Atualmente estou estudando para a certificação OCA, além de estar revisitando tópicos como Servlets e .JSP. Eu não sinto que tenho conhecimento estruturado de uma parte disso, e estou gastando um tempo para ter uma base sólida de conhecimento, entretanto já trabalhei com PrimeFaces, Hibernate, que são frameworks que abstraem muito do que ocorre por debaixo dos panos.
O que gostaria de saber da opinião de terceiros é: Vale a pena gastar tempo estruturando uma base? Pois tenho ciência que o tempo gasto estudando para tais tópicos, alguém está gastando estudando, por exemplo, um framework como Spring e fazendo aplicações rapidamente.
Na minha humilde opnião, aprofunde seus estudos com o que você vai utilizar, seja para trabalhar ou outra coisa, porém tenha sempre uma base sólida de como tudo funciona, pois os frameworks nada mais são do que facilitadores que por baixo dos panos fazem a mesma coisa.
Não discordando do que o @Jonathan_Medeiros disse, mas, sob uma outra perspectiva, nada do que você estuda é perdido.
Obviamente, o que você vai usar para desenvolver profissionalmente dificilmente incorrerá em coisas tão primitivas e complexas quanto servlets (JSP é uma servlet).
Porém, é fundamental entender o ciclo de vida de aplicações java web. Saber como as coisas funcionam “debaixo dos panos” e como resolver eventuais problemas que podem acontecer devido a essas abstrações.
Novamente, linguagem de programação é uma ferramenta. Logo, você não deveria focar em aprender coisas específicas da linguagem (embora isso seja fundamental para programar), o que importa são os conceitos.
Com o conceito, você implementa algoritmos em qualquer linguagem (com maior ou menor facilidade).
O problema é que a prática não é conceitual e muito do que se desenvolve depende, exclusivamente, de recursos específicos da linguagem (o que vai totalmente contra o que eu acabei de dizer).
Eu sugiro, portanto, que você trace um plano de estudos.