[RESOLVIDO]
Consegui resolver dessa forma: Criei um subgrupo com o Group Expression assim:
Onde ele muda o grupo a cada vez que muda o que está depois (.01, .02, .03 etc.).
Criei três variáveis, uma para o tipo de despesa, outra para a soma dos lançamentos com o código e outra para os percentuais, pus nesse grupo e setei os evaluation time para group.
Galera, preciso criar um relatório que parece ser simples, mas não sei como fazê-lo.
A estrutura dele é tipo uma “árvore”, contendo códigos.
Exemplo:
Titulo
3 Despesas
31 Fixas
311 Desp. Escritório valor gasto - x% (das despesas)
312 Desp. Pes. Adm. valor gasto - x%
...
32 Variáveis
321 Material valor gasto - x%
...
---
4 Receitas
411 Receitas valor recebido - x% (das receitas)
...
---
Receitas: valor
Despesas: valor - x% das receitas
Resultado: valor - x% das receitas
haha muito bom…
Eu sou novato com o iReport (na verdade estou iniciando no desenvolvimento em geral), então fiquei meio perdido.
Muito obrigado! Vou tentar quando estiver em casa e venho aqui postar.
fasts, para fazer é simples. Crie um consulta no banco de dados que retorne as informações que você precisa.
Depois crie uma conexão com o banco no iReport. No relatório coloque na parte de query a consulta feita no banco.
Clique em read fields, e se os campos forem achados quer dizer que até agora tudo ocorreu bem.
Utilize esses campos com agrupamentos, e então será possível criar o relatório desejado.
Até mais
Bom, galera… Resolvi fazer esse relatório, pois se tornou necessário, e agora preciso de uma ajudinha.
Eu tenho cadastrado códigos nesse formato:
“311.01”, “321.03”, “411.04” etc., e cada um tem suas descrições, mas nesse relatório eu preciso separar os códigos por um “título” que não vem do banco.
O exemplo já foi dado acima, mas vou mostrar como está o meu relatório atualmente, e como eu preciso incrementar.
fasts :!: o segredo está na consulta ao banco. Você deve retornar a quantidade de colunas que deseja no relatório. Apartir de então será possível visualizar os dados desejados. O iReport vai deixar as coisas organizadas. 8)
Vou tentar dar um dica. Retorne na consulta um campo que identifica o grupo. Por exemplo: field group, que só muda quando muda o agrupamento.
Então no iReport você cria um agrupamento por esse campo. Se mesmo assim você não tiver o título, então crie condições no campo de título do iReport.
Exemplo.: group == 311 ? “Despesas de Escritório” : group == 312 ? “Despesas com Pessoal Administrativo” : group = …etc.
Obrigado, EAugusto.
Eu consegui já uma luz… Ele exibe se é fixa ou Variável, mas repete pra cada item da lista, o que não deveria acontecer. Já pensei na solução, mas aí eu teria que fazer uma verificação (em cada atributo dos objetos da lista) e um group header pra cada tipo de código (31, 32, 311, 312, 321 etc.).
Provavelmente há uma forma melhor de fazer isso, não?
Cara, clica no relatório e agrupa.
Se não quiser fazer desse jeito, então clica no text field e nas propriedades você não checa o campo “print repeated values”
Agora, eu queria que onde está esse “null” ficasse a soma dos valores que ficam em R$ (já tenho os valores) e essa soma fosse feita em cada um dos separadores (despesas de escrit., desp. pessoal adm. etc.), mas ainda não consegui dar jeito nisso.
[RESOLVIDO]
Consegui resolver dessa forma: Criei um subgrupo com o Group Expression assim:
Onde ele muda o grupo a cada vez que muda o que está depois (.01, .02, .03 etc.).
Criei três variáveis, uma para o tipo de despesa, outra para a soma dos lançamentos com o código e outra para os percentuais, pus nesse grupo e setei os evaluation time para group.