Desenvolvi um sistema por micro serviços, em JAVA, Angular conectando a um banco de dados, o sistema está em uso nos servidores do cliente.
Mas o cliente está querendo comprar os fontes.
Qual é o valor que posso cobrar dos fontes ?
Desenvolvi um sistema por micro serviços, em JAVA, Angular conectando a um banco de dados, o sistema está em uso nos servidores do cliente.
Mas o cliente está querendo comprar os fontes.
Qual é o valor que posso cobrar dos fontes ?
Uma forma simples de se obter um valor seria calcular o seu valor hora x tempo investido.
Tem outras formas também, como por exemplo baseado em pontos de função.
Bom, como não calculei, o primeiro, pois só desenvolvi, como calculo ?
Ou como calcular o segundo pelos fontes
Com fontes é praticamente como vender seu negócio, nao seria só o custo do investimento pra desenvolvimento. Depende do tamanho da empresa que está comprando, se for pequena coloca no mínimo o dobro da sua hora pra desenvolver.
Para eu desenvolver eu cobrei x.
Para vender o código, seria no mínimo o mesmo valor.
Entao pq fez a pergunta?
Eu desenvolvi e cobrei x, mas sem os fontes, só com o direito de uso e o banco de dados.
Agora parece que eles querem comprar os fontes.
Por isso perguntei.
isso é uma pergunta, Para vender o código, seria no mínimo o mesmo valor ?
Na minha opinião no mínimo o dobro. Mas você pode cobrar o quanto achar que vale seu projeto pra empresa que está negociando. Se aceita no mínimo o que foi cobrado pra desenvolver está dando os direitos dos fontes de graça. A decisão final é sua, voce deve equilibrar as opiniões aqui e tomar sua própria decisão.
Eu entendi. valeu…
Como fazer este cálculo ?
Ixi. Se fosse tu, nem entraria no mérito do ponto de função. Na minha opinião é um atraso isso ae. Eu pensaria na primeira sugestão do @Jonathan_Medeiros que é basear na quantidade de horas que tu gastou X o valor da tua hora. E juntaria com a opinião do @javaflex, que é o valor da hora, no mínimo, o dobro do que vc costuma receber normalmente.
Particularmente eu acho 2x o valor do desenvolvimento ainda barato, para dar o fonte, pois quem tem condições de manusear o fonte, tem condições de se apropriar dele e vendê-lo como próprio.
É um pouco complexo, vou deixar um material de apoio que eu gosto bastante caso queira ver sobre como calcular seguindo este formato!
https://www.devmedia.com.br/contagem-de-pontos-de-funcao/34390
Valeu a todos.
Não vou entrar em ponto de função, pois é complexo mesmo.