Valve lança Linux SteamOS

Hoje (segunda-feira dia 23) a Valve anunciou o SteamOs, um sistema operacional baseado na plataforma Linux já direcionado para ser usado em conjunto com PCs e televisões HD.

O sistema será capaz de acessar sua biblioteca de jogos da Steam (sua loja virtual) em sua TV, o sistema rodará softwares desenvolvidos no Linux e fará streaming de conteúdos do Windows e Mac. A grande sacada do sistema é poder rodar e compartilhar todos os jogos instalados de outra máquina em uma rede caseira.

Sinceramente acho que este é o futuro, mesmo sabendo que um determinado console com uma arquitetura voltada para jogos potencializa muito a qualidade final, a questão preço/acesso e compartilhamento pesa muito na escolha, o que incentiva pequenos e médios estúdios de desenvolvimento de jogos a criar para nesta plataforma.

Fonte:
Stream
Terra

Já vinha acompanhando isso como usuário do ubuntu. É uma grande sacada. A steam for linux funciona muito bem.

Esse SteamOS é um sistema operacional completo ou vai ser um appliance?

O SteamOS é um linux normal com o suporte da Steam. Você vai poder instalá-lo em um pc mas vai vir embutido no SteamBox(como appliance). Apesar de diversas fontes na internet criticarem eu concordo com a iniciativa da steam. Ela quer sair fora da dependência de sistemas. Com o próprio sistema os programadores de jogos terão uma especificação mais robusta e talvez mais aberta para o desenvolvimento. Outra vantagem é ter um sistema próprio para jogar, inclusive ele pode rodar numa tv.

[quote=Steam] Finalmente! Não precisas mais de abandonar os teus jogos favoritos, amigos online e tudo que o Steam tem a oferecer quando quiseres jogar no grande ecrã. O SteamOS, que funciona em qualquer computador de sala, dar-te-á acesso aos melhores jogos e mods disponíveis.
[/quote]

http://store.steampowered.com/livingroom/SteamOS/

Eu tenho a impressão que ele é baseado no ubuntu.

SteamOS pode ser um chute no saco dos consoles.

Imagine de repente você ter uma plataforma de jogos que tenha um preço acessível, aberta a desenvolvedores e que possa ser atualizada com o tempo, ou seja, que você não vai ficar precisando jogar fora todos os seus jogos antigos quando sair uma versão nova do seu console.

Cara: to dentro. O PC já te trás isto, mas não com a comodidade de poder usar REALMENTE com um feeling de videogame na sala de estar.

[quote=kicolobo]SteamOS pode ser um chute no saco dos consoles.

Imagine de repente você ter uma plataforma de jogos que tenha um preço acessível, aberta a desenvolvedores e que possa ser atualizada com o tempo, ou seja, que você não vai ficar precisando jogar fora todos os seus jogos antigos quando sair uma versão nova do seu console.

Cara: to dentro. O PC já te trás isto, mas não com a comodidade de poder usar REALMENTE com um feeling de videogame na sala de estar.[/quote]

O legal é que não importa o hardware que você tenha. Pode transformar qualquer pc num videogame. Foi uma boa idéia da steam.

Excelente ideia. Já temos isso com outras iniciativas, mas com a Steam por trás da jogada será uma maravilha.

Só espero que não seja baseado no ubuntu.

[quote=Ataxexe]Excelente ideia. Já temos isso com outras iniciativas, mas com a Steam por trás da jogada será uma maravilha.

Só espero que não seja baseado no ubuntu.[/quote]

Acho que deve ser por causa de drivers proprietários de vídeo. A red hat com o fedora não incluem *blobs no seu sistema.

*blob é uma parte de software proprietário compilada e sem código fonte disponível.

O android usa um para controlar a sua gpu. Por exemplo, android é opensource, mas o driver da gpu é proprietário da quallcom(Isso e um blob).

[quote=juliocbq][quote=Ataxexe]Excelente ideia. Já temos isso com outras iniciativas, mas com a Steam por trás da jogada será uma maravilha.

Acho que deve ser por causa de drivers proprietários de vídeo. A red hat com o fedora não incluem *blobs no seu sistema.

*blob é uma parte de software proprietário compilada e sem código fonte disponível.

O android usa um para controlar a sua gpu. Por exemplo, android é opensource, mas o driver da gpu é proprietário da quallcom(Isso e um blob). [/quote]

Não, não. Eu acho legal o ubuntu ter uma compatibilidade muito boa com hardwares, o que eu não acho legal é o rumo que a Canonical está dando para ele.

(O caso do Fedora e do Red Hat tem a haver mesmo com a filosofia de sempre ser livre, então, deve-se recorrer à repositórios alternativos - inclusive já ouvi muita gente reclamar deles porque não toca MP3 mas não entendem a filosofia por trás do sistema que usam.)

Cara: to dentro. O PC já te trás isto, mas não com a comodidade de poder usar REALMENTE com um feeling de videogame na sala de estar.[/quote]

Pode ser que sim, pode ser que não…

Eu sou “consolista”, adoro jogar no PC mas não troco um bom videogame, reunir os amigos na sala e passar a noite jogando! :slight_smile:

Enfim, o que segurou os consoles nessa geração foram os novos controles(Kinect, PS Move) e principalmente os exclusivos. A Sony lançou exclusivos muito bons, pra você ter noção eu tenho um amigo que tem um PC de mais de 4 mil reais, até 3D ativo tem. Ele quer trocar por uma semana o PC dele pelo meu PS3, só pra jogar The Last of Us…

Eu sou daqueles que não me importo muito com gráficos, tem gente que quer tudo o mais polido possível, repara em detalhes tão bestas(minha opinião!). Gosto mesmo é de me divertir, não esquente muito com queda de framerate e esse tipo de coisa que deixa alguns de cabelo em pé. Me divirto muito com meu videogame e uso PC só pra vídeos, Facebook e trabalho.

Mas não posso negar que essa sacada da Steam foi maravilhosa, e quero conferir também! :smiley:

[quote=Ataxexe][quote=juliocbq][quote=Ataxexe]Excelente ideia. Já temos isso com outras iniciativas, mas com a Steam por trás da jogada será uma maravilha.

O android usa um para controlar a sua gpu. Por exemplo, android é opensource, mas o driver da gpu é proprietário da quallcom(Isso e um blob). [/quote]

Não, não. Eu acho legal o ubuntu ter uma compatibilidade muito boa com hardwares, o que eu não acho legal é o rumo que a Canonical está dando para ele.

(O caso do Fedora e do Red Hat tem a haver mesmo com a filosofia de sempre ser livre, então, deve-se recorrer à repositórios alternativos - inclusive já ouvi muita gente reclamar deles porque não toca MP3 mas não entendem a filosofia por trás do sistema que usam.)[/quote]

Eu acho o fedora e o debian ótimos justamente por isso. Mas nessa parte que envolve proprietários como nvidia e amd a canonical já possui uma boa parceria. Então normalmente as distros desse porte se baseiam no kernel customizado do ubuntu.

[quote=Ruttmann][quote=kicolobo]SteamOS pode ser um chute no saco dos consoles.

Eu sou “consolista”, adoro jogar no PC mas não troco um bom videogame, reunir os amigos na sala e passar a noite jogando! :slight_smile:

Enfim, o que segurou os consoles nessa geração foram os novos controles(Kinect, PS Move) e principalmente os exclusivos. A Sony lançou exclusivos muito bons, pra você ter noção eu tenho um amigo que tem um PC de mais de 4 mil reais, até 3D ativo tem. Ele quer trocar por uma semana o PC dele pelo meu PS3, só pra jogar The Last of Us…

Eu sou daqueles que não me importo muito com gráficos, tem gente que quer tudo o mais polido possível, repara em detalhes tão bestas(minha opinião!). Gosto mesmo é de me divertir, não esquente muito com queda de framerate e esse tipo de coisa que deixa alguns de cabelo em pé. Me divirto muito com meu videogame e uso PC só pra vídeos, Facebook e trabalho.

Mas não posso negar que essa sacada da Steam foi maravilhosa, e quero conferir também! :D[/quote]

O bom disso aí é que você pode montar um console com ele. Pode pegar uma máquina de especificação mais baixa ligar uns joysticks, emabarcar o sistema e voilá. Tem um console. Pode ligar na tv, mexer no hardware, etc…

Muito bom!

[quote=juliocbq][quote=Ruttmann][quote=kicolobo]SteamOS pode ser um chute no saco dos consoles.

Mas não posso negar que essa sacada da Steam foi maravilhosa, e quero conferir também! :D[/quote]

O bom disso aí é que você pode montar um console com ele. Pode pegar uma máquina de especificação mais baixa ligar uns joysticks, emabarcar o sistema e voilá. Tem um console. Pode ligar na tv, mexer no hardware, etc…[/quote]

Pois é, acho legal a liberdade de poder fazer isso…

DIY total! :smiley:

Eu gosto muito dos consoles por conta dos exclusivos. E o PS3 mesmo lançou exclusivos bons demais! Tantos que eu não consegui jogar nem metade do que pretendo jogar ainda! :stuck_out_tongue:

para quem tem dúvidas do que a opengl pode fazer existem alguns benchmarks e comparativos de mesmos jogos rodando em windows e linux.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=2pdEftFFG_I[/youtube]

O suporte a “opengl” no linux é bem superior ao windows que foca esforços no directx.

A vantagem de se usar opengl é a portabilidade de jogos já que essa biblioteca é aberta e a maioria dos dispositivos móveis e sistemas a usam.

** edit - essa tag youtube não serve para nada aqui hein!?

Acho que isso não seria mais lucrativo do que o existente hoje. Será que as grandes desenvolvedoras dos melhores jogos iriam aderir?