Meu primeiro contato com programação foi aos 12 anos no Minecraft, quando tava na moda ter o seu próprio servidor com seus próprios plugins e etc, mas eu fui aprender a programar de verdade aos 15, menos de um ano atrás. Desde então, eu me fissurei em criar sistemas e saber como eles funcionam, essa sempre foi a minha parada, sempre foi o quê eu gostei de fazer.
Quando eu comecei a estudar, a primeira coisa que eu fiz foi procurar em algum fórum qual era a melhor forma de começar, e basicamente todo mundo me disse para fazer desenvolvimento web, virar um full-stacker e tal, e de inicio eu fiquei animado em aprender isso, mas depois que eu vi do que se tratava eu desanimei, fiquei decepcionado porquê não era assim que eu imaginava como as coisas seriam, e como todo mundo me disse pra virar um full-stacker eu simplesmente desisti, comecei a achar que programação era “só isso”.
Talvez por coincidência, algumas semanas depois de eu desistir da programação, eu ouvi alguns amigos meus falarem sobre um projeto de fazer um servidor de SAMP (GTA SA Multiplayer), e pra isso eles precisariam de alguém na parte da programação. Meio que minhas esperanças voltaram e comecei a tentar estudar o Pawn (A linguagem que o SAMP usa) e não deu outra, em uma semana eu tinha dominado a lógica e aprendido tudo o quê eu nunca imaginei que aprenderia.
O projeto do servidor não deu certo do jeito que a gente queria, mas depois desse ocorrido eu comecei a estudar outras linguagens (Na verdade só duas) só pela sede de conhecimento. Fui pro C++ e hoje to no Java, mas eu andei refletindo sobre minhas escolhas e cheguei num impasse: Por quê?
Por quê eu to estudando Java? O que eu vou fazer com isso? Será que eu vou me dar bem no mercado de trabalho? O que eu vou fazer quando eu for pro mercado de trabalho? Será que vai valer a pena? E se eu tiver estudando do jeito errado?
Sinceramente, depois da experiência que eu tive tentando ser full-stacker, eu peguei um ranço por html, css e javascript que nem eu sei de onde saiu. Na verdade, esses dias eu estive pensando em aprender JavaScript, mas eu meio que não consigo olhar com “bons olhos” pra ele, acho que meu psicológico deve ter associado tipo: “se esse JavaScript anda com HTML e CSS, então não vale a pena”, eu sei lá.
Meu negócio é resolver bugs complexos, criar sistemas complexos e saber como eles funcionam, aprender a fazer essa parada do jeito certo, todo dia eu acordo com vontade de aprender algo novo, mas eu fico refletindo se vai valer a pena ou não e isso tá me travando. Eu até estive pensando em me formar em ADS, mas sinceramente só tenho pensado nessa possibilidade porquê o curso tem “Sistemas” no nome. Os meus “Por que’s” e “Sera’s” tão me deixando travado!
Enfim, esse tópico foi mais um desabafo, mas se alguém tiver paciência pra ler tudo isso, o que vocês acham? Afinal, é andando com os bons que a gente fica melhor.