Boa noite caros, estou começando a programar em Ruby agora e logo de início dei de cara com o comando yield, li a respeito, fiz alguns teste e entendi bem a sua funcionalidade, mas a minha grande dúvida está relacionada a sua verdadeira utilidade, vocês conseguiriam me dar exemplos mais complexos dos que existem por aí em qualquer artigo sobre yield? Até agora, todos os exemplos que eu vi poderiam simplesmente ser trocados para um método ou um bloco diretamente dentro do método.
Alguns métodos interessantes que usam blocos (yields) sem ser os clássicos das collections
ActiveRecord::Base do
@post.save
@post.user.increment(:posts_count, 1)
end
Tudo que tiver dentro do bloco acima vai rodar em uma única transação, que no início é aberta e no final commitada, se ocorrer exceção dentro do bloco ele faz rollback
File.open("arquivo.txt", 'w') do |file|
file.puts "1ª linha"
file.puts "2ª linha"
end
O arquivo é aberto e fechado automaticamente, evitando os try / catch / finally horríveis de Java que sempre acaba alguém esquecendo de fechar
GUJ::Application.routes.draw do
resources :forums do
resources :topics do
resources :posts do
end
end
end
end
Ex de DSL do Rails para configurar rotas REST aninhadas
Como vai DiegoCC? Que legal que está estudando Ruby cara! Manda ver.
Bom, realmente o yield não é tecnologia alienígena e certamente será sempre possível substituí-lo por cosias “normais” (por assim dizer, não me entenda mal).
Mas o que acho legal nele é a legibilidade e facilidade que dá para implementar certas coisas. Veja por exemplo a seguinte funcionalidade implementada com o uso do yield tirada do projeto standalone_migrations.
require 'tasks/standalone_migrations'
StandaloneMigrations::Configurator.environments_config do |env|
env.on "my_custom_config" do |current_custom_config|
p current_custom_config
# => the values on your current "my_custom_config" environment
nil
end
end