Trabalhos no JDK8 intensificados

Mark Reinhold anunciou a criação do projeto do JDK8 dentro do openjdk, assim como o início dos trabalhos para a JSR 337, que definirá essa futura versão do Java, prevista para o fim de 2012. Uma boa notícia!
http://mail.openjdk.java.net/pipermail/announce/2011-May/000099.html
http://openjdk.java.net/projects/jdk8/

Vale lembrar que diversos dos subprojetos já estava em andamento, até mesmo com protótipos já prontos. É o caso das closures do projeto lambda.

Já o Java 7 tem seu lançamento final previsto para 7 de julho deste ano.

Após a compra pela Oracle, parece que as versões do Java voltaram a ganhar foco. Esperamos que isso continue assim, até mesmo para o Java 9!

De fato os trabalhos com as atualizações do java estão muito mais rápidos.

Isso é muito bom, o Java tava ficando pra trás em vários aspectos se comparado a outras linguagens. E passava uma imagem de linguagem estagnada e antiga, que não evoluía.

Espero que essa imagem melhore agora e que o mercado Java ganhe força.

ótimo \o/

Mas esperar até o final do ano que vem para ter tudo o que realmente vai ser legal no Java me deixa triste.

Pelo menos está indo.

Eu estou com a duvida se quando sairem as novas versões eu vou poder usar no Android.

[quote=Marky.Vasconcelos]Mas esperar até o final do ano que vem para ter tudo o que realmente vai ser legal no Java me deixa triste.
[/quote]
Muita coisa já vai entrar no Java 7

[quote=Marky.Vasconcelos]
Eu estou com a duvida se quando sairem as novas versões eu vou poder usar no Android.[/quote]
Nem na atual voce pode usar, são máquinas virtuais diferentes, o desenvolvimento do Google é totalmente a parte do desenvolvimento da Sun/Oracle.

A pergunta que nao quer calar…

devemos fugir para as montanhas ? A Oracle sendo elogiada ? FINAL DOS TEMPOS ?!?!?!?1
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

[quote=marcosalex][quote=Marky.Vasconcelos]Mas esperar até o final do ano que vem para ter tudo o que realmente vai ser legal no Java me deixa triste.
[/quote]
Muita coisa já vai entrar no Java 7
[/quote]
Muita coisa vai, mas as mais legais não.

[quote=marcosalex]

Perguntei por que eu sei que o compilador Dalvik consegue traduzir bytecodes para a DVM. Se o Java 7 for feito para manter compatibilidade, os bytecodes não mudarão e acredito que a conversão possa acontecer.

Mas no caso do Java 8, que para adicionar dinamismo é necessario modificar a JVM também, acho que não vai poder ser usada.

[quote=Marky.Vasconcelos]

Perguntei por que eu sei que o compilador Dalvik consegue traduzir bytecodes para a DVM. Se o Java 7 for feito para manter compatibilidade, os bytecodes não mudarão e acredito que a conversão possa acontecer.

Mas no caso do Java 8, que para adicionar dinamismo é necessario modificar a JVM também, acho que não vai poder ser usada.[/quote]

Cara, posso te dizer que 70% do java se(pelo menos o que eu já vi) que usamos é parte da dalvik, mas pelas razões das patentes você nunca vai ver o google dar compatibilidade na dalvik a jvm pela mídia.

Muito bom :smiley:

Também espero… tive que fazer uns malabarismos na minha máquina de desenvolvimento pra ter java 6 e 7 juntos. :?

[quote=juliocbq][quote=Marky.Vasconcelos]

Mas no caso do Java 8, que para adicionar dinamismo é necessario modificar a JVM também, acho que não vai poder ser usada.[/quote]

Cara, posso te dizer que 70% do java se(pelo menos o que eu já vi) que usamos é parte da dalvik, mas pelas razões das patentes você nunca vai ver o google dar compatibilidade na dalvik a jvm pela mídia.[/quote]
Dalvik é Java com padrão decorator :smiley:

[quote=chun]A pergunta que nao quer calar…

devemos fugir para as montanhas ? A Oracle sendo elogiada ? FINAL DOS TEMPOS ?!?!?!?1
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: [/quote]

A nova data pro fim do mundo é 21 de outubro, não te contaram?

[quote=asaudate][quote=chun]A pergunta que nao quer calar…

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: [/quote]

A nova data pro fim do mundo é 21 de outubro, não te contaram?[/quote]

Opa, beleza, pode acabar dia 21 então, depois do Java 7 :lol:
Quanto ao desenvolvimento, estou muito ansioso pelo java 8open, porquê de fato a jdk do linux deixa a desejar!

Não acho a Oracle uma empresa ruim, talvez esteja tomando decisões radicais em alguns projetos, mais não necessariamente decisões ruins.
Única coisa que tenho a reclamar é que meu VOUCHER NÃO CHEGA NUNCA! :? :? :? :?

[quote=Two_]Não acho a Oracle uma empresa ruim, talvez esteja tomando decisões radicais em alguns projetos, mais não necessariamente decisões ruins.
Única coisa que tenho a reclamar é que meu VOUCHER NÃO CHEGA NUNCA! :? :? :? :?
[/quote]

Aquisição de empresa de grande porte é muito complexo, quem teve oportunidade de participar de alguma sabe disso. E não se faz um omelete sem quebrar alguns ovos, sempre vai ter alguma perda de talento no processo, algum projeto cancelado que não deveria ter sido, alguém saindo magoado…

mal posso esperar.

Parece que o java está evoluindo nas mãos da oracle!

Espero que eles continuem com esse trabalho com o java para que possa ecoluir cada vez mais.

A Oracle sabe o enorme marketing que gira em torno do Java, e já que agora vai o nome dela junto, acho pouco provável que ela deixe de lançar releases e tal.

O que pode acontecer é de existir mais marketing exagerado com poucas features nas próximas releases. É esperar pra ver.

[quote=boaglio]
A Oracle sabe o enorme marketing que gira em torno do Java, e já que agora vai o nome dela junto, acho pouco provável que ela deixe de lançar releases e tal.

O que pode acontecer é de existir mais marketing exagerado com poucas features nas próximas releases. É esperar pra ver. [/quote]

Até agora o que aconteceu é que as features que a Sun tinha prometido pro Java 7 só ficariam prontas no final do ano que vem por causa dos problemas financeiros que enfrentou.

Então a Oracle propôs dois cenários: aguardar até lá ou lançar uma versão intermediária esse ano com o que estivesse pronto e mais algumas features menores e entregar o restante no final do ano que vem. A maioria dos desenvolvedores preferiu duas versões, porque o Java já está parado há muito tempo.

Então o Java 7 vai vir com uma parte das novas features e o JDK 8 com o restante. E entrou algumas coisas novas no cronograma também. Pra essa versão que a Oracle jura que vai conseguir cumprir, o mais aguardado é o invoked dynamic, que vai facilitar a vida das linguagens que usam a JVM e de quem desenvolve componentes pro JSF e Swing. Pro Java 8, o mais comentado é o lendári closures, que eu, particularmente, não vejo tanta vantagem assim, exceto pelo fato de não ficar ouvindo o pessoal falar “C# tem closures e o Java não”.

E outra coisa interessante, o JavaEE7 vai exigir o JDK 7, porque vai explorar exaustivamente esses recursos pra simplificar a tecnologia.