Usando mascaras nos códigos do banco de dados

Gostaria de saber como é que se faz o encapsulamento em um banco de dados. Por exemplo: Eu tenho uma tabela de clientes e uma tabela de estados ligadas por uma chave estrangeira, ao qual está guardando a cada cadastro de clientes, o código do estado em vez da sigla como forma de deixar o banco mais leve. O que eu gostaria era que em vez de trazer o código do estado que , ele me traria a sigla e carregasse isso em um JComboBox e vice-versa. Eu pensei em fazer isso usando os comandos abaixo:

SQL para buscar o código do estado selecionado: select e.idEstado from TabEstado e where e.siglaEstado = jComboBoxUF.getSelectedItem();

Carregar o JComboBoxUF:

[code]con_estado.executeSQL(“select * from TabEstado”);

con_estado.resultSet.beforeFirst();

while(con_estado.resultSet.next()){
ComboBoxUF.addItem(con_estado.resultSet.getString(“siglaEstado”);
}[/code]

Mas fiquei sabendo que existe algo chamado InnerJoin que poderá me ajudar, se puderem me ajudar com alguma dica ou material eu agradeceria muito.

Desde já, agradeço! :smiley:

antes de postar, de uma pesquisada no google, tem mais de 1bilhao de materiais disso…E o titulo do post, usar mascaras nao tem nada a ver com sua pergunta do post.

Mas vamos la.

PreparedStatement stm = conexao.prepareStatement("SELECT * FROM clientes INNER JOIN estado ON (clientes.idestado = estado.id) WHERE clientes.id = ? ");
stm.setInt(1, Integer.parseInt(codigoCliente.getText()));
ResultSet rs = stm.executeQuery();
while(rs.next()){
System.out.println(rs.getString("siglaestado"));
}

Pesquise sobre INNER, LEFT, RIGHT JOINS.

eh isso ae, t+ e boa sorte.

Valew ae Fernando. Vou dar uma pesquisada para ver. Mas vlw ae, já deu para mim ter uma idéia este código ae. E em relação ao titulo do post eu nem sabia o que colocar, então foi aquilo mesmo kkkk’ :lol:

Só lembrando que o select usado pelo fernandopaiva vai retornar todos os campos das duas tabelas.

Logo, basta substituir o * pelos campos que vc quer retornar. No caso, a sigla do estado daquele cliente.