Utilização de rótulo em método de leitura de texto?

Olá, estou fazendo um trabalho de faculdade onde tenho uma classe Tela com alguns métodos de leitura (texto, numero, data, etc).
O professor citou que isto seria para evitar ficar usando scanner em todo lugar.
Ele nos passou uma UML para implementar onde os métodos de leitura são semelhantes a este:

[code] public String lerTexto (String rotulo){

}[/code]

Alguém saberia explicar onde ou como eu utilizaria o parâmetro rótulo?
Eu faria assim, sem rótulo:

public String lerTexto (){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); return entrada.nextLine(); }

Obrigado.

O que ele chama de “rótulo” é aquela mensagem que se mostra ao usuário quando se pergunta pela entrada de dados. Exemplo de chamada, onde nenhum dos campos deve ficar em branco (supondo que fora isso não haja mais nenhuma validação):

String data;
String id;
String nome;
Scanner in = new Scanner (System.in);

nome = lerTexto (in, "Bom dia, usuário(a). Qual é a sua graça?");
id = lerNumero (in, "Por favor, entre os 9 dígitos do seu código de cliente", 9);
data = lerData (in, "Seria possível você indicar a data do seu nascimento, como dia/mês/ano? Se não souber, não faz mal. ");

E o método lerTexto deve ficar em um laço até que o nome entrado não seja vazio. Ele poderia ser algo como:

public String lerTexto (Scanner in, String rotulo) {
    String entrada;
    do {
        System.out.println (rotulo);
        entrada = in.nextLine().trim();
        if (entrada.isEmpty()) {
            System.out.println ("Erro: Você entrou um dado em branco. ");
        }
    } while ( ! entrada.isEmpty());
    return entrada;
}

Ficam por sua conta os métodos “lerNumero” e “lerData”.

EDIT - você deve ter visto que eu usei “readLine” em vez de “nextLine” (que é o certo). Isso é porque nunca usei Scanner…

Olá entanglement , obrigado pela resposta, penso que a função do rótulo seja mesmo esta.
Valeu.