Tv digital mÓvel interativa

Pessoal, caso alguém esteja planejando trabalhar nesta área, o que eu acho heróico no ponto em que estamos atualmente, porém, é um campo com grandes oportunidades, eu estou fazendo um trabalho em cima desse assunto e gostaria de ter opiniões a respeito.
Estou colocando a disposição de todos a apresentação que fiz na disciplina de tv digital que tenho no mestrado.
Por favor, olhem e comentem :slight_smile:
gostaria de saber se alguém já se aventurou em programar algo para tv digital móvel!
[ ]s

download: http://elainececiliagatto.blogspot.com/

Eu pretendo me aventura nessa area de Tv Digital móvel, ja programo em JME e se vc tiver algum material pra que eu comece a estudar eu agradeço!!

[]'s

Existe um middleware brasileiro, para o TV-Digital brasileira.
Visitem o site : http://www.ginga.org.br

A nossa mestranda tem algum comentario sobre esta plataforma ?

Abraço a todos.

Opaa…

é um campo muito interessante e para quem quer comecar, entender como funciona um Sistema de Televisao Digital Interativa e o Sistema Brasileiro de Televisao Digital é bastante interessante.

mas o desenvolvimento sozinho acho em parte meio complicado, o interessante é entrar em algum projeto open ou estar cursando alguma faculdade que disponibilize o acesso ao desenvolvimento.

é um topico interessante no GUJ.

O que desenvolve resumidamento?? ou melhor qual a funcionaldiade da sua aplicacao movel?

abracos

então galera
meu assunto aqui é tv digital móvel e não a tv digital terrestre…e em relação a isso não sei se existe algo do ginga para dispositivos móveis… mas vou procurar me informar
quanto ao desenvolvimento, eu ainda não tive tempo de ver nada a respeito, eu apenas encontrei agumas abordagens de desenvolvimento. uma em que se utiliza java e no caso a plataforma midp, porem a jsr ainda está sendo especificada… outra é usando linguagem declarativa como html e xml para rodar em um browser (assim como é o browser no desktop) e ainda uma outra que us rich media, svg e scripting… mas na pratica ainda nao vi nada… somente conceitos e teorias…
e por isso estou bem intrigada… não sei nem como se faz um aplicação para tv digital móvel interativa aqui no Brasil… para a tv digital terrestre eu já estou sabendo ai do GINGA e do JAVATV… mas esse não é o meu foco aqui, o foco é MOBILE… e ai tudo muda!
alguém tem alguma idéia?
hehehehehehe
até

É, também estou pra estudar TV Digital, mas a terrestre mesmo…
Pretendo começar nesse mês um trabalho que tem como assunto a intersecção das áreas de TV Digital e IHC.
Apesar que se sobrar um espaço posso falar da parte móvel tbm, depende dos rumos que o trabalho seguir.
Boa sorte pra quem for estudar esse assunto, material é bem complicado de se arrumar.

é
realmente é um pouco dificil de arrumar material
porém, pesquisando bastante, a gente acaba encontrando materiais bons e até mesmo pérolas!
um bom modo de procurar é indo no google acadêmico e também procurar nas empresas de telecomunicações e também as que detém as especificações dos padrões de transmissão… normalmente se encontra bastante material em inglês nesses sites oficiais! o q já é um passo!

:slight_smile:

mas não desistamos!

[ ] s

Ressucitando o post… rs rs

e ai pessoal esses 4 meses ai alguem conseguiu progredir no assunto ?

encontrei esse artigo, na real nao ajudou muito mas…

http://www.badongo.com/file/11061915

FLwS sucesso…

novidades ?

[color=brown][b]pow
vc achou meu artigo desinsteressante::::
aheuheoaiuheaaeu

bom, só tem teoria mesmo
o que tenho a dizer a todos aki, a respeito da tv digital móvel com java é que isso vai demorar para acontecer
por enquanto é melhor se apegaram em aplicações interativas com ginga-ncl c++
qdo a jsr 272 estiver pronta, voltamos a falar no assunto pois ai sim haverá algo concreto para se fazer com tv digital e jme

abraços[/b][/color]

Estou colocando o e-mail que recebi, na íntegra. Já fiz esse curso, recomendo.

Olá Pessoal,

Gostaria de informá-los que estamos oferecendo o último treinamento
Java para o Ginga do ano em São Paulo.

O objetivo deste treinamento é apresentar o novo paradigma de
desenvolvimento de aplicações Java para TV Digital. Mais
especificamente, este curso é voltado para o desenvolvimento Java para
o Ginga*, o middleware do padrão brasileiro de TV Digital. Ao final
deste módulo, você estará apto a desenvolver suas primeiras aplicações
utilizando as APIs Java do Ginga, programar o ciclo de vida das
aplicações, e tratar eventos do controle remoto.

O curso será no Centro de Ensino em Computação (CEC) do Instituto de
Matemática e Estatística da USP (IME/USP), das 09:00 as 17:00.
Inscrições com 20% de desconto até dia 30/11. As inscrições se enceram
dia 10/12. Aproveite nossa promoção de verão!

Mais informações em: http://www.overmedianetworks.com.br/ginga01.html

PS: Em Janeiro começam as turmas do módulo 02!

Grato,

Daniel Uchôa

sim

mas isso ae não é para DISPOSITIVOS MÓVEIS

isso ae é para o SET TOP BOX

até eu já fiz diversos programas em Java para SET TOP BOX mas não para DISPOSITIVOS MÓVEIS

Java pra TV DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS está longe de ser uma realidade

procure se informar a respeito da JSR 272 :stuck_out_tongue:

[ ]s

Hm… pensei que poderiam ser utilizadas as mesmas bibliotecas, sorry.

Vou seguir seu conselho e me aprofundar mais no assunto.

realmente

são bibliotecas diferentes

os conceitos são iguais

mas são diferentes por conta de seu ambiente de aplicação

dispositivos móveis são muito mais limitados que set top box :stuck_out_tongue:

[ ] s

Olá Pessoal,

Apenas esclarecendo que não é bem assim…

O OpenGinga, por exemplo, que é uma versão livre em desenvolvimento do Ginga-J, utiliza como máquina virtual Java o phoneME, uma máquina virtual da Sun para mobile.

Umas das inovações do middleware brasileiro, o Ginga, é exatamente a API Java para interação entre o set-top-box e dispositivos móveis, desenvolvida pelo Lavid/UFPB.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o OpenGinga pode ler sobre seu ambiente aqui, ou visualizar screenshots de sua utilização aqui.

Reforçando que existe um treinamento sobre Java para TV utilizando o OpenGinga oferecido pela Overmedia Networks, conforme o balirini noticiou. Tal treinamento foi indicado pelo IDG Now! (ver matéria).

Espero ter contribuído à discussão!

[b]E quanto à JSR 272 ???

Por enquanto tem somente a especificação, mas não há ainda uma implementação da especificação.

Sinceramente, a implementação de referência em Java que eu vi até agora para TV Digital (com base na especificação do Ginga) é apenas pra Set Top Box e ainda por cima não funciona corretamente, roda apenas um exemplo que vem junto com a implementação.

Se isso já foi resolvido eu não sei. Continuo apostando por enquanto no Ginga NCL C++ para dispositivos móveis devido a um projeto que estou desenvolvendo (com prazo).

Mas confesso que prefiro o Java para tv digital móvel e estou torcendo para que ele fique disponível o mais rápido possível para todos e preferencialmente em total funcionamento com poucos bugs.

[ ] s
[/b]

Olá.

Claro que ajudou bastante.

Atualmente descobri que existe uma implementação do GINGA-NCL para dispositivos portáteis, mas que não será liberada para a comunidade. Estou querendo saber agora a respeito da JSR 272 e fiquei na dúvida quanto ao desenvolvimento de aplicações iguais para STBs e dispositivos portáteis, ou seja, eu faço uma única aplicação e ela serve para qualquer dispositivo. Isso será mesmo possível agora com o JAVADTV? Eu sei q com NCL é assim, mas com java não tenho muita certeza.

Se isso aqui q vc disse: Umas das inovações do middleware brasileiro, o Ginga, é exatamente a API Java para interação entre o set-top-box e dispositivos móveis, desenvolvida pelo Lavid/UFPB, for mesmo concretizado, então… acredito q será muito bom! Mas a jsr 272 será descartada então?

[ ] s