O conjunto de componentes visuais Qt é um conjunto de componentes visuais multi-plataforma que é a base do famoso ambiente visual KDE para Linux. Com versões para vários sistemas operacionais diferentes, desde o Linux, passando pelo MacOS até o Windows, é uma das mais utilizadas bibliotecas para desenvolvimento de interfaces desktop e agora tem sua primeira versão (ainda em “preview”) para a plataforma Java.
A algum tempo atrás (leia-se, antes do SWT e quando Swing era uma carroça inútil) isso realmente poderia ser uma novidade e tanto, mas com o SWT tão firme no mercado com o crescimento gigantesco do Eclipse, será que existe espaço para mais uma biblioteca de componentes visuais nativos?
Talvez a Trolltech tenha perdido o metrô do desenvolvimento, mas ainda tenha esperanças de pegar o ônibus
Provavelmente este tempo era anterior ao Java 1.1.6 que foi usado em uma aplicação Swing muito boa e bem rápida que tive a oportunidade de participar do desenvolvimento em 2000. Era um dos carros chefe da empresa e aqui em São Paulo foi pioneira no uso de Swing em uma aplicação séria comercial.
Já naquela época era possível fazer coisas bem feitas em Swing. E visualmente a aplicação era linda.
Como eu particularmente acho as GUI feitas em GTK simplesmente horríveis, isso é muito bom pra quem quer desenvolver aplicativos pra Linux, uma excelente opção.
Quando eu utilizava o Conectiva Red Hat Guarani/Marumbi em meados de 98, eu acho tudo no linux horrível, nojento, feio pra caramba… hoje com o avanço do GTK, o L&F digamos “padrão” dele, me deixa com saudades da cara do Motif hehehe
Eu adoro tema, acho incrível… mas que GTK é feio é. hehe