Trabalhar até mais tarde

Vocês ficam ou já ficaram até mais tarde na empresa (passou do seu horário normal)? Com que frequência isso acontece ou acontecia? Você ainda está nessa ou caiu fora? Você acha isso normal no mundo TI? Qualquer coisa em relação ao assunto, seria legal ser acrescentado.

:slight_smile:

Normal mesmo não é, mas já passei do horário várias vezes, já fiz viradão. Mas hoje me preocupo um pouco mais com minha saúde… Acho que devemos balizar isso. Quando vale ou não apena ficar até mais tarde.

[]s

Normal não deveria ser…mas no mundo de TI é…

Já passei tempo demais fazendo hora extra…em antigos empregos tiveram meses de eu fazer quase 100 horas extras/mes…

Estou calejado quanto a isso…:slight_smile:

ate mais…

Bom tópico, também gostaria de saber.
Nas empresas que eu tive maior contato trabalhar até mais tarde era a regra, e pagar horas extras exceção.
Isso me desmotivou bastante a continuar na área, pois também há outras coisas que eu gosto de fazer com o meu tempo.

Na maioria das vezes se deve ao prazo que vc passa… quando vc passa o prazo errado ai ja era!!! afinal de contas quando vc passa um prazo é sua palavra que esta em jogo… por tanto se a gente passa um prazo e não consegue cumprir, nós sentimos com uma divida e ficamos ate mais tarde no serviço pra tentar compensar… muitas vezes nem recebemos por isso…

O que não podemos é passar um prazo errado… e para não passarmos um prazo errado requer um bom dominio do assunto, personalidade, experiencia, etc

o pior mesmo é furar um prazo… e depois furar de novo… Pois a primeira vez tudo bem, mas da segunda em diante é demais…

Na minha opinião:
Se vc não quer ficar até mais tarde trabalhando… Passe o prazo correto!

cara… comigo isso já foi motivo até de demissão

Trabalhei em uma empresa que tava começando… tinha que fazer horas extras demais… sábado, domingo, feriado, etc… no começo não me importava tanto, mas o tempo foi passando e a coisa não mudava… fui ver, os caras tavam querendo fazer a velha moral de empresa nova e dando prazos impossíveis pros clientes, ou seja, contando com hora extra de funcionário ja no proprio escopo… pedi demissão e não quis nem saber…

hoje trabalho em uma empresa em que até pra fazer hora extra precisa pedir autorização… ou seja… raramente faço… prefiro assim. Trabalhar é bom, mas viver é melhor ainda.

Cada empresa encara isso de uma forma diferente.

Ja vi empresas que vc tem as 8.55 horas diarias e nem um minuto a mais. Outras vc podia virar o fim de ano implantando um sistema e pagando a pizza do bolso mesmo.

Acho que cada caso é um caso.

[quote=peczenyj]Cada empresa encara isso de uma forma diferente.

Ja vi empresas que vc tem as 8.55 horas diarias e nem um minuto a mais. Outras vc podia virar o fim de ano implantando um sistema e pagando a pizza do bolso mesmo.

Acho que cada caso é um caso.[/quote]

e cada funcionário também… mas uma coisa é fato. . se uma empresa costuma obrigar os funcionários a fazer hora extra, fará isso sempre…

tem gente que além de gastar 1 hora pra chegar, 8:48 pra trabalhar, 0:40 de almoço e mais 1 hora pra voltar … ainda fazem horas extras… uns para ganharem mais, outros para compensar tudo de uma vez…

mas tem gente que gosta de ter vida social… malhar, fazer aulas de dança de salao, de outros idiomas, passar o tempo livre com esposa e filhos, etc…

isso depende de cada um… mas a minha convicção é… dê o seu melhor durante as 8:48 de trabalho e não faça nem um minuto de hora extra…

Então, o problema é quando vc é horista… Ai filho, não existe muito aquela estória de trabalhar 8 horas por dia. Principalmente se vc for naquela “hj eu fico até mais tarde e amanha eu saio cedo”. Quando eu trabalhava por hora, o problema era que eu queria ganhar uma grana a mais no final do mês, já que eu estudava e nào tinha como fazer 40 horas semanais mesmo.
Em um dos últimos trabalhos, eu tinha um pacote fechado de horas…mas a exceção era eu trabalhar menos de 12 horas por dia… Eu entrava as 9 e quando eu tentava sair as 9 da noite me olhavam como se eu tivesse indo embora as 13:00hs…
Isos foi motivo pra pedir demissão…cansei de me matar para encher apenas o bolso alheio…

Já tive que fazer horas extras em alguns projetos. Não acho ruim, desde que eu receba por elas.
Eu acho o seguinte: se a empresa quer que você trabalhe a mais, você deve combinar com eles, e verificar se poderá receber pelas horas, ou então, pelo menos tirar alguns dias de descanso para compensar, nem que seja pra ficar em casa vendo televisão. Se você já aceitar a situação no início eles vão acostumando e depois parece que vira uma obrigação sua trabalhar a mais, sem receber nada em troca.

horista é o pior dos casos, já que trabalhar sábado a meia noite ou terça as 3 da tarde dá na mesma e o valor da hora não muda…

eu também não acho ruim fazer hora extra uma vez ou outra, acho ruim quando a empresa (ou o funcionário) chega a um nível de incompetência tão grande ao ponto de depender delas para cumprir prazos.

Leiam http://www.google.co.uk/search?q=mythical+man+month&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a

duplicado, sorry! :oops:

É, mas quem tem que ler… :?

Em relação ao tópico, nas equipes que eu trabalhei a coisa funciona assim: se a equipe entende que precisa ficar, vamos ficar, comer pizza e tudo… agora se nêgo “ordena” ficar até as 22hrs nas próximas 3 semanas de segunda a sábado… xiii…

Eu sempre fui contra horas extras frequentes. pois a pessoa acaba deixando de viver pra poder trabalhar, e pior, tem gente q faz isso sem receber.

Uma coisa q eu odeio também é o mal estar que gera qdo um funcionário faz muitas horas extras e os outros nao, sempre fica o clima de que as pessoas que naum fica athe mais tarde não estao vestindo a camiseta da empresa. E pior ainda, tem gente que fica se gabando por ter ficado 24… 32 horas na empresa, fica todo orgulhoso!!! pra mim essa pessoa naum passa de uma verdadeira infeliz, pois eu dou minha cara a tapa se quando ela estiver jah de idade naum vai se arrepender de ter ficado trabalhando ao invés de ter ido curtir um pouco a vida.

Já fiz muita hora extra tb. Já trabalhei sábado, domingo, feriado. Já trabalhei por 40 horas seguidas. E parei quando li que um chinês morreu com 36 horas jogando. Fiquei com medo de empacotar de tanto trabalhar… rssrsr

Se vc permite a hora extra sem receber, a empresa acostuma e passa a exigir isso de você. E você não cresce pq se torna não necessário que não pode ser substituído. E quem não pode ser substituído, não pode ser promovido.

Hj só faço hora extra se me pagarem. Trabalho a mais, trabalho. Mas uso o tempo extra para outros trabalhos. Treinamentos, trabalhos freelancer… Nada de hora extra de graça. Se eu precisar ficar em casa sem trabalhar, o chefe é o primeiro a querer me pagar menos…

[quote=java-lee]Eu sempre fui contra horas extras frequentes. pois a pessoa acaba deixando de viver pra poder trabalhar, e pior, tem gente q faz isso sem receber.

Uma coisa q eu odeio também é o mal estar que gera qdo um funcionário faz muitas horas extras e os outros nao, sempre fica o clima de que as pessoas que naum fica athe mais tarde não estao vestindo a camiseta da empresa. E pior ainda, tem gente que fica se gabando por ter ficado 24… 32 horas na empresa, fica todo orgulhoso!!! pra mim essa pessoa naum passa de uma verdadeira infeliz, pois eu dou minha cara a tapa se quando ela estiver jah de idade naum vai se arrepender de ter ficado trabalhando ao invés de ter ido curtir um pouco a vida.[/quote]

Cara, fazer horas extras faz parte do jogo, normal, agora sem receber é burrice ! No meu ponto de vista, caso o problema de horas a mais não seja estritamente falta da minha competência, ora por ter desviado atenção, ou dificuldade em algo, deve ser cobrado cada centavo !

Se tiveres dificuldade de fazer isso, comece a se organizar, anotar tudo…quando sair da empresa, vá procurar seus direitos :-).

motivos que tenho observado:

:arrow: quem não tem amigo e fica segurando os outros até tarde, só pra não ficar sozinho
:arrow: chegar tarde no trabalho
:arrow: não querer interromper um raciocínio só para ir dormir
:arrow: brigas dentro de casa
:arrow: não saber falar NÃO
:arrow: grana

na maioria dos casos é por causa de problemas de fora da empresa. Quem tem um vida equilibrada dificilmente vai cair nessas situações.

Já passei muito por isso também. E a desmotivação que isso causa é enorme.

Hoje em dia, dificilmente eu faço horas extras. Mas nos periodos de implantação é praticamente impossível isso não acontencer. Acredito que em qualquer empresa seja assim. O que não legal é que isso se torne a regra. Assim como você, eu também prefiro fazer outras coisas com o meu tempo.

Cara, nesse ponto eu discordo de você. A não ser que você trabalhe sozinho, não é bem assim que acontece. Não é você quem define os prazos dos projetos, normalmente você acata os prazos, que na maioria das vezes são surreais. Depois, se vira pra conseguir… pra que vida própria? É assim que muitas empresas, infelizmente, pensam.

A minha opinião hoje (e não foi sempre assim) depois de 15 anos na área é que devemos valorizar nossa qualidade de vida. Trabalhamos pra viver e não vivemos pra trabalhar. Nada melhor do que ter seu tempo pra namorar, passear com o cachorro, tomar uma cervejinha com os amigos… é verdade: existe vida lá fora… :lol:

Minha experiência:

O setor em que trabalho não é diretamente ligado à tecnologia, embora meu papel seja de analista/desenvolvedor. Somos uma equipe com horários distribuídos, então tem gente que chega às 6:00, às 9:00, às 10:00 e até às 13:00.
 Primeiro problema: o chefe, que chega 10:00 / 11:00 e passa metade do dia falando de futebol e mulher, resolve fazer reunião às 18:00, enrola a galera até as 20:00 e no dia seguinte fica falando pra todo mundo (principalmente para o chefe dele) que trabalhou até tarde.
 Segundo problema: o chefe do meu chefe (que felizmente se aposentou) era um neurótico que respondia email às 06:00 de um domingo e, se dependesse dele, o funcionário dormia no trabalho. A coisa chegava num ponto em que você ficava até tarde no trabalho sem nada pra fazer, só pra não ter que a pergunta: "Já vai? Por que tão cedo?" inevitavelmente feita quando você tentava sair [b]no seu horário...[/b]