Vakdação de Campos

Gostaria de saber como eu faço para fazer a validação dos campos automaticamente , de forma que o usuário não possa digitar letras em campos numéricos:

Ex:

Campo do CPF , o usuário só pode digitar numeros , se digitar alguma letra não aparece :wink:

Olá… também já passei por isso.
1º: ao invés de usar um TextField normal, terá que colocar um JFormattedTextField.
2º: Nas propriedades, Vá na opção código.
Vai ter CÓGIDO DE PRÉ-CRIAÇÃO (o meu net beans é em portugues, em ingles nao lembro como é) e coloque dentro apenas try{
Em CRIAÇÃO DE CÓDIGO PERSONALIZADA vc digita
new JFormattedTextField ( new MaskFormatter("##.###.###/####-##") ); } catch (Exception ex) {}
esse é o formato de CNPJ. Vc pode ajustar para tudo q vc quiser deixar formatado. No meu sistema estou usando em CNPJ, CPF, CEP e no telefone. Ficou bem mais pratico.

Ahh mas nao esqueça de ir nos códigos gerados e importar… senao vai dar erro.

Ate+… espero ter ajudado :smiley:

Você ta falando de formatação ,
eu quero sabr sobre validação ,
no caso evitar de digitar numero no campo.

BirdRed,
Mas é isso mesmo que ela falou. No código que ela colocou, não é possível digitar letras. Uma dúvida que eu tenho parecida com a sua é se tem como colocar um campo pra ele digitar quantos números forem necessários, sem determinar o tamanho do campo, sabe? Tipo um campo de preço: só números, mas sem tamanho predefinido.

O problema com essa solução é que se vc quer limpar o formulário, sempre fica dando uns paus loucos. Em geral, eu uso o regex para fazer a validação. E se for formuário, recomendo usar o framework SwingBean (http://swingbean.sourceforge.net/) caso vc não goste de fazer as telas na mão. Ele apresenta ainda as duas formas de fazer validação (via Máscara ou Regex) de maneira bem simples. Vc só deverá configurar uns xmls para isso.

Sim, mais e se forem somente letras , como eu faço?

do jeito que eu disse é o q vc quer. so tentar