Já tentei os fórums do Ubuntu, já tentei os canais de mirc oficiais, mas ninguém me ajudou até agora.
Tenho uma placa de vídeo ATI onboard, uma NVidia offboard e dois monitores LCD Samsung idênticos.
Já consegui fazer qualquer um dos dois monitores funcionarem separadamente, um funciona e o outro não. Isso indica que os drivers estão configurados corretamente. Contudo, não consigo fazer ambos os monitores funcionarem ao mesmo tempo.
Já tentei diversas configurações diferentes, mas sem sucesso. Ou dá algum erro no arquivo ou apenas um monitor funciona.
Dois detalhes:
no windows funciona tranquilamente
gostaria de instalar o Beryl depois, portanto, pelo que li, não posso usar Xinerama
Sei que na próxima versão do Ubuntu haverá um suporte decente para esse tipo de configuração, mas gostaria de migrar para o Linux aqui no trabalho antes disso.
Conheço quase zero do Linux (apesar de ter contacto com ele desde as primeiras versões do Slackware), mas a palavra-chave para achar isso é “dual head” ou “dualhead”.
[quote=“LIPE”]
Já tentei os fórums do Ubuntu, já tentei os canais de mirc oficiais, mas ninguém me ajudou até agora. [/quote]
Tenta a mailling list. A galera lá é fera, insiste um pouco q alguém te responde.
Não é isso que ele quer! Ele tem 2 placas de vídeo e dois monitores, que mostram desktops diferentes, com resoluções diferentes.
Pense em alguém que usa o depurador (debugger) em um dos monitores, e o programa sendo executado no outro. Isso acelera sua produtividade horrores (só falta espaço na mesa). Em muitos lugares que pensam em produtividade (e não em custos imediatos), os programadores têm dois monitores para poderem trabalhar mais e melhor. Se pensar bem, o custo de um monitor, em alguns meses, é o da energia elétrica que ele gasta, não o de sua aquisição. Nesse caso é melhor ainda ter 2 LCDs em vez de 2 CRTs.
Em alguns sabores do Linux isso pode ser configurado com relativa facilidade (OpenSUSE, Red Hat etc.), mas em outras isso requer alguma “expertise”.
Se vc vai desenvolver em Java, melhor esquecer o Beryl por enquanto. Então melhor usar o Xinerama mesmo. Faça uma busca no bugdatabase da sun por beryl para ver os problemas de incompatibilidade entre Java, Beryl, Compiz e Emerald.
Eu uso Beryl com Ubuntu em casa tranquilamente. O único bug relacionado a Java que experimentei foi resolvido adicionando um parâmetro no launch do Aqua.
Quanto à solução, o xorg.conf que o software gerou ficou inválido
LIPE, eu acho que só pelo xinerama mesmo, então o Beryl não vai funcionar.
Falando nisso, o Beryl não vai existir mais. O Beryl era um fork do Compiz, e agora os dois projetos se juntaram de novo e formaram o Compiz Fusion (a la oracle ).
Instalei o Compiz Fusion (que pode ser CompizComm, não sei quando usar um ou outro nome ainda). É um espetáculo. Está estremamente estavel e muito mais rapido que o beryl de antigamente.
Muito mais efeitos, muito mais eye candy, muito mais impressionante :).
levantar uma tela para cada um (screen) e configurar os dois monitores (um para usar cada placa). Em casa eu tenho uma NVidia com duas saídas que eu ligo a TV e o Monitor LCD. Só que no meu caso eu uso o CLONE (ou seja, vejo a mesma coisa nos dois monitores, porque é só para ver filme). Mas já configurei como LEFT OF antes e foi legal (o mouse vai andando como se fosse uma única tela). Para usar o CLONE eu tenho que usar o driver nvidia e não o nv, ok!
Dá uma olhada no Ubuntu Forums (http://www.ubuntuforums.org), lá tem tudo sobre isso e se não tiver seu caso específico, é só perguntar (a comunidade é muito boa).
Bom, vamos começar do começo 8) . Existe uma lista de um pessoal bem fera que pode se interessar pelo seu “causo”. Se chama linux-br e era uma lista oficial do Conectiva. O pessoal é bem legal lá:
Bom. Primeiro vamos entender o que voce já conseguiu. Você já conseguiu usar cada uma das placas individualmente? Suas placas tem mais de uma saída? O seu xorg.conf não está mais disponível naquele link. Poste ele aqui (anexo).