Gente estou aprendendo a programar em JAVA agora e tenho uma duvida…
JAVA consegue se comunicar na boa com COBOL, porque na minha empresa ainda é usado o COBOL dai me veio essa duvida, se vcs puderem me dizer se JAVA se comunica realmente com esses sitemas legados e qual seria o driver para fazer a comunicação com o banco de dados COBOL.
bom sei que tem como se comunicar sim, mas se é facil e tranquilo, já não sei te responder…
já trabalhei com java e mainframe, onde por meio de um midleware( em java ) realizada o meio de campo entre uma app web e o mainframe, pelo que me lembre a comunicação do midleware com o mainframe era via sockets :razz:
Atualmente estou em um grande projeto que envolve esse tipo de comunicação e já te adianto, não é algo muito simples.
Usamos també um middleware que faz o mapeamento das telas do MainFrame e disponibiliza arquivos JARs pelos quais conseguimos tanto resgatar quanto inserir dados no mainframe, realizar transações e etc…
Utilizar a ferramenta eh um pouco complexo(fiz o treinamento,hehe), mas depois de mapeado fica fácin trabalhar com os JARs :lol: