Tutorial Passo a Passo SOA com Java 6

Quem estiver interessado num tutorial passo a passo de como colocar um serviço no ar com Java 6 pode acessar a URL:

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/14404.page

Dúvidas, sugestões e críticas construtivas serão bem-vindas.

O tutorial está inicialmente se focando em WS. SOA não é WS, mas a grande maioria dos projetos SOA utilizam WS.

Em outros artigos a idéia é explorar um pouco mais a infraestrutura de SOA necessária, to ESB or not to ESB, etc.

Partes do tutorial:

:arrow: Implementando e disponibilizando serviços em Java (JAX-WS)

:arrow: Implementando um cliente em Ruby (SOAP4R)

:arrow: Implementando um cliente em Java

:arrow Disponibilizando o seu serviço via Tomcat

:arrow: Segurança e Autenticação para o seu serviço

http://blogs.mentaframework.org/posts/list/14404.page

• Gostei do Assunto !!!, esse tutorial esta publicado em alguma revista, não teria o PDF para abaixar por completo ao inves de lhe enviar emails ???

Muito boas as dicas. Valeu :slight_smile:

Só tenho a lastimar com seu “tutorial”. Achei muita, mas MUITA pretensão MESMO, disponibilizar um artigo dizendo ser um tutorial SOA, sendo que tudo o que você faz são criar alguns serviços e clientes pra ele. SOA, meu amigo, é muuuuuuuuito mais do que isso!

asaudate, Ele pode ter até errado no titulo do tutorial, mais francamente é dificil achar algo na internet algo em portugues sobre o assunto. Pra mim foi de grande valia, hoje eu programo em .NET e ja estou cansado dessa guerrinha JAVA X .NET eu QUERO INTERGRAÇÃO. Muito bom artigo.

Você precisa de material sobre como construir web services ou de SOA ? De SOA, temos:

-> Blog do Ricardo Ferreira
-> Blog do Edgar Silva
-> O meu (que ainda é pequeno, mas pretendo ir postando mais, sempre sobre SOA).

Escola de treinamento:

-> SOA Expert

Fórum especializado (ainda em construção):

-> Portal SOA

Infelizmente, SOA com .NET é focado em BizTalk, e, realmente, não há muito material sobre isso na net. Se você quiser, ficarei feliz em disponibilizar material sobre isso em meu blog.

Só pra finalizar, esse é todo o material de SOA que conseguí pensar de bate-pronto. Fiz isso para mostrar o que é SOA, de maneira que fique claro quais são as diferenças. Tenho certeza de que você não terá muitas dificuldades para achar material sobre como desenvolver web services em Java.

[]´s

Opa, acho que não estamos nos entendendo.

Eu estava a muito tempo procurando algo relacionado o Web Services em Java(Eu não sou programador da linguaguem ainda, eu programado em .NET), agora quanto a SOA não.

Eu sei muito bem que SOA é muito mais do que criar simples serviços ou ter algum Midware ou ESB para poder hostear serviços e atender chamadas.

Eu gosto muito de Sistemas distribuidos(não que Web Services seja exatamente o caminho).

Mais logo que você tocou no assuntou eu vou sim acompanhar esses sites. Eu recomendo também o livro Livro SOA na Prática da editora Alta Books, para quem não conhece muito bem o assunto ou como você mesmo disse “confunde serviços com SOA” - o livro realmente abre muitos horizontes para essa perspectiva.

concerteza achar material falando de SOA em Java é muito mais fácil mesmo. O BizTalk é uma grande ferramenta por sinal complexa de mais e que é complicado mesmo achar material falando sobre ela, esse é um dos grandes pontos fracos da plafaforma em sí.

Olá, material sobre biztalk existe e muito em ingles.

Temos uma equipe maravilhosa de MVPs que disponibilizam conteúdos com alto valor técnico.

Alguns dos blogs que costumo acompanhar:

Sandro Pereira
Richard Seroter
Steef Jan

E o meu blog, onde posto material em portugues:
BizTalk Brasil