Uso do Hudson

Olá amigos,

Quero saber se o Hudson está sendo usado no mercado. Tem alguém aqui que trabalha com ele?

Uso amplamente aqui na empresa onde trabalho…

Cara, simplesmente muito tranquilo de trabalhar, e olha que temos desenvolvimento em .net e C++ além de java que também usam o Hudson.

Quais recursos dele você usa?

aqui também estamos usando :lol:

Qual é a vantagem do uso do Hudson? Andei lendo, mas não vi nada ainda do tipo, ele ajuda a fazer isso.

Qual a ideia central do Hudson?

[]'s

@psico.indie

Eu utilizo ele para :

• Rodar as ferramentas de cobertura de testes e mostrar os gráficos
  • Roda o findbugs, pmd e checkstyle também gerando gráficos
  • “Tagear” meus releases no subversion
  • Atualizar tarefas no Jira (Comentando as mesmas que tem referencia no svn, se o build com a correção do Bug xxx passou corretamente no build e testes)
  • Deploy automático no servidor de testes de integração
  • Pontuar os commits dizendo quem corrigiu warnings, quem colocou warnings ou quebrou builds (isso rende muitas cervas no hanking do fim do mês :slight_smile: )

E todos esses recursos eu consigo via plugins, que é MUITO simples de colocar… chega a ser ridículo de tão fácil (é só marcar os checkbox que ele baixa e instala automáticamente)

E claro isso tudo fora as vantagens da integração contínua em si, que as outras ferramentas também proporcionam.

@Felagund

Ele é uma ferramenta de integração contínua, existem várias vantagens em se ter integração contínua, mas claro ela é só uma ferramenta que ajuda a aplicar essa técnica, vc precisa de outras práticas no dia a dia, como commitar código a cada 1 ou 2 horas, ter testes unitarios e de integração, promover refactoring, etc…etc…etc…

Sugiro uma lida aqui : http://martinfowler.com/articles/continuousIntegration.html

Utilizamos aqui na empresa, bem fácil de usar mesmo. Antes usavamos o CruiseControl, mas ele
era bem ruinzinho de configurar, talvez hj esteja mais fácil.

[quote=Felagund]Qual é a vantagem do uso do Hudson? Andei lendo, mas não vi nada ainda do tipo, ele ajuda a fazer isso.

Qual a ideia central do Hudson?

[]'s[/quote]

O Hudson é uma ferramenta de integração continua…

Dá uma lida aqui que irá entender melhor:
http://www.linhadecodigo.com.br/ArtigoImpressao.aspx?id=1252

@reinaldob

Você utiliza também para fazer deploy para um servidor de produção?
Como essa ferramenta faz os testes, é usando ferramentas como jUnit ou simplesmente executando o código e vendo se dá erro em tempo de compilação e execução?

Para produção não, pois geralmente existe todo um “ritual” mais complexo, como fazer backup do ambiente, atualizar banco, etc…etc…

E sobre os testes, ele tem plugin para JUnit, TestNG e Selenium… mas tem plugin pra NUnit e CPUnit…

Aqui utilizamos os três, JUnit, TestNG para unitários e Selenium para integração…

@reinaldob
Para ele usar o recurso de teste meu código deve se escrito escrevendo os testes usando JUnit?

Aqui há vários plugins do hudson
http://wiki.hudson-ci.org/display/HUDSON/Plugins

No caso, se não encontrar nada específico para a tua situação, o mais simples de fazer
é disparar um processo, pelo ant por exemplo, e configurar o hudson para esse disparo.

@psico.indie

Sim, ou qualquer outro framework de testes unitários

@reinaldo

Trabalho usando o ferramentas da Oracle para desenvolver módulos customizados para o ERP da oracle. Tudo eh fechado e as ferramentas são muito amarradas. Para você ter uma idéia usamos java 4 e uma versão do Jdeveloper antiga. Pergunto eu se para usar os testes do jUnit, o Jdeveloper deve dar suporte a isso ou é só importar a lib, importar as classes e usar o JUnit.

Sildes do Flickr

[quote=Luiz Aguiar]Sildes do Flickr

[/quote]

parace ser bem interessante a história do irc. eles citaram que estão usando irc para build logs, deploy logs, alert monitors e search engine. não conhecia esse método, alguém aí já viu algum outro projeto usando isso? queria entender melhor como funciona.

valeu pelo ótimo link!