Trocar CLT por PJ

E ae pessoal,

Estou na seguinte situação:
Recebi uma proposta para virar PJ, mas a empresa quer que eu comece em no maximo 10 dias.
Atualmente sou CLT e queria não ter que cumprir o aviso prévio. Se fosse de CLT para CLT, eu teria a carta e não teria multa na rescisão.

Saberiam me dizer se a carta proposta/informativa serviria nesta situação?

Outro ponto.
CLT - $4890
PJ - $8000

Assim no bruto, acham que vale a pena?
Queria opinioes de quem ja trabalha como PJ.

Obrigado

Eae @tgmcruz!

Bom, trabalhei como PJ uma vez portanto não sou a pessoa mais indicada para te ajudar mas ta aí o que eu acho.

Cara, na minha visão você tem que pesar os benefícios que você ganha na CLT, porque tipo R$4.890 em teoria é o que você ganha na CLT de salário bruto, mas tem os benefícios que se você colocar no papel vai dar mais que R$ 4.890(convênio médico, VR,VT, etc) e ver se o valor como PJ cobre seu salário CLT+Benefícios, se cobrir vale a pena.

A questão da carta proposta não sei te informar.
Quanto ao aviso prévio, acredito que aí não tem jeito, você vai ter que decidir se quer pagar a multa ou não(no caso se você sair, não tem escapatória vai ter que pagar).

4890, sem nenhum desconto, te dá um salário de, mais ou menos, uns 4000.
Sendo CLT, você tem benefícios, como o @gbsantos disse.
Agora, como PJ, começa que você deve multiplicar o salário que deseja por 1.7

4890 * 1,7 = 8313

Só mantendo o salário bruto CLT, você já está perdendo dinheiro.
Bota aí:
Refeição: 800
Saúde: 300
Seguro de vida: 20
Férias: 8000/12
13º: 8000/12
INSS: 100
Transporte: 300
Total: ± r$ 2900,00
Contador: 500
8000 - 3400 = 4600

Fazendo uma conta de padeiro, você tem esse valor no fim do mês.
Lógico, se apertar aqui, ali, consegue ter um pouco mais, mas é preciso ter disciplina e muita disciplina financeira.

Obrigado pelas respostas.

Em relação ao salário, já estava ciente que perderia um pouco de dinheiro.
Algo que estou levando mais em consideração é o aprendizado pq onde estou hoje é totalmente legado com alterações mínimas para customização e essas alterações ainda passam por uma burocracia enorme.
Na oportunidade pj irei trabalhar com uma arquitetura e frameworks mais novos, participar do desenvolvimento da plataforma do início e poderei dar pitaco em tudo.
Mas não posso sair perdendo tanto financeiramente. Se eu manter o que já ganho hoje já vejo vantagem.

Outra coisa que você deve levar em consideração é se você tem dívidas. Se você tiver um carro ou casa financiado … pode ser meio arriscado …

Então, eu sempre trabalhei com CLT.
A principal razão disso é que eu tenho um filho e estava casado. Sendo assim, teria que pagar um plano de saúde para 3, o que se torna bem caro (ou apelar para SUS ou essas cooperativas). Como a minha prioridade é e sempre foi a saúde e bem estar dos meus familiares, não aceitei jamais PJ.
Eu vejo o seguinte, você pode perder agora, mas, tenha ciência de que, ao renovar o contrato, pedir um valor que seja coerente.