Vale investir em PHP?

Segundo a fonte Tiobe, PHP é a 4° linguagem mais usada no mundo.
Veja: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html
Claro, o Java ganha na disputa! rs… Quero dizer, além disso, acredito que
se você conhece “bem”, eu quiser -> “BEMMMMMMM” qualquer linguagem que seja
você já tem um diferencial.

Muito bom esse raking, PHP é muito usado msm. Mas Java tá desbancando TUDO! kkkkkk! :smiley: :smiley: :smiley:

PHP é a linguagem com o maior número de Sites Hospedados em todo o mundo. Creio que a coloque como a mais usada.

Pode não ser a mais popular e estar caindo do Ranking, mas vejo isso com bons olhos, pois a mesma sofreu uma grande marginalização devido a facilidade de aprendizado que fazia com que a maioria dos Programadores PHP colocassem qualquer porcaria no ar com um emaranhado de Scripts copiados da Internet, sem se preocupar com itens como Segurança e melhores práticas.

Abs []

Para trocar a porta entra na pasta do apache tomcat (eu uso o 7.0.12) depois na pasta conf e edite o server.xml:

<?xml version='1.0' encoding='utf-8'?>
<!--
  Licensed to the Apache Software Foundation (ASF) under one or more
  contributor license agreements.  See the NOTICE file distributed with
  this work for additional information regarding copyright ownership.
  The ASF licenses this file to You under the Apache License, Version 2.0
  (the "License"); you may not use this file except in compliance with
  the License.  You may obtain a copy of the License at

http://www.apache.org/licenses/LICENSE-2.0

Unless required by applicable law or agreed to in writing, software
  distributed under the License is distributed on an "AS IS" BASIS,
  WITHOUT WARRANTIES OR CONDITIONS OF ANY KIND, either express or implied.
  See the License for the specific language governing permissions and
  limitations under the License.
-->
<!-- Note:  A "Server" is not itself a "Container", so you may not
     define subcomponents such as "Valves" at this level.
     Documentation at /docs/config/server.html
 -->
<Server port="8005" shutdown="SHUTDOWN">
  <!-- Security listener. Documentation at /docs/config/listeners.html
  <Listener className="org.apache.catalina.security.SecurityListener" />
  -->
  <!--APR library loader. Documentation at /docs/apr.html -->
  <Listener className="org.apache.catalina.core.AprLifecycleListener" SSLEngine="on" />
  <!--Initialize Jasper prior to webapps are loaded. Documentation at /docs/jasper-howto.html -->
  <Listener className="org.apache.catalina.core.JasperListener" />
  <!-- Prevent memory leaks due to use of particular java/javax APIs-->
  <Listener className="org.apache.catalina.core.JreMemoryLeakPreventionListener" />
  <Listener className="org.apache.catalina.mbeans.GlobalResourcesLifecycleListener" />
  <Listener className="org.apache.catalina.core.ThreadLocalLeakPreventionListener" />

<!-- Global JNDI resources
       Documentation at /docs/jndi-resources-howto.html
  -->
  <GlobalNamingResources>
    <!-- Editable user database that can also be used by
         UserDatabaseRealm to authenticate users
    -->
    <Resource name="UserDatabase" auth="Container"
              type="org.apache.catalina.UserDatabase"
              description="User database that can be updated and saved"
              factory="org.apache.catalina.users.MemoryUserDatabaseFactory"
              pathname="conf/tomcat-users.xml" />
  </GlobalNamingResources>

<!-- A "Service" is a collection of one or more "Connectors" that share
       a single "Container" Note:  A "Service" is not itself a "Container", 
       so you may not define subcomponents such as "Valves" at this level.
       Documentation at /docs/config/service.html
   -->
  <Service name="Catalina">

<!--The connectors can use a shared executor, you can define one or more named thread pools-->
    <!--
    <Executor name="tomcatThreadPool" namePrefix="catalina-exec-" 
        maxThreads="150" minSpareThreads="4"/>
    -->

<!-- A "Connector" represents an endpoint by which requests are received
         and responses are returned. Documentation at :
         Java HTTP Connector: /docs/config/http.html (blocking & non-blocking)
         Java AJP  Connector: /docs/config/ajp.html
         APR (HTTP/AJP) Connector: /docs/apr.html
         Define a non-SSL HTTP/1.1 Connector on port 8080
    -->
    <Connector port="80" protocol="HTTP/1.1" //<- Torca o nº da porta aqui em port
               connectionTimeout="20000" 
               redirectPort="8443" />
    <!-- A "Connector" using the shared thread pool-->
    <!--

........... Continua

depois salva e inicia o tomcat

Cara… ele quer alterar a Porta do Apache… não do TomCat…

Abs []

foi mal vi errado =)

Vale a pena sim, com exemplos na net você conseguirá facilmente fazer um site simples, sem usar nenhum framework. Depois de entender como funciona, você deve ir para algum framework te ajudar no seu trabalho.

Se você voltar a trabalhar com Java, esse conhecimento de PHP não será perdido, talvez a sua nova empresa precise por exemplo integrar um site em PHP com outro em Java e você seria o cara certo para integrar as duas coisas.

Lógico que vale, uma pusta de uma linguagem.

Ruleia geral, permite rapidamente colocar algo no ar, pra quem sabe a sintaxe do C e Java, tá em casa, tem N extensões, trabalha super bem com o Apache, enfim, se tem malefício acho que são poucos.

Até o tio Facebook usa também…

Porque cara ?? compartilhe os problemas pra podermos não usar também.[/quote]

Pq geralmente o mercado paga mal…

De uma forma geral sim… Porém ví uma vaga para Arquiteto PHP que tava pagando R$ 9.000,00

Claro que não podemos generalizar e infelizmente a Linguagem é marginalizada, mas isso não é motivo pra não aprender…

Que nem Python, ainda não tem um super mercado, mas vale a pena e muito.

Abs []

Pessoal,

Queria aproveitar este tópico e a galera experiente do Java que já esta aqui discutindo sobre o PHP e tirar uma duvida que esta tirando meu sono ultimamente. Sou programador PHP desde Dez/2001, já trabalhei em diversas empresas e hoje trabalho como programador sênior na administração do SENAC, programo um ERP 100% PHP, com orientação a objetos + frameworks. O salário não esta ruim e sei que dificilmente ficaria desempregado, porém ando um pouco preocupado com o meu futuro profissional (médio e longo prazo). Sou Eng. da Computação e programo um pouco também em Java (nível básico mesmo rsrs) e sei do poder da linguagem. A minha pergunta é justamente o oposto do nosso amigo que iniciou este tópico.

Apesar de já estar bem estabilizado no php, conhecer de frameworks como (zend framework e tals)… sei que os grandes sistemas no brasil e no mundo usam JAVA (privados e públicos), então fico a pensar se não seria uma boa para minha carreira profissional futura estudar bastante JAVA e me tornar um bom programador na linguagem e também ter bons conhecimentos em PHP. Focar em sistemas JAVA!

Hoje, além de me dedicar ao SENAC, nas horas vagas me dedico ao meu projeto pessoal (www.zeoos.com), uma rede social para esportes radicais.

Gostaria muito de saber a opinião de vocês que já estão ai na área, quanto mais informações puderem passar melhor.

Desde já obrigado.

Fala Tiago…

o inverso se aplica também cara…

Claro que vale a pena investir em Java, assim como em .NET, Ruby, Python…

Seja Pragmático e não se acomode, além de ser um Desenvolvedor nas Linguagens X, Y e Z, você será um Desenvolvedor de Software independente de Linguagem.

Isso aos poucos está ganhando força no mercado.

Valew Adriano,

devo confessar que fico meio perdido quando vou estudar JAVA, meus conhecimentos básicos estão mais no JAVA desktop usando JDBC puro mesmo. Sei que a linguagem já evolui muitoooo e não sei se inicio por java desktop ou java para web, se ja inicio estudando JPA+Hibernate ou outros frameworks. Qual seria um bom ponto de partida para não me perder nos diversos caminhos e possibilidades do JAVA? Obrigado.

[quote=tiagosarno]Valew Adriano,

devo confessar que fico meio perdido quando vou estudar JAVA, meus conhecimentos básicos estão mais no JAVA desktop usando JDBC puro mesmo. Sei que a linguagem já evolui muitoooo e não sei se inicio por java desktop ou java para web, se ja inicio estudando JPA+Hibernate ou outros frameworks. Qual seria um bom ponto de partida para não me perder nos diversos caminhos e possibilidades do JAVA? Obrigado.[/quote]

Cara, acredite… Acho que de uns 5 anos pra cá todo mundo que começa com Java vive esse dilema, pois a plataforma se desenvolve muito e a quantidade Frameworks cresce assustadoramente.

Eu comecei com Hibernate + JPA + Swing em uma aplicação Desktop. Minha dica é, não faça isso. Comece pelo básico da Linguagem, sem Frameworks, no JDBC Puro, no máximo o Swing e só pra desenhar as telas mesmo. Se possível, estude Java, como se fosse estudar para a certificação, porque lá dá pra se esquadrinhar no mais fundo da linguagem, aprenda a consultar a API e Programe, mas Programe muito. Cada novo conceito aprendido, faça testes, tente fazer algo absurdo na linguagem e se informe porque funcionou ou porque não funcionou. Te garanto que com uns 3 meses de dedicação exclusiva à isso, estarás na frente de muito programadopr Java de anos do mercado, que sabe Programar usando uma String, mas não faz idéia de quando não se deve usar ou quando é melhor usar um StringBuilder no lugar de uma Striong pura, estarás na frente do cara que sabe usar o método persist() da JPA, mas não sabe o porque daquela mágica ocorrer e quando não usá-la, enfim serás um conhecedor da Linguagem em sua forma bruta.

Daí em diante pra aprenderes Frameworks e ir para a WEB (ainda mais fácil porque já trabalhas com PHP) será uma maravilha.

Só me tornei um desenvolvedor melhor quando esquadrinhei a sintaxe da linguagem… Já ouviste um cara que saca muito de Ruby On Rails indicar que aprendas logo de cara o Rails ??? Não, todo bom profissional de RoR indica sempre a começares pelo Ruby, porque ele sabe que ficando fera na linguagem, o Framework vira barbada.

Te indico esses livros: [Use a Cabeça, Java !] e [Certificação Sun Para Programador Java 6 Guia de Estudo]

Pô Adriano, valew d++ cara!

Vou correr atrás destes livros e começar a adentrar nesse mar de possibilidades! :-p Valew mesmo.

Agora vou pensar aqui em uma aplicação pequena em Java+Swing e Jdbc para voltar a sacar da linguagem e meter os peito no Java.

Suas respostas foram muito esclarecedoras, obrigado.

[quote=adriano_si]
Pode não ser a mais popular e estar caindo do Ranking, mas vejo isso com bons olhos, pois a mesma sofreu uma grande marginalização devido a facilidade de aprendizado que fazia com que a maioria dos Programadores PHP colocassem qualquer porcaria no ar com um emaranhado de Scripts copiados da Internet, sem se preocupar com itens como Segurança e melhores práticas.

Abs [][/quote]

Oi Adriano,

Sempre achei PHP muito chato para aprender, acho que vai de cada um.

Scripts copiados da Internet, não entendi o código PHP fica no servidor…

Assim… PHP é uma linguiagem de Script.

Logo consegues resolver muitos Problemas rapidamente com funções nativas da própria linguagem. Por exemplo, uma conexão com MySQL em PHP é algo absurdamente simples e rápido de se fazer… Logo, pela internet temos vários Scripts de pessoas que fizeram como exemplo mil e uma maneiras de conectar o PHP ao MySQL.

Como a linguagem é simples e rápido de aprender, o sobrinho do dono do seu cliente, tira seu Sistema do cliente porque ele aprendeu a conectar o MySQL no PHP e já sabe “fazer Sites”, só que por um acaso, se você olhar a conexão do sobrinho do seu cliente é o mesmo Script de conexão com o MySQL que você fez e colocou no seu Blog como teste.

Ou seja, a maioria dos iniciantes em PHP que precisam de alguma coisa para seus trabalhos simplesmente copiam e colam o que já tem pronto pela Internet. Isso ocorre em todas as linguagens é claro, mas no PHP é massante e profundamente irritante as pessoas condenarem a linguagem por causa desses marginais que não se dão o trabalho nem de mudarem o nome das variáveis… heueheuehueheueu

Abs []

[quote=adriano_si]Assim… PHP é uma linguiagem de Script.

Logo consegues resolver muitos Problemas rapidamente com funções nativas da própria linguagem. Por exemplo, uma conexão com MySQL em PHP é algo absurdamente simples e rápido de se fazer… Logo, pela internet temos vários Scripts de pessoas que fizeram como exemplo mil e uma maneiras de conectar o PHP ao MySQL.

Como a linguagem é simples e rápido de aprender, o sobrinho do dono do seu cliente, tira seu Sistema do cliente porque ele aprendeu a conectar o MySQL no PHP e já sabe “fazer Sites”, só que por um acaso, se você olhar a conexão do sobrinho do seu cliente é o mesmo Script de conexão com o MySQL que você fez e colocou no seu Blog como teste.

Ou seja, a maioria dos iniciantes em PHP que precisam de alguma coisa para seus trabalhos simplesmente copiam e colam o que já tem pronto pela Internet. Isso ocorre em todas as linguagens é claro, mas no PHP é massante e profundamente irritante as pessoas condenarem a linguagem por causa desses marginais que não se dão o trabalho nem de mudarem o nome das variáveis… heueheuehueheueu

Abs [][/quote]

:shock:

Nossa, cada uma… Nunca havia pensado nisso, acho que confio muito nas pessoas… :roll:

Algumas pessoas ainda não entenderam a real vantagem de fazer parte de uma comunidade e usar Software livre. Pra esses, tudo se resume em se aproveitar do que tem aí “de grátis”.

Tbm já fui bastante ingênuo.

Nao vale a pena, php é um lixo , na minha opnião.