolher o instrumento que já conheço bem, e não o outro que ainda estou treinando, da mesma forma que em projetos eu escolherei a linguagem que mais conheço, a não ser que eu tenha tempo de estudar a linguagem nova, o que é raro, já que normalmente os projetos são desenvolvidos de forma bem maluca com relação ao tempo. Por isso que eu acho que deve ser desenvolvido um projeto piloto com uma determinada tecnologia/framework que são novos para uma equipe, mas de novo raramente isso acontece (pelo menos nos lugares onde já trabalhei).
Agora existem casos em que os projetos são desenvolvidos com tecnologias/frameworks novos sem o prévio treinamento necessário, de forma que o que deveria ser o “projeto piloto” acaba sendo o produto final, e com isso ocorrem problemas. O correspondente na música seria eu tocar uma música que nunca toquei no casamento sem treinar antes, ou tocar uma música que eu conheço mas com um instrumento novo, de novo sem treinar antes. Mas na prática coisas malucas acontecem, não só na informática. Eu já toquei em um casamento uma vez que metade do grupo não tinha ido aos ensaios, então o ensaio foi o próprio casamento, o que não foi muito bom. A sorte é que os convidados não conheciam muito de música e os problemas foram sutis, então na verdade ninguém percebeu muito o que ocorreu de errado, mas apenas porque quem fazia o solo tinha ido a todos os ensaios.
[/quote]
Com relação à categoria do instrumento já não posso te falar muito, porque quando comecei a estudar música eu aprendi instrumento de corda e depois um de sopro, então eu tenho uma certa facilidade nos dois, além de tocar bateria também. E claro em um projeto novo, é muito difícil colocar uma linguagem que você ainda está aprendendo em um projeto novo, pois você vai ter que aprender conforme o projeto, então vai precisar do dobro do tempo. Isso quando não começa os erros malucos. O mesmo acontece com as tecnologias e frameworks…

Infelizmente músicos são extremamente desvalorizados no Brasil, pois aqui o que faz sucesso é o lixão evacuado pela TV e rádio: o Brasil não saiu da pré-história em termos de música, AQUI SÒ TEM BATUQUE ou músicas que louvam os apetites sexuais!

Já vi músicos pedirem dinheiro para passagem de trem ou ganhando a vida tocando em bandas por aí ganhando uns 20 reais por dia… isso para bacharelado.

Lamentável…

[quote=mistico]Infelizmente músicos são extremamente desvalorizados no Brasil, pois aqui o que faz sucesso é o lixão evacuado pela TV e rádio: o Brasil não saiu da pré-história em termos de música, AQUI SÒ TEM BATUQUE ou músicas que louvam os apetites sexuais!

Já vi músicos pedirem dinheiro para passagem de trem ou ganhando a vida tocando em bandas por aí ganhando uns 20 reais por dia… isso para bacharelado.

Lamentável…[/quote]

Você é um raiozinho de sol não é?

Sou?

ta certo o cara

PHO esta dentre as linguagens mais utilizadas em empresas no Brasil : Java, .NET, Cobol (estranho? mas é verdade), Delphi e PHP vide http://www.tihunter.com/PollResult.aspx?PollID=3 .

[quote=andalmeida]PHO esta dentre as linguagens mais utilizadas em empresas no Brasil : Java, .NET, Cobol (estranho? mas é verdade), Delphi e PHP vide http://www.tihunter.com/PollResult.aspx?PollID=3 .
[/quote]

olha a maioria das empresas que usam php são agencias de publicidade e o salário é merrequinha…

php aqui no brasil é usado pra sitesinho…sem contar os profissionais que usam cms, e dizem que sabem php

php para sistemas…aqui no brasil…é muito raro…

só acredite que a vaga é para programador mesmo…quando pedir algum framework…Zend…etc…