Vale a pena usar EJB para que tipo de aplicação...?

Pessoal estou para desenvolver uma aplicação WEB, mas tenho dúvidas nas tecnologias que devo usar, sempre ouvi falar bem do EJB porém dizem que sua complexidade não compensa o uso para alguns tipos de aplicações.

Com frameworks como o spring ou o webwork eu posso fazer tudo que o EJB faz?

Os sistemas com EJB são mais confiaveis?

Gostaria de algumas respostas e principalmente dicas!

Obrigado a Todos! :smiley:

O que? Vc ouve o pessoal falar bém de EJB??? Então você está andando com os caras errado!! hehehe!!!

Bom… minha opinião é a seguinte!!! Será que você precisa realmente de tudo que o EJB tem para oferecer, e ainda por cima herdar toda sua complexidade de implemetanção e curva de aprendizagem???

Caro amigo, se você realmente não precisa de todos os benefícios que o ejb tem, use algum conteiner leve como o spring ou picocontainer para ajudá-lo a contruir uma arquitetura J2EE sem EJB.

Você ganhará todo o poder da orientação a objeto e seu sistema ainda agradece!!

(merda… eu só vi agora!! Me tiraram uma estrelinha do meu avatar!!!)

Abraços!

Se o seu sistema terá uma carga de milhões de requisições e vai ser distribuído fisicamente em lugares diferentes, use!
EJBs, apesar de difíceis compensam nas situações acima.

Aparentemente, está entrando no mundo J2EE agora, então não use framework nenhum hehe aprenda Servlets e JSP. Depois que começar a odiar os dois, comece a usar algum framework.

E sistema confiável é aquele bem planejado, programado e testado :smiley:

a não nos casos citados pelo lipe, a resposta é NÃO.
ejb tem uma curva de aprendizado alta, é dificel de compreender p/ que esta iniciando, baixa performance, o ejb-ql ainda é fraco… enfim, a não ser em cenarios muito especificos não use ejb.

[]'s

Acho que vocês tem razão.

Já desenvolvi aplicações para rodarem em redes internas usando apenas JSP e Servlet, vou tentar desenvolver uma aplicação que rode na WEB pela primeira vez.

Então para quem esta começando, é necessário eu utilizar algum framework? se sim qual eu devo usar? :?:

Na minha mediocre e humilde opnião, use WebWork ou Struts ou JSF

Já ouvi falar mto bem do Spring tbm, mas nunca testei.
Aqui no GUJ tem muita coisa sobre esses frameworks :wink:

Se você está começando eu sugiro JSP e Servlet, como o Lipe disse, creio que você vai se atrapalhar um pouco com os conceitos se quiser embarcar num framework logo de cara.

[quote=Thiago Senna]merda… eu só vi agora!! Me tiraram uma estrelinha do meu avatar!!!)

Abraços![/quote]

:oops: Oops, acho que fui eu!!!

Mas tem algo errado. Eu te dei uma estrelinha por causa daquela tua mensagem no tópico de Java x Delphi, em Off-Topic. Só que parece que o sistema considera negativo você dar uma estrelinha, meio louco!!!

Essas estrelas ahhhhh…

E, JMedeiros, minha opinião também é use JSP + Servlets, uma boa é estudar MVC.

Valeu galera pelas respostas… vou usar JSP e Servlets mesmo… depois estudo MVC!

Hun, sugiro você tentar estudar MVC/MVC2 junto, pra você aplicar com o Servlet/JSP.
Não é muito complicado não.
É que eu ao menos acho que criar JSP e Servlets a esmo pode complicar demais a ‘arquitetura’ do teu sistema.
Deixa os frameworks e etc pra depois. Mas estudar um pouco de padrões de projetos pra aplicar nas teconologias acho interessante.

Exato galera, caso você seja novo na área de programação Web com Java, então utilize JSP e Servlet puro, nada de framework, isso lhe dará um aprendizado muito sólido sobre a tecnologia, se houver necessidade ou curiosidade, então depois parta para alguma FW.

EJB é dor de cabeça para instalar em cliente.

Putz, esses XMLs e configurações outras dão um dor de cabeça, e olhe, temos que usar aqui OC4J e iAS :shock: , containers escrotos

O pessoal fala “Só se você precisar de tudo que EJB tem a te oferecer”. O fato é, EJB te oferece tão pouco que acho meio pífio esse argumento.

Entity Beans, por exemplo, são tão ruins de serem usados que qualquer ferramenta de ORM é mais funcional, sem perda de performance ou escalabilidade.

Session Beans, os statefull podem muito bem ser representados como atributos na session da camada web, os stateless como managed beans do teu framework de IoC predileto. Os serviços de CMT e segurança o springframework faz com uma salada de xml diferente apenas.

Message Driven Beans, é a parte legal do EJB, que vale a pena ser usada e não tem equivalente funcional a disposição.

Quanto a escalibidade dos containers EJB, isso você consegue usando load-balancing dos servlet containers e session replication. Fato é, sem um bom software de caching, não tem como conseguir escalilidade vertical ou horizontal.

Moral da historia, você pode ter tudo que EJB te oferece e não precisa se matar com o seu modelo mala de desenvolvimento.