Gostaria de saber a opinião de vocês em relação aos cursos oferecidos pelas escolas de inglês mais “famosinhas”. trabalho com desenvolvimento de software e tenho uma pequena base do Inglês, porém gostaria de alcançar um nível mais avançado do idioma e conseguir responder à uma prova “profissional” sem transpirar tanto, rsrs… fiz um teste recentemente e passei um enorme sufoco…
Sendo assim gostaria que opinassem sobre como chegar lá, se a melhor opção são essas escolas mesmo ou se conhecem algum método online que seja realmente BOM, vi algo sobre o GALANDRA, da Caelum, mas não sei se funciona e até que ponto.?
Eu diria que é um pouco complexo isso, porém, tentarei ser bem objetivo na resposta. Muitas destas escolas não compensam o custo x benefício, porque cobram muito caro sem que realmente deem o retorno esperado. Sem falar que algumas você terá inglês de até 6 anos mais para concluir o avançado (desde o básico, me refiro). Eu faço VIP em uma escola aqui da cidade e pesquisei bastante antes, o valor da mensalidade ficou pouco acima do valor da aula em turma em escolas famosas. Esta minha escola, por exemplo, tem parceria com a Oxford, tanto que o diploma de conclusão é assinado por eles.
Vale a pena aula via internet ? Esta resposta depende exclusivamente de você. Particularmente, gosto do “olho no olho”, por isso nunca cogitei aulas online. Quando eu concluir o avançado (devo concluir até Julho), aí verei meus próximos passos.
Minha dica é simples: pesquise, se informe, verifica a metodologia utilizada e de forma alguma ignore “pequenas escolas”. Muitas delas são de ótima qualidade mas menos conhecidas por não terem o aporte necessário para investir em marketing. Colegas, amigos e a própria interent são ricas fontes de informações sobre determinadas metodologias e escolas. Por fim, não esqueça de algo, a escola vai te mostrar o caminho, seguir este caminho depende de você apenas, ou seja, não pense que com 2h (ou 3h, que seja) por semana na escola vai fazer com que tu tenha um inglês realmente bom. A dedicação em casa, os estudos “por fora”, resolver os homeworks e coisas do tipo é que farão a verdadeira diferença, independente de onde estude.
Boa sorte, bons estudos e não pense no inglês somente para fazer provas, lembre-se que em nossa área ele é fundamental e há muitos, muitos profissionais que não falam bem o idioma inglês e sim, ele faz diferença em muitas vagas de emprego.
Aprender inglês me deu uma visão muito mais abrangente da área de T.I. Na verdade, acho que é mais necessário aprender inglês do que mil linguagens de programação, frameworks ou metodologias. E como uma coisa puxa a outra, quanto mais inglês você souber melhor será o seu aprendizado em T.I já que a maior parte do material relevante está em inglês.
Faço curso de inglês desde março/2014. Naquela época eu tinha mais ou menos um ano de experiência em desenvolvimento e um inglês básico, então eu dependia muito de material em português que é quase sempre escasso e com pouca coisa além do “arroz com feijão”. Por não saber inglês também perdi várias oportunidades em empresas de grande porte me restando apenas empregos em empresas menores e mais precárias.
Comecei fazendo um curso regular na Fisk. Apesar das diversas críticas eu gosto de lá e também acho minha professora muito competente. Mas tenha em mente que muito do seu aprendizado virá com o seu esforço. Além do inglês aos sábados fiz Englishtown por seis meses e foi exatamente nesse período que eu mais aprendi. Falar em inglês com pessoas de fora do Brasil e com um professor nativo na língua inglesa agrega muito ao seu estudo.
Além de tudo isso você precisa vivenciar o inglês no seu cotidiano. Você pode configurar seu sistema operacional e IDE para a língua inglesa, trocar aos poucos tutoriais em português por inglês, participar de fóruns estrangeiros, ir em meetups e coisas do tipo. Não importa que você cometerá erros, eles fazem parte do seu aprendizado.
Depois de quase dois anos sinto que tenho um horizonte muito mais vasto. E trocar experiências com programadores de outros países através de fóruns, chats ou pessoalmente é algo que não tem preço. Só me arrependo de ter começado tarde, teria me poupado de certas dores de cabeça.
Obrigado pelo comentário @nel, me agregou bastante, eu também não tenho muita intimidade com cursos à distância, nada como olho-no-olho mesmo… vou pesquisar mais à respeito de aulas “vip” também.
Gostei muito do seu comentário @Julio_Murta, realmente hoje estou na fase em que você esteve há algum tempo, há quase 2 anos programando, ainda me sinto limitado pela barreira do Inglês, uma vez que isso deve ser usado a nosso favor, como você mesmo disse, já que tem uma vasta gama de informações na internet somente no idioma Inglês, vou fazer umas pesquisas em escolas particulares e mais pra frente vou explanar para algo como Englishtown também, pois acredito que faça grande diferença de fato… obrigado pela ajuda.