fala ae pessoal
ja li muita gente falando sobre certificaçoes, inclusive a maioria afirma que apenas a certificaçao nao é o suficiente para conseguir um bom emprego
entao, queria saber em que é bom investir para aumentar sua chance de entrar para o mercado de trabalho?
colocar em seu curriculum participaçoes em projetos opensoucer, é bom, mas projetos de codigo fechado que voce e sua equipe desenvolveu tambem conta?
o que mais pesa em um curriculum para ter boas chances do primeiro emprego na área?
Tudo que te adicione experiência na tecnologia é bom.
Não adianta apenas ter a certificação se você não souber o conteúdo. Tem muita empresa que irá te colocar para fazer prova e se você não souber nada do conteúdo você se lasca.
No meu currículo eu coloco meu Blog, projeto final de faculdade (pois foi um projeto parrudo JSF, EJB, JPA, JUnit). E fica esperto que eles vão te perguntar sobre o que você colocar, se tu mentir em algo tu ta ferrado.
MAuhaua Digo isso por que já teve entrevistador meu perguntando coisas sobre meu código do meu blog. :shock: :shock: :shock:
Eu coloquei os projetos mais destacados que fiz, criação de sites, blogs, cursos, projetos de faculdade etc etc…
Um currículo é um produto, então saiba vender…
Um bom vendedor sabe bem do seu produto, caso te perguntar você saberá responder;
Tem faculdade? Se sim, ponha a faculdade.
Já fez estágio? Se sim, ponha o estágio.
Se for buscar estágio, tente procurar grandes empresas em sua região.
Elas geralmente fazem prova para ingresso, e a seleção costuma a ser mais rigorosa, mas vale a pena entrar numa (nem que seja num segundo estágio).
Iniciação científica também conta ponto em muitas empresas. Não tanto pelo o que você fez, mas é porque geralmente os alunos mais aplicados fazem iniciação.
Se você já passou da faculdade, pode procurar por certificações além da OCJP.
A OCJP, por ser fácil de obter, tem pouco valor.