Trilha estudo

Olá pessoal, vim pedir sugestões.
Sou desenvolvedor, atualmente trabalhando com back-end(PHP) e um pouco de front, porém, vou migrar para java
Já tenho conhecimentos em java, orientação ao objeto, servlets, um pouco de jpa e jsf
Comprei os e-books da casa do código de java, são eles:

• jsf e jpa
  • jsf eficaz
  • jpa eficaz
  • design patterns
  • tdd
  • java 8
  • spring
  • play framework
  • vraptor
  • componentes reutilizaveis em java com reflexões e anotações
  • CDI
  • rest
  • soa
  • introdução a arquitetura de software

Qual ordem de estudo desses materiais vocês sugerem?

Bom dia.

Eu achei interessante, como voce jah possui um certo conhecimento da API, a tendência eh ter uma certa facilidade nos estudos.

Com o conhecimento de, no mínimo, metade das tecnologias que voce citou, jah conseguiria encontrar uma vaga no mercado de trabalho para atuar, facilmente…

Inclusive, e deixo aqui registrada a minha critica, está difícil encontrar pessoal com o minimo de conhecimento para chegar, pegar a camisa e entrar em campo.

[]'s

Difícil dizer, pois como você mesmo comentou você não é um completo novato no Java, muito menos em programação.

Além de que esses não são assuntos que se possam por em ordem.

Vou tentar organizar em categorias pra ver se te dá uma luz.

Introdução a arquitetura de software. (Esse é excelente para começar, você vai ver nele conceitos básicos porém não tão difundidos do Java. Vai te dar uma excelente noção de como as coisas funcionam)

Boas Práticas de programação:
design patterns
tdd

linguagem Java e o ambiente java:
java 8
CDI
spring (embora spring e cdi não sejam exatamente sobre a linguagem, eles te darão uma noção de como organizar sua aplicação, de quais serviços você dispõe já prontos e para os quais não vai precisar reinventar a roda. Coisas como, segurança, controle de transações, como instanciar objetos auxiliares para determinados serviços)
jpa (voltado para a parte de persistencia)
componentes reutilizaveis em java com reflexoes

camadas de serviço e arquitetura de serviços
soa
rest

frameworks MVC
jsf eficaz
Vraptor (Aqui você vai ter que escolher entre um e outro, pelo menos para cada aplicação. São conceitos diferentes, o JSF é baseado em componentes, enquanto o Vraptor e ações. Vai de você dar um estudada nos dois e ver qual gosta mais. O JSF é sem dúvidas o mais utilizado, de longe. Então se você está nessa para entrar no mercado ele é mais indicado a princípio. Mas pessoalmente eu não gosto de JSF, não gosto do uso de componentes como ele faz, ele tem um ciclo de vida complexo, te tira a liberdade quando precisa do javascipt e outras coisas chatas. Enquanto o VRaptor é o melhor frameworl MVC disparado, simples, fácil de usar, nada intrusivo, pouca configuração. Mas essa é minha opinião.)

play framework
Esse é um framework diferente, com uma proposta mais simples para o ambiente Java. Principalmente para você que vem do php você pode estranhar bastante toda a parafernalha que existe no mundo Java. Eu gosto muito do play porque gosto de tudo que é simples, já fiz alguns pequenos projetos com ele e recomendo. Mas ele é muito pouco difundido no mercado. Então, repito se o seu foco é o mercado ou, pelo menos, aprender o ambiente java como ele é no mercado, deixe o play de lado por enquanto.

Eu não li todos esse livros então não posso falar da qualidade de cada um deles. Mas tenho vários livros da casa do código e eles são via de regra excelentes porque são práticos e diretos, sem muito blablablá sobre coisas que não são muito utilizadas. Focando no uso diário do assunto que tratam.

[quote=getAdicted]Inclusive, e deixo aqui registrada a minha critica, está difícil encontrar pessoal com o minimo de conhecimento para chegar, pegar a camisa e entrar em campo.

[]'s[/quote]
Não digo nem com o mínimo, mas com o mínimo aceitável… E o pior na minha opinião é que a(s) criatura(s) não não se conforma(m) em ganhar menos de R$ 2.000,00, afinal passaram 4 anos de faculdade e acham injustos terem que trabalhar por menos de R$ 2.000,00 mesmo sem ter sequer pisado em uma empresa de TI antes ou de fazer um código assustador.

Não querem ouvir conselhos, pois pensam que queremos diminuí-los, não querem receber críticas, pois as encaram como boçalidade, enfim…

Aí tú vê o código do cara e pensa “Quando eu fazia uma merda desse tipo eu aceitava ganhar R$ 700,00 caladinho e buscava aprender”.

Claro que isso não são todos, mas aqui em minha região estamos passando por esse processo das “crias de faculdades de TI”

Tá tenso.

Quanto ao amigo que criou o tópico, tem que ver o que quer seguir. Para WEB valendo eu iria de:

• jsf eficaz
  • jpa eficaz
  • jsf e jpa
  • introdução a arquitetura de software
  • design patterns
  • tdd

Depois acrescentaria:

• rest
  • soa

Logo em seguida (Essses darão uma visão diferente de JSF, pois são Action-based)

• spring
  • vraptor
  • play framework (esse é um pouco diferente de tudo até agora)

E para complementar os estudos e enriquecer os conhecimentos:

• CDI
  • componentes reutilizaveis em java com reflexões e anotações
  • java 8

Eu coloquei TDD e padrões depois dos primeiros frameworks, pois pra mim é bem mais simples se aprofundar nos conceitos depois de entender um pouco a prática, mas pra você pode ser diferente e de repente você consiga com a base de padrões e arquitetura, só então começar a codificar.

É isso.

Abs []

[quote=adriano_si][quote=getAdicted]Inclusive, e deixo aqui registrada a minha critica, está difícil encontrar pessoal com o minimo de conhecimento para chegar, pegar a camisa e entrar em campo.

[]'s[/quote]
Não digo nem com o mínimo, mas com o mínimo aceitável… E o pior na minha opinião é que a(s) criatura(s) não não se conforma(m) em ganhar menos de R$ 2.000,00, afinal passaram 4 anos de faculdade e acham injustos terem que trabalhar por menos de R$ 2.000,00 mesmo sem ter sequer pisado em uma empresa de TI antes ou de fazer um código assustador.

Não querem ouvir conselhos, pois pensam que queremos diminuí-los, não querem receber críticas, pois as encaram como boçalidade, enfim…

Aí tú vê o código do cara e pensa “Quando eu fazia uma merda desse tipo eu aceitava ganhar R$ 700,00 caladinho e buscava aprender”.

Claro que isso não são todos, mas aqui em minha região estamos passando por esse processo das “crias de faculdades de TI”

Tá tenso.[/quote]

Aqui na região onde moro não é muito diferente, creio até que seja pior.
Estou no 7 período de Sistemas da Informação e a grande maioria dos meus colegas não sabem nada de programação, ou porque não gostam, ou sei lá porque (conheço vários que não sabem fazer um simples “Hello World”). Não só programação, qualquer assunto relacionado a desenvolvimento… enfim, muito deprimente rsrs

Voltando ao assunto… Fico meio perdido nas especificações do Java rsrs!
Meu foco é web, mas quero ter o maior conhecimento possível na tecnologia…

Aos colegas, obrigado pelas sugestões!
resolvi assim:

• Introdução a arquitetura de software
  • Design Patterns
  • TDD
  • Jsf e Jpa
  • jpa eficaz
  • jsf eficaz
  • sptring
  • soa
  • rest
  • cdi
  • componentes reutilizaveis
  • java 8

vraptor e play vou deixar pra depois

Fico meio na dúvida em questão ao CDI onde se encaixa, pois não tenho uma ideia muito clara sobre o que é exatamente, embora já tenha pesquisado…

Valeu rapaziada, abraços!