Um novo forasteiro em busca de conhecimento

Olá pessoas! Meu Nome original não gostaria de falar (pois prefiro este, é complicado). Eu conheço um pouco sobre linguagem orientada a objetos e estruturada. Estou começando a estudar PHP (se tiverem algumas informações sobre podem me enviar para eu me aprofundar? Iniciei mais ou menos hoje) , quero me aprofundar no java e quero aprender mais sobre bancos de dados. Mas antes, eu tenho umas perguntas para os “veteranos”.
1- Vale a pena estudar Java? Principalmente o java FX? Se não, qual outro programa orientado a objetos está sendo de “maior valor” (ou de maior uso) pelo mercado?
2- Aonde eu começo o estudo sobre banco de dados? Podem me dar algumas referências e mais algumas coisas para eu começar a estudar a sério?
3- Qual a melhor linguagem de programação para multimídia e derivados? É que eu não só gostaria de me aprofundar como programador, quanto eu “brinco” de vez em quando de desenhar (mataria dois coelhos numa cajadada se eu focasse em algum projeto simples, por isso “brinco” )
Obrigado se puderem me explicar e me ajudar nessa grande jornada de café, noites avulsas e muitos ponto e vírgulas

Cê é doido fi, arrebite é melhor não. :joy::joy:

Vale a pena estudar tudo o que tem valor.
Se pra você java não tem valor, mostre pra que C veio.

Eu estudo matemática, fisíca, química, história e até música se for preciso.

Mas assim, quer uma linguagem que vai precisar concerteza nesse ramo: inglês.
Tem tutoriais muito bons, principalmente em inglês.

Outra coisa, pelo que eu vejo por aqui, basicamente, você teria que verificar junto as empresas da SUA região, pois o tele trabalho não parecer ser bem difundido, procurar por estágio, etc, pois pode ser melhor estudar C#, C++, etc, que também são orientadas a objeto.

Essa é a opinião de quem apenas estuda uma, ou duas linguagens, mas valoriza todas elas.
Pense: é mais uma questão de NECESSIDADE de quem contrata e de quem estuda.