quem acompanhou um pequeno topic aqui http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=10827
sabe que eu estou no meio de um desenvolvimento usando Servlet/Velocity/HIbernate e pintou a dúvida de como fazer upload de um arquivo texto. O Amigo Daniel Destro disse que eu poderia estudar Struts (eu já tinha ouvido falar mas nunca tinha estudado) ou usar uma classe do grupo Jakarta. Eu pesquisei os dois e no caso eu usei a classe chamada FileUpload que fica bem simples fazer upload tanto para disco como apenas para memória. Mas mesmo assim eu comecei a estudar o struts e achei alguns pontos MUITO interessantes.
:arrow: Pontos Positivos (claro que eu não estudei ele muito a fundo ainda):
Seu tratamento de erros em preenchimento de formulario é muito simples, comparado ao meio tradicional que é ficar testando manualmente e mostrando o erro na página manualmente.
:arrow: Sua separação de camadas é muito show, pra quem nunca usou MVC model 2, com ele fica bastante simples de entender
Pontos negativos:
:arrow: Quase tudo nele precisa gerar arquivos xml (como servlets), mas no caso do eclipse não achei nenhuma ferramenta que faz isso (para servlet eu uso o Lomboz), a unica que eu encontrei foi o easystruts, mas funciona só no eclipse 2.1.x, e atualmente estou usando o 3M7 e migrando para o 3M8. Existe algum outro plugin?
:arrow: Agora esse é muito crítico. Quando você trabalha com Struts, você tem que usar suas taglibs, por exemplo,tem a taglib de html. Quando for criar um form usa-se html:form, e html:text, html:password, html:submit e assim vai. Qual o problem aqui? o problema que isso não da pra ser feito pelos webdesigner. Na empresa dividimos o máximo possível o designer do desenvolvimento server-side, onde os webdesigners usam o Dreamweaver. No caso do velocity, fica simples eles criarem a pagina e depois com pouco códigos eu coloco as VTL (quando necessário), e depois se precisar de alguma manutenção, eles podem abrir o arquivo .html no dreamweaver que nao irá estragar o designer.
No caso do struts não, pois se eles usam form name="… irão ter que mudar para html:form… e assim o dreamweaver não irá reconhecer, e irá estragar todo o designer. Tudo isso levando em consideração as possíveis alterações (e essas sempre acontecem), pois os designers poderiam fazer usando html normal, e depois eu transformar para taglibs (eu encontrei uma ferramenta que faz isso, só não sei se funciona), mas o problema é quando pintasse uma alteração, por exemplo em um cadastro adicionar mais 3 campos?, ae ficaria uma bagunça total.
Mas acredito que tenha solução, pois muita gente usa, e essas pessoas não podem estar erradas, empresas grandes que tem wedesigners separado de programação usam com sucesso,e elas não querem perder produtividade, então acredito que eu e os membros da empresa não conseguimos enxergar ainda como solucionar esse problema, pois mesmo com as características boas que o Struts tem, esse lance de “quebrar” todo o html, seria muitíssimo ruim para nós, o que dificultaria o trabalho dos designers e assim diminuindo muito o desenvolvimento do projeto ao todo.
Alguém com experiência no caso poderia comentar algo a respeito.
Obrigado