Pessoal, caso alguém esteja planejando trabalhar nesta área, o que eu acho heróico no ponto em que estamos atualmente, porém, é um campo com grandes oportunidades, eu estou fazendo um trabalho em cima desse assunto e gostaria de ter opiniões a respeito.
Estou colocando a disposição de todos a apresentação que fiz na disciplina de tv digital que tenho no mestrado.
Por favor, olhem e comentem
gostaria de saber se alguém já se aventurou em programar algo para tv digital móvel!
[ ]s
é um campo muito interessante e para quem quer comecar, entender como funciona um Sistema de Televisao Digital Interativa e o Sistema Brasileiro de Televisao Digital é bastante interessante.
mas o desenvolvimento sozinho acho em parte meio complicado, o interessante é entrar em algum projeto open ou estar cursando alguma faculdade que disponibilize o acesso ao desenvolvimento.
é um topico interessante no GUJ.
O que desenvolve resumidamento?? ou melhor qual a funcionaldiade da sua aplicacao movel?
então galera
meu assunto aqui é tv digital móvel e não a tv digital terrestre…e em relação a isso não sei se existe algo do ginga para dispositivos móveis… mas vou procurar me informar
quanto ao desenvolvimento, eu ainda não tive tempo de ver nada a respeito, eu apenas encontrei agumas abordagens de desenvolvimento. uma em que se utiliza java e no caso a plataforma midp, porem a jsr ainda está sendo especificada… outra é usando linguagem declarativa como html e xml para rodar em um browser (assim como é o browser no desktop) e ainda uma outra que us rich media, svg e scripting… mas na pratica ainda nao vi nada… somente conceitos e teorias…
e por isso estou bem intrigada… não sei nem como se faz um aplicação para tv digital móvel interativa aqui no Brasil… para a tv digital terrestre eu já estou sabendo ai do GINGA e do JAVATV… mas esse não é o meu foco aqui, o foco é MOBILE… e ai tudo muda!
alguém tem alguma idéia?
hehehehehehe
até
É, também estou pra estudar TV Digital, mas a terrestre mesmo…
Pretendo começar nesse mês um trabalho que tem como assunto a intersecção das áreas de TV Digital e IHC.
Apesar que se sobrar um espaço posso falar da parte móvel tbm, depende dos rumos que o trabalho seguir.
Boa sorte pra quem for estudar esse assunto, material é bem complicado de se arrumar.
é
realmente é um pouco dificil de arrumar material
porém, pesquisando bastante, a gente acaba encontrando materiais bons e até mesmo pérolas!
um bom modo de procurar é indo no google acadêmico e também procurar nas empresas de telecomunicações e também as que detém as especificações dos padrões de transmissão… normalmente se encontra bastante material em inglês nesses sites oficiais! o q já é um passo!
bom, só tem teoria mesmo
o que tenho a dizer a todos aki, a respeito da tv digital móvel com java é que isso vai demorar para acontecer
por enquanto é melhor se apegaram em aplicações interativas com ginga-ncl c++
qdo a jsr 272 estiver pronta, voltamos a falar no assunto pois ai sim haverá algo concreto para se fazer com tv digital e jme
Estou colocando o e-mail que recebi, na íntegra. Já fiz esse curso, recomendo.
Olá Pessoal,
Gostaria de informá-los que estamos oferecendo o último treinamento
Java para o Ginga do ano em São Paulo.
O objetivo deste treinamento é apresentar o novo paradigma de
desenvolvimento de aplicações Java para TV Digital. Mais
especificamente, este curso é voltado para o desenvolvimento Java para
o Ginga*, o middleware do padrão brasileiro de TV Digital. Ao final
deste módulo, você estará apto a desenvolver suas primeiras aplicações
utilizando as APIs Java do Ginga, programar o ciclo de vida das
aplicações, e tratar eventos do controle remoto.
O curso será no Centro de Ensino em Computação (CEC) do Instituto de
Matemática e Estatística da USP (IME/USP), das 09:00 as 17:00.
Inscrições com 20% de desconto até dia 30/11. As inscrições se enceram
dia 10/12. Aproveite nossa promoção de verão!
O OpenGinga, por exemplo, que é uma versão livre em desenvolvimento do Ginga-J, utiliza como máquina virtual Java o phoneME, uma máquina virtual da Sun para mobile.
Umas das inovações do middleware brasileiro, o Ginga, é exatamente a API Java para interação entre o set-top-box e dispositivos móveis, desenvolvida pelo Lavid/UFPB.
Reforçando que existe um treinamento sobre Java para TV utilizando o OpenGinga oferecido pela Overmedia Networks, conforme o balirini noticiou. Tal treinamento foi indicado pelo IDG Now! (ver matéria).
Por enquanto tem somente a especificação, mas não há ainda uma implementação da especificação.
Sinceramente, a implementação de referência em Java que eu vi até agora para TV Digital (com base na especificação do Ginga) é apenas pra Set Top Box e ainda por cima não funciona corretamente, roda apenas um exemplo que vem junto com a implementação.
Se isso já foi resolvido eu não sei. Continuo apostando por enquanto no Ginga NCL C++ para dispositivos móveis devido a um projeto que estou desenvolvendo (com prazo).
Mas confesso que prefiro o Java para tv digital móvel e estou torcendo para que ele fique disponível o mais rápido possível para todos e preferencialmente em total funcionamento com poucos bugs.
Atualmente descobri que existe uma implementação do GINGA-NCL para dispositivos portáteis, mas que não será liberada para a comunidade. Estou querendo saber agora a respeito da JSR 272 e fiquei na dúvida quanto ao desenvolvimento de aplicações iguais para STBs e dispositivos portáteis, ou seja, eu faço uma única aplicação e ela serve para qualquer dispositivo. Isso será mesmo possível agora com o JAVADTV? Eu sei q com NCL é assim, mas com java não tenho muita certeza.
Se isso aqui q vc disse: Umas das inovações do middleware brasileiro, o Ginga, é exatamente a API Java para interação entre o set-top-box e dispositivos móveis, desenvolvida pelo Lavid/UFPB, for mesmo concretizado, então… acredito q será muito bom! Mas a jsr 272 será descartada então?