alguém sabe de algum material com exemplos de diagramas descrevendo Banco de dados, servidores WEB, WEB containers, JVM, libraries de dependências, etc… ?
Estou documentando um sistema e quero deixar essa parte bem detalhada para expor a estrutura à futuros projetos.
já tinha visto esses materiais também. Estou procurando algum que tenha descrito libraries. Pois o projeto tem dependências de muitas e gostaria de deixar elas explicitadas no EA que estou fazendo.
Não achei exemplos disso.
Outra coisa que gostaria de ver um exemplo pra me basear é a forma como se representa um cluster de computadores.
Não achei exemplos aonde isso era demonstrado.
Tipo, aqui é usado um Repositório de libraries do Maven. Será que vale a pena acrescentar isso num diagrama UML? Eu pensei em acrescentá-lo para uma visualização mais ampla das depedências do projeto. Lógico que o analista nunca terá visão total de todas libraries que serão usadas em um projeto, mas o desenvolvedor/projetista/arquiteto poderia ficar incubido de documentar e atualizar essa informação. Não sei se alguém já passou por isso, será que vale a pena?
Eu acho melhor quem precisar ler o xml do maven. Caso contrário, cada vez que um dependência for adicionada no xml você vai ter que atualizar o diagrama vai ser bem chato isso.
não vou chegar nesse nível de detalhamento. Parando pra pensar, isso só vai gerar burocrácia na hora de documentar. Sem falar que qualquer projetinho de tamanho médio/pequeno já possui uma infinidade de depedência de libraries de terceiros. Acho que não vale a pena mesmo.