Minha opinião:
- VE: uma porcaria, fuja dele
- Netbeans: possui um editor visual muito bom, mas eu odeio porque ele não deixa editar o código gerado e eu prefiro usar o Eclipse
- Jigloo: é um plugin do eclipse quase tão bom quanto o matisse do Netbeans, mas possui mais bugs e é menos profissional. A vantagem é que ele lhe permite alterar o código gerado na mão (isso é muito bom)
- MigLayout: um jar pequeno q lhe permite facilmente programar a gui manualmente pelo código, é a melhor opção, o layout sai mais limpo, fácil de entender e dar manutenção, e mais flexível
Minha sugestão:
Se está aprendendo use o Netbeans ou Jigloo (a depender se vc prefere o Netbeans ou Eclipse), se possível, olhe o código gerado e tente entender (só não tente entender o código gerado do GroupLayout pq é impossível :D)
Depois que estiver mais experiente estude o MigLayout e veja se gosta dele
valeu…
to criando algumas coisas no netbeans agora…
e ja percebi que ele nao deixa editar o codigo que ele gera… :evil:
mas depois entao vou dar uma olhada no MigLayout…
mesmo pq o Jigloo…nao consegui instalar…
peguei o link para colocar direto no eclipse…e nao deu certo…
mas mesmo assim…valeu
Baixa o Jigloo aqui
http://cloudgarden1.com/jigloo_405.zip
Extrai ele e copia a pasta ‘plugins’ e ‘features’ pro seu eclipse
Depois restarta o eclipse e veja se funcionou
Se não funcionar ou reseta ou computador ou cria um atalho com -clean no final, e usa ele pra ligar
é…
nao teve jeitoo…
vo tenta reiniciar a maquina…
e o atalho…
pq o arquivo continua dando o erro de final inesperado
Galera obrigado pelas dicas, as respostas foram cruciantes, para eu manter-me utilizando o Netbeans. Não que o Eclipse seja ruim, como eu mencionei lá em cima. Mas é que vocês acabaram me convencendo que tanto o Netbeans ou Eclipse são bons IDE. Isso é bom, pois há livre concorrência. Acho que que qualquer um dos dois, pode assumir uma posição de querer ou não utilizar o editor visual, basta termos a consciência de saber que, para aprender JAVA tem que começa pela unha para depois arrancar os cabelos mais tarde.
Abraços!