User Stories para Planning Poker

Caros amigos!

Estou preparando uma dinâmica para mostrar o planning poker em sala de aula. Alguém sabe onde posso conseguir uma lista de user stories “fictícias” para usar na dinâmica?

[]s

Cara, a melhor história seria uma que vc vivenciou. Eu já trabalhei com Scrum e as histórias que vc vivencia vc consegue detalhar, debater melhor. Se alguem questionar, “mas pq não fizeram isso?” vc vai ter a resposta na hora.

Mas, opinião minha! [=

Guerr@,

Tudo bem?

Eu recomendo você a começar por uma história fora do contexto de informática. Por exemplo, construir uma casa. Lista algumas atividades que são necessárias para se construir uma casa. E prática com eles o conceito nesse exemplo.

Quando você observar que eles entenderam o funcionamento do planning poker.

Ai você lança um exemplo real, do seu dia a dia mesmo. Nada muito complexo, algo simples. Um sistema de “padaria” por exemplo.

Espero ter ajudado, abraços.

Entendi…

Imaginei que alguém já tivesse feito uma dinâmica assim antes e pudesse me passar as coisas já mastigadas…

Por acaso você não teria as “user stories” da construção da casa ou do sistema da padaria?

Também sou a favor de alguma coisa fora do contexto de informática.

No curso que eu fiz, tinha uma dinâmica de fabricar aviões de papel. Além de dobrar, tinha de desenhar portas, janelas e logotipos nas asas e cauda, achei criativo e dá pra treinar as iterações, planejamento x realizado, comparar com waterfall, etc.

[quote=Guerr@]Entendi…

Imaginei que alguém já tivesse feito uma dinâmica assim antes e pudesse me passar as coisas já mastigadas…

Por acaso você não teria as “user stories” da construção da casa ou do sistema da padaria?[/quote]

Guerr@,

Pessoalmente eu não uso nada pré determinado. Geralmente pergunto pra galera mesmo, os problemas que eles tem e peço sugestões de um problema fora da informática.

Escrevemos as histórias na hora, priorizamos e ai jogamos o planning poker.

Nessa dinâmica você pode ensinar vários conceitos além do planning poker, como priorização, papéis (PO, Scrum Master, Time no caso do Scrum), etc.

[quote=king_of_gods][quote=Guerr@]Entendi…

Por acaso você não teria as “user stories” da construção da casa ou do sistema da padaria?[/quote]

Guerr@,

Pessoalmente eu não uso nada pré determinado. Geralmente pergunto pra galera mesmo, os problemas que eles tem e peço sugestões de um problema fora da informática.

Escrevemos as histórias na hora, priorizamos e ai jogamos o planning poker.

Nessa dinâmica você pode ensinar vários conceitos além do planning poker, como priorização, papéis (PO, Scrum Master, Time no caso do Scrum), etc.[/quote]

em um work shop de scrum que eu fiz foi exatamente assim, e foi bem bacana… tinhamos que escrever estórias para fazer um sistema de relacionamento para uma empresa utilizar com seus funcionários

Valeu pessoal!

Realmente é uma oportunidade legal explorar não somente o planning poker, mas também a criação das historias, priorização e etc…

Alguém teria a descrição da dinâmica desse exercício?

[]s