Variáveis de ambiente do Java no ubuntu 10.04

Olá a todos

alguém tem uma dica ou link de site que mostra como configurar JAVA_HOME, CLASSPATH etc etc etc no ubuntu 10.04. Tentei as dicas de varios sites e nenhuma delas funcionou corretamente. Uma hora era o arquivo a ser editado que não existia, outra hora quando eu editava o arquivo alguns comandos basicos, tipo ls só funcionavam no root e o javac no usuário comum. Uma confusão total. Da ultima vez que configurei as variáveis quando reiniciei a máquina minha senha para logar não funcionava mais. Muito chato isso tudo.

Gosto muito do linux (principalmente do ubuntu 10.04) mas porque será que algumas coisas são tão chatas de fazer no linux?

Você não vai ter que se preocupar com isso porque o ubuntu reconhece instalações do jdk e jre.

http://nikolavp.blogspot.com/2010/05/installing-jdk7-in-ubuntu.html

Boa

vou tentar quando chegar em casa

muito obrigado Julio

to atrasado, chegando em casa eu posto pra vc, configurei o meu esta semana.

Pelo que eu saiba voce tem que editar o “profile”.

#vim /etc/profile

# Outras coisas acima como "$PS1"
JAVA_HOME=/opt/Java/jdk1.6.0_19
export JAVA_HOME
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH
CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib
export CLASSPATH
MANPATH=$MANPATH:$JAVA_HOME/man
export MANPATH

#Ultima linha do arquivo
umask 022

E depois reiniciar:

#shutdown -r 0

Depois de reiniciar teste:

$java -version
# veja a saida se esta ok
$javac
# veja a saida se esta ok

Essa e a configuracao que usamos por aqui.

/etc/profile ja tentei uma vez no ubuntu e nao funfou direito, no 10.04, pesquisei na web e fiz assim pra funcionar 100%:

abre o console, vc estara na pasta home(~)

edita o arquivo .profile(eu uso nano, escolha seu editor) (to no note da mulher, nao lembro ao certo) mas tu tem que editar o arquivo ~/.profile, ou seja /home/seuUsuario/.profile, se precisa de root coloca sudo antes

dentro dele tu coloca la no final assim:

export JAVA_HOME=/SEU/CAMINHO/PARA/JDK
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
export CLASSPATH=.:$JAVA_HOME/lib

\sim, tem um “.” ali no CLASSPATH.

faça logoff e entre novamente, abra o console e execute javac -version, se aparecer a versao deu tudo certo, senao tu fez caca.

com estas 3 variaveis tu faz tudo que precisa com java, na verdade até o classpath pode ser deixado de lado quando se usa uma IDE, mas é bom coloca-lo la.

[quote]
/etc/profile ja tentei uma vez no ubuntu e nao funfou direito, no 10.04, pesquisei na web e fiz assim pra funcionar 100%:

abre o console, vc estara na pasta home(~)

edita o arquivo .profile(eu uso nano, escolha seu editor) (to no note da mulher, nao lembro ao certo) mas tu tem que editar o arquivo ~/.profile, ou seja /home/seuUsuario/.profile, se precisa de root coloca sudo antes [/quote]

Essa é a dica que funciona :smiley:

Você vai ter que editar o seu profile da sua home pro CLASSPATH funcionar legal no UBUNTU 10.
Feito isso é só correr pro abraço.

Interessante que voces estao tendo problemas com o “/etc/profile”.

Uma das desvantagens de usar o “~/.profile” e’ que o JAVA_HOME e demais configuracoes que estiverem la serao aplicadas apenas para o usuario.
Em outras palavras cada usuario tera que modificar o seu “~/.profile” e adicionar essas configuracoes.

Ja as configuracoes em “/etc/profile” serao aplicadas atraves de todo o sistema.

Mais informacoes aqui:
https://help.ubuntu.com/community/EnvironmentVariables#Persistent%20environment%20variables

Obrigado a todos pelas dicas. No console ainda está tudo muito esquisito mas no eclipse funciona tranquilo.

$:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin$ javac -version
javac 1.6.0_21
$:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin$ java -version
java version "1.6.0_20"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_20-b02)
Java HotSpot(TM) Server VM (build 16.3-b01, mixed mode)
$:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin$ 

Agora o que nao estou conseguindo configurar é o tomcat. Alterei os mesmo arquivos que vocês disseram mas continuo tendo este erro. Se as variáveis do java estão configuradas e funcionando porque o apache nao funciona?

Eu configuro o CATALINA_HOME no seguinte diretório, que foi o mesmo onde descompactei o tar.gz

CATALINA_HOME=/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30
export CATALINA_HOME

quando tento executar o ./startup.sh tenho a seguinte mensagem

como root

$:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin$ sudo su
root@diogo-laptop:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin# ./startup.sh 
Neither the JAVA_HOME nor the JRE_HOME environment variable is defined
At least one of these environment variable is needed to run this program
$:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin# 

como usuario

%:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin$ ./startup.sh 
Using CATALINA_BASE:   /etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30
Using CATALINA_HOME:   /etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30
Using CATALINA_TMPDIR: /etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/temp
Using JRE_HOME:        /opt/Java/jdk1.6.0_21/jre
Using CLASSPATH:       /etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin/bootstrap.jar
touch: não foi possível tocar `/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/logs/catalina.out': Permissão negada
./catalina.sh: 373: cannot create /etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/logs/catalina.out: Permission denied
%:/etc/Apache/apache-tomcat-5.5.30/bin$ 

Alguma coisa tu ta fazendo de errado.

digita la no console: echo $JAVA_HOME
e ve o que sai.

Cara,

Pelo que eu percebi, as variáveis de ambiente estão configuradas para o seu usuário, e o diretório onde o Tomcat pertence ao root. Você tem duas opções:

1. Configurar as variáveis de ambiente para o root (ou para todos os usuários, editando o /etc/profile);
  2. Alterar o “dono” da pasta onde está o Tomcat, que passaria a ser você.