Tutorial RSJUG - Clusterização e Load Balance de aplicações JEE

Neste tutorial os participantes aprenderão a clusterizar aplicações JEE em servidores distintos com sessões de usuário replicadas.

Exemplos de falhas e contingências serão apresentados para considerar a estabilidade da solução. Na questão de perfomance e acesso implementaremos o load balance de aplicações JEE com apache.

O tutorial será ministrado por Fábio Ricardo Krüger Sartori arquiteto de sistemas da GoDigital.

Este tutorial tem o patrocínio da Aquasoft e o importante apoio da WanSoft e do SEPRORGS, além da parceria já consagrada da SUCESU-RS. Sem os quais a realização deste evento não seria possível.

Investimento:
R$10,00 para associados SUCESU ou SEPRORGS;
R$15,00 público em geral.

Quando?
Dia 12/04 às 8h da manhã

Onde?
Auditório do SEPRORGS: Rua Felipe Camarão 690 sala 404 - Bom Fim - Porto Alegre

Certificados serão distribuídos aos participantes ao término da atividade
O conteúdo será disponibilizado pelo palestrante para que os participantes possam acompanhar em seus laptops.
Inscreva-se já!

Opa Igor,

achei interessante a palestra, porém gostaria de saber sobre o seguinte:

1 - Até que horas vai o evento?
2 - Será necessário ter um ambiente de desenvolvimento para o tutorial (se sim o que levar instalado), ou simplesmente será uma apresentação para cada um ver no seu próprio note?
3 - Há realmente a necessidade de levar um note?!
4 - Como eu faço para me inscrever, tendo em vista que eu não achei um link para me registrar no RSJUG!

Grato

Nossa, esse tutorial é muito bacana.
Seria interessante se pudessem gravar em vídeo e disponibilizar. Esse assunto é muito bom.

Olá Thiago,

nosso tutorial irá até as 12h, com intervalo de 30min para coffe-break as 10h da manhã.

Quanto a questão da utilização do note, não é necessário, apenas para o pessoal que é mais curioso e gosta de acompanhar.
O palestrante irá simular os componentes do cluster utilizando virtual hosts, no MAC dele.
Querendo levar teu equipamento, você vai precisar de apache2, jboss com mod_jk basicamente. E você poderá acompanhar a configuração dos arquivos diretamente na tua máquina.

As inscrições são computadas diretamente no nosso sistema de eventos disponível no www.rsjug.org/eventos que estava no link “Inscreva-se já!” do post inicial. :slight_smile:

É isso aí…
Nos vemos lá cara :slight_smile:

Igor

Olá djemacao,

até tentamos fazer isso já… não deu certo pois o material realmente precisava de edição, e isso custa caro, saindo do orçamento do evento.

Temos o projeto de um dia conseguir um patrocínio que pague esta nossa iniciativa em troca de publicidade.

Mais por enquanto realmente, apenas em modo presencial :frowning:

PS: no nosso tutorial anterior, sobre Grails, 2 colegas voaram do Rio de Janeiro até Porto Alegre para participar. Para os que tiverem esta disponibilidade, serão muito bem vindos!

Igor

bah, nessa vou tentar ir!! Moro na zona norte a pouco tempo, mais precisamente proximo ao shopping lindóia, qual busão eu pego pra chegar ai, considerando o ponto ali na Assis Brasil (terminal cairu) ??? :lol:

Cara liga para o 118 e diz que você quer saber qual ônibus pegar para o bairro bom fim, você pode descer ou na cristovão ou na farrapos e vir a pé até a osvaldo.

farei isso, tnks

pena que por aqui não rola isso…

Já me inscrevi.
Sou novo aqui em Porto e quero fazer umas novas amizades e conhecer um pouco mais a cidade além de não perder uma palestra interessante.

ps. Tem que citar que tbm tem uma taxa a mais de 3,24 para o banco.

Flw!

Olá Ivo,

muito obrigado pela sua inscrição!

Ressalto que a taxa adicional é cobrada para pagamento do boleto bancário do Banrisul, gerado via sistema disponibilizado pelo próprio banco.

Alternativo a isso, o pagamento pode ser feito no local em dinheiro preferencialmente trocado :slight_smile:

Então eu posso não pagar aquele boleto e levar o dinheiro no sábado que tá td ok?

Exato Ivo, sem problemas.

Apenas ressalto que se for o caso de lotação do espaço, seria dado preferência aos inscritos que haviam pago com antecedência, assim,
procure chegar cedo e de preferência com dinheiro trocado :slight_smile:

Nos vemos lá!
Igor

E como!! Nois de longe tbm estamos interessados…rs

Não tem como postar sem edição não, somente um vídeo tipo amador?? Somente para podemos acompanhar… além de que isso não prejudica os ingressos presenciais né… se for o caso, poderia postar no site mediante um “ingresso” no valor oferecido…

jopss :stuck_out_tongue:

Se o meu cel tivesse uma boa camera e me dessem permissão eu até gravaria e colocava no youtube.

Mas…

Só digo uma coisa: O Sartori sabe muito de configuração e gerenciamento de servidores de aplicação!

Pois é Ivo… realmente teu celular teria que ser muito bom para gravar 3h e meia de evento. :shock:

Fiz um orçamento com um profissional, que gravaria tudo, editaria colocando screenshots da tela do palestrante, para ficar bom de ler ao assistir e geraria um DVD, com menu e tudo mais.

Obviamente isso teria um custo… um alto custo com relação aos custos do evento.

Assim eu pergunto!!
Alguém teria interesse em pagar R$15 + as custas de frete pelo DVD??

[quote=igor.montezano]Pois é Ivo… realmente teu celular teria que ser muito bom para gravar 3h e meia de evento. :shock:

Fiz um orçamento com um profissional, que gravaria tudo, editaria colocando screenshots da tela do palestrante, para ficar bom de ler ao assistir e geraria um DVD, com menu e tudo mais.

Obviamente isso teria um custo… um alto custo com relação aos custos do evento.

Assim eu pergunto!!
Alguém teria interesse em pagar R$15 + as custas de frete pelo DVD??[/quote]

Nessa eu não vou conseguir ajudar, mas talvez na próxima eu já tenha um iphone …

ps.: disseram que vão entregar material na para acompanhar o palestrante nas configurações, se eu entender direitinho e continuar matando os bugs aqui na empresa na velocidade da luz eu faço um tuto básico sobre o assunto.

Eu e um colega estaremos indo, e pagaremos em mãos também!

É isso aí galera, é neste sábado o Tutorial de Clusterização e Load Balance de aplicações JEE!!

Aos que já se inscreveram… nos vemos lá!
Aos que ainda não se inscreveram… são os últimos dias!
Aos que gostariam de vir mais não podem… ainda estamos estudando formas de transmissão ao-vivo ou pelo menos será gravado para posterior publicação.

Aos que ainda não realizaram o pagamento:

• os boletos gerados pelo sistema não podem mais ser pagos devido ao vencimento já ter passado;
  • pagamento pode ser feito via depósito bancário diretamente para SUCESU-RS
    Banrisul - Ag.: 0075 - C.C.: 06.028385.0-7
    Enviar conprovante de depósito com nome do inscrito para:
    sucesurs@rs.sucesu.org.br com cópia para igor@rsjug.org
    ou por fax (51) 3331.7244
  • pagamento também pode ser realizado na hora do credenciamento, mais como o pagamento que garante a vaga, chegue cedo para garantir o lugar, e preferencialmente com dinheiro trocado :slight_smile:

Valeu galera!
Igor Montezano
RSJUG Leader