Pessoal,
Tenho muito interessa em metodologias agéis de desenvolvimento de software, pela que pesquisei o SCRUM está em alta hoje em dia, e ouvi o pessoal falar muito bem.
Alguém já fez algum curso de SCRUM ? Vale a pena o investimento ?
Obrigado pela indicação peczenyj,
Já dei uma pesquisada e li alguns artigos sobre SCRUM.
A maioria das coisa que encontrei por ai é sempre a mesma coisa ( Sprints, Product Backlog, Sprint Backlog )
Gostaria de saber se em um curso, acontece algo mais pratico, como uma simulação, etc…
[quote=pelegrini]Obrigado pela indicação peczenyj,
Já dei uma pesquisada e li alguns artigos sobre SCRUM.
A maioria das coisa que encontrei por ai é sempre a mesma coisa ( Sprints, Product Backlog, Sprint Backlog )
Gostaria de saber se em um curso, acontece algo mais pratico, como uma simulação, etc…
Abraços ![/quote]
Eu fiz um curso de Scrum, apesar do preço salgado valeu muito a pena…
No curso que fiz havia sim muita atividade em grupo e debates, além dos (inevitáveis) slides é claro.
Aqui na caelum estamos usando scrum internamente e nos clientes e vale muito a pena… seja aprendendo atraves de curso ou de algum scrum master que possa organizar um projeto no qual voce esta participando.
Por ser uma pessoa que gosta do lado tecnico, o que mais gosto em tudo eh que os desenvolvedores ficam felizes…
Aqui na caelum estamos usando scrum internamente e nos clientes e vale muito a pena… seja aprendendo atraves de curso ou de algum scrum master que possa organizar um projeto no qual voce esta participando.
Por ser uma pessoa que gosta do lado tecnico, o que mais gosto em tudo eh que os desenvolvedores ficam felizes…
Abraco[/quote]
:shock: Scrum é orientado a projeto de Fabrica de Software ou para qualquer nível de projeto ou algo em específico, ERP, FrameWorks, etc…
Tem gente mais especializada em Scrum que eu que pode responder essa duvida por ai… mas ja ouvi falar de fabricas de software que utilizam scrum e tem cmmi alguma coisa alta. Scrum eh bem mais gerencial que tecnico…
[quote=pelegrini]Olá bobmoe,
Onde vc fez esse curso ?
Estou pensando na CAELUM…
[/quote]
Eu fiz esse curso com a TeamWare. Tive bastante sorte pois quem passou o curso foi o Boris.
Eu nunca fiz qualquer curso na Caelum, mas conheço diversos casos de sucesso com profissionais da área (nunca ví alguém arrependido de ter feito um curso lá).
Avalie os dois!
[quote=bobmoe]
Eu fiz esse curso com a TeamWare. Tive bastante sorte pois quem passou o curso foi o Boris.
Eu nunca fiz qualquer curso na Caelum, mas conheço diversos casos de sucesso com profissionais da área (nunca ví alguém arrependido de ter feito um curso lá).
Avalie os dois! [/quote]
:idea: Muita coisa exigi uma adequação de processos e metodologia e me parace que SCRUM é algo focado no sentido de XP, ao meu ver isso é um lado que visa a separação total do processo de negócio em foco da tecnologia à ser projetada.
:arrow: Pensando em Software conheço poucos cases baseados em Scrum que talvez já que você fez o curso poderia dar melhor explanação, valeu apena para você ?
[quote=Guilherme Silveira]Aqui tem uma lista legal de lugares que adotam scrum… desde os mais famosos (google, yahoo, microsoft em alguns projetos) ate outras empresas menores:
Nada prático ao mercado Brasileiro muito carente de SCRUM, talvez nem praticado por investidores e empresário a não ser que as consultorias nacionais aloquem profissinal em corporações fora do País, ainda tem a barreira na Lingua estrangeira e ainda alto nivel de especialização:
Talvez cases fora até mesmo do Brasil, mas feitos aqui para baratear custos, bem complexo:
:arrow: Mais proxima de São Paulo - Curitiba
:arrow: BenQ Manaus
:arrow: C.E.S.A.R Recife
:arrow: FPF Manaus
:arrow: InterBusiness Technologies Curitiba/São Paulo
:arrow: nowtec Florianópolis SC Brazil [/b][/color]
:arrow: OnCast Technologies Florianópolis SC
Quem me fez tal afirmação, poderia lhe dar melhores explicações então, leia o exposto acima !!!
Outra coisa, em relação a fazer ilustrações e dizer que aqui não é MySpace ,Torna-se ridiculo e desnecessário, então para que os recursos de edição, que estão aqui liberados, pelo site do GUJ:
Eu fiz, no começo de 2008, o treinamento da SprintIt, com o Boris Gloger. Mas antes do treinamento eu já tinha lido pelo menos 4 livros sobre metodologias ágeis (Scrum e XP) e mais uma pancada de material online em listas de discussões, fóruns, sites, etc.
Acho que estudar metodologias ágeis vale muito a pena. Mas se fazer um curso vale a pena, não sei te responder. Pra mim valeu (apesar da grana alta que paguei), porque na empresa em que trabalho estamos bem longe de utilizar qualquer metodologia ágil. Eu queria trocar idéias, conversar com quem tem experiência, tentar entender melhor como a coisa funciona na prática. Mas não parta pra um curso sem antes estudar por livros, artigos, etc. Estudando você vai saber se o assunto é interessante ou não pra você. E, caso resolva fazer o curso, vai conseguir entender mais coisas e aproveitar melhor o investimento.
O GUJ também possui uma caixa de texto e nem por isso quer dizer que qualquer bobagem escrita será aceita. Não é porque um recurso existe que ele pode ser abusado.
:arrow: Autor: Schwaber, Ken
:arrow: Idioma Ingles
:arrow: Páginas:192
:shock: Publicação:2004 --> "Não sei o que temos ai, mas deve ter artigo mais atualizado não faço ideia"
:shock: Edição 1
:thumbup: Em todo o caso entendo que realmente isso as empresas tem total consciência, sobre os processos e seus interesses em adotar tal metodologia ou não, lhe garanto que SCRUM ainda seja foco de estudo para muitas que já tem RUP, XP ou entre outras que já tem por melhor experiência.Como disse nos EUA SCRUM é maioria, mas no BRASIL tudo passa a ser bem diferente as regras em torno de mercado na certa não são as mesmas, nem muito menos na Esfera econômica.Projetos são como ações e suas metodologias não são lá tão diferentes.
[quote=pcalcado]
O GUJ também possui uma caixa de texto e nem por isso quer dizer que qualquer bobagem escrita será aceita. Não é porque um recurso existe que ele pode ser abusado.[/quote]
:idea: Mandei a resposta em mensagens privadas !!!
[quote=Marcio Duran][quote=Guilherme Silveira]Aqui tem uma lista legal de lugares que adotam scrum… desde os mais famosos (google, yahoo, microsoft em alguns projetos) ate outras empresas menores:
Nada prático ao mercado Brasileiro muito carente de SCRUM, talvez nem praticado por investidores e empresário a não ser que as consultorias nacionais aloquem profissinal em corporações fora do País, ainda tem a barreira na Lingua estrangeira e ainda alto nivel de especialização:
Talvez cases fora até mesmo do Brasil, mas feitos aqui para baratear custos, bem complexo:
:arrow: Mais proxima de São Paulo - Curitiba
:arrow: BenQ Manaus
:arrow: C.E.S.A.R Recife
:arrow: FPF Manaus
:arrow: InterBusiness Technologies Curitiba/São Paulo
:arrow: nowtec Florianópolis SC Brazil [/b][/color]
:arrow: OnCast Technologies Florianópolis SC
ESTADO UNIDOS GANHOUUU !!! SCRUM SÓ LÁ MESMO…
[/quote]
A maior empresa de turismo da América Latina, a CVC Turismo, usa SCRUM.
Caraca! Você entende o que esse cara diz? Você vai ganhar o prêmio GUJ “decifrador de enigmas” 2008! :lol: