Encontrei esta matéria publicada na ComputerWorld:
“Em artigo publicado no site da FSF, Richard Stallm reclama da presença de um painel de publicidade (Amazon) nos resultados de pesquisa da distro Linux para desktops.”
Lembrei-me de um “acontecido” quando ainda existia a saudosa “Revista do Linux”. Esta revista sempre vinha com um CD contendo uma distribuição Linux, aplicativos e outros materiais. Em uma edição colocaram no cd um video de uma palestra de Richard Stallm em visita ao Brasil, só que publicaram em um padrão que só executava no Real Player. Ele escreveu uma carta repudiando a atitude. E o carta foi publicada na edição seguinte. Será que as Distros Linux devem voltar a ser “pura e simplesmente” Livres? Ou devem seguir as têndencias de mercado e fazer alianças que podem dar mais tempo de vida as distribuições?
Acho que não tem problema nenhum, uma distribuição Linux como Ubuntu oferecer produtos e/ou serviços pagos. Desde que a própria distribuição não passe a ser fechada. Oferecer drives e softwares proprietários não é um problema. Quantos de nos não adoraria que o mercado de games lançassem versões de seus games para o Linux, e os drives dos periféricos… Isso é importante.
Mas concordo, na questão de oferecer informação para uma gigante do varejo como a Amazon, isso realmente é fora dos princípios…
Esse Stallman também adora colocar uma lenha na fogueira.
É praticamente impossível que um SO que converge para o lado do usuário final através de interfaces trabalhadas, funcionalidades multimídia e tudo o mais, não receber umas propagandas e se “incorporar” ao comércio em geral.
Ubuntu é a tentativa de fazer um Linux que se equipara à facilidade de uso do Windows. E não tem como encantar um usuário final sem dispor destas possibilidades.
O sonho desse cara é ver todo usuário final usando Linux via linha de comando…
O mundo é movido a dinheiro, é completamente normal um SO deste tipo, com essa proposta, convergir pra esse lado. E não vejo nenhum mal em manter o código livre, e a equipe ganhar uns trocos em cima disso. Afinal é trabalho, de qualquer modo é trabalho, e quem trabalha geralmente quer receber algo em troca deste esforço.
Admiro muito as opiniões do Stallman, e com certeza ele é um dos maiores lutadores em prol do software livre, mas as vezes ele parece um “comunista revoltado”, daqueles que boicotam tudo e todos os que não vão de encontro ao seu modo de pensar…
É so lembrar do Red Hat, logo no inicio era Software Livre, depois passou a ser pago, e no seu lugar criaram o Fedora. Qualquer 1 tem o direito de fazer o que quiser com o que criou. Eu particulamente gosto da politica do Debian, poi é 100% livre, com 1 ressalva, que é o conceito de software livre pra comunidade debian, isso voce encontra no proprio site da comunidade. Se é 100% livre, precisa ser livre pra deixar eu escolher o que quero instalar nele ou nao.
Eu vejo como grande problema isto vir habilitado por default e o usuário simplesmente deixar assim.
Se você digitar/colar algo por engano na busca (quem nunca fez, atire a primeira pedra :P) isso vai vazar para fora te expondo de alguma maneira.
Acredito que é isto que o Stallman questiona.
Mas no final das contas eu não concordo com muita coisa que ele fala, apesar de admirar o fato de que ele vive exatamente de acordo com o que “prega” desde sempre.
Eu concordo com o stallman. A lente pode ser desabilitada, mas a canonical deu um jeito de desligar tudo juntamente com ela. É uma imposição de certa forma. A cada distribuição o ubuntu está mais lento e cheio de legs. O dash agora é muito ruim de se usar. Teentei utilizar o 12.10 várias vezes, mas na minha máquina não dá. É um core i5.
[quote=Ruttmann]Esse Stallman também adora colocar uma lenha na fogueira.
É praticamente impossível que um SO que converge para o lado do usuário final através de interfaces trabalhadas, funcionalidades multimídia e tudo o mais, não receber umas propagandas e se “incorporar” ao comércio em geral.
Ubuntu é a tentativa de fazer um Linux que se equipara à facilidade de uso do Windows. E não tem como encantar um usuário final sem dispor destas possibilidades.
O mundo é movido a dinheiro, é completamente normal um SO deste tipo, com essa proposta, convergir pra esse lado. E não vejo nenhum mal em manter o código livre, e a equipe ganhar uns trocos em cima disso. Afinal é trabalho, de qualquer modo é trabalho, e quem trabalha geralmente quer receber algo em troca deste esforço.
Admiro muito as opiniões do Stallman, e com certeza ele é um dos maiores lutadores em prol do software livre, mas as vezes ele parece um “comunista revoltado”, daqueles que boicotam tudo e todos os que não vão de encontro ao seu modo de pensar…
:roll: [/quote]
Geralmente considero Stallman extremista. Mas nesse caso, spyware é o termo correto para software que fornece informação do usuário para terceiros.
[quote=JoseIgnacio][quote=Ruttmann]Esse Stallman também adora colocar uma lenha na fogueira.
:roll: [/quote]
Geralmente considero Stallman extremista. Mas nesse caso, spyware é o termo correto para software que fornece informação do usuário para terceiros.
[/quote]
Também concordo com você. Além disso a busca no dash não faz safe search como a busca da Google. Pode ser que no trabalho você possa ficar constrangido com os resultados que ela apresentará. ^ ^