Transferir um dado de uma variável para outra variável em uma página XHTML, capturando os dados de um DataTable. JSF, PrimeFaces

Bom estou começando a aprender JSF com primeFaces e estou fazendo um sistema de agendamento eletrônico, o problema que estou tendo é que o usuário tem as informações da consulta na tela, onde ele clica em AGENDAR, ai aciona um painel de dialogo onde aparece um formulário que o usuário tem que colocar seus dados, e logo ao lado tem um painel com os dados da consulta para o usuário confirmar, esses dados da agenda tá vindo de uma tabela AGENDA, onde é listada em um dataTable, eu capturo esses dados do dataTable pelo componente <f:setPropertyActionListener target="#{MBPesquisa.agenda}" value="#{item}" />, o problema que estou tendo é que eu preencho os dados do do usuário e o lado da agenda já vem preenchido, quando clico em CONFIRMAR AGENDAMENTO, simplesmente não grava no banco de dados. Deixando claro que o método na DAO está correto e no ManageBean também está correto, o problema é que preciso colocar os dados que já está na tela em outra variável,pois os dados do usuário que ele tem que preencher está tudo certo, mas na parte da agenda não, lembrando que estou trazendo os dados da tabela AGENDA e querendo juntar os dados que o usuário vai preencher junto com os dados da agenda para colocar em outra tabela tudo junto.

SEGUE OS DADOS DO XHML (Dialog para agendar uma consulta):

<p:dialog widgetVar="dialogAgendar"
header="Agendar consulta"
style="float: left;"
height=“270”>

<h:form id="formDialogAgendar">

<p:fieldset id="panelGridAgendar" style="border: #ffffff; float: left;">

<p:panel header="Insira seus dados" style="float: left; height: 204px; text-align: center;" >

<p:panelGrid columns="2" style="width: 350px; margin-top: 15px;">
                        <p:outputLabel value="Nome" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.paciente}" style="width: 250px;" />

<p:outputLabel value="Email" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.email}" style="width: 250px;" />

<p:outputLabel value="Telefone Fixo" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.telefoneFixo}" style="width: 250px;" />

<p:outputLabel value="Telefone Celular" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.telefoneCelular}" style="width: 250px;" />

</p:panelGrid>

</p:panel>  

<p:panel header="Consulta escolhida" style="margin-left: 10px; float: left; text-align: center;">

<p:panelGrid columns="2" >

<p:outputLabel value="Código Dentista" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.codigoDentista = MBPesquisa.agenda.codigo}" />

<p:outputLabel value="Especialidade" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.especiali = MBPesquisa.agenda.especialidade}"/>

<p:outputLabel value="Data" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.data = MBPesquisa.agenda.data}" />

<p:outputLabel value="Horário" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.horario = MBPesquisa.agenda.horario} "/>

<p:outputLabel value="Dentista" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.nomeDentista = MBPesquisa.agenda.nomeDentista}" />

</p:panel>    

</p:fieldset>    

<p:panelGrid columns="2" style="position: absolute; margin-top: 230px; margin-left: 210px;">
                <p:commandButton value="Confirmar Agendamento"
                                 actionListener="#{MBConsultasAgendadas.adicionarConsultaEscolhida()}"
                                 oncomplete="PF('dialogAgendar').hide();"
                                 update=" :msgGlobal"
                                 type="submit"/>
                <p:commandButton value="Cancelar" oncomplete="PF('dialogAgendar').hide();" />

</h:form>

</p:dialog>

============================================================================

Como podem ver estou tentando colocar um dado de uma variável dentro de outra através de uma EL com a seguinte expressão de IGUALDADE, mas não está dando certo, lembrando que quando tento adicionar os dados tanto do usuario quanto da agenda inserindo os dados diretamente ele salva, mas quando capturo os dados do DataTable ele não salva no banco.

<p:outputLabel value=“Código Dentista” />
<p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.codigoDentista = MBPesquisa.agenda.codigo}" />

<p:outputLabel value="Especialidade" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.especiali = MBPesquisa.agenda.especialidade}"/>

<p:outputLabel value="Data" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.data = MBPesquisa.agenda.data}" />

<p:outputLabel value="Horário" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.horario = MBPesquisa.agenda.horario} "/>

<p:outputLabel value="Dentista" />
                        <p:inputText value="#{MBConsultasAgendadas.nomeDentista = MBPesquisa.agenda.nomeDentista}" />