Tomcat + JSF + postgresql

Olá…

Catei vários tutoriais na internet, mas nenhum que me indicasse bem certinho a forma como eu devo configurar a minha aplicação com tomcat + jsf + postgresql…

Vi algumas q mandavam baixar determinadas libs que nunca encontrei no site indicado (como por exemplo jstl.jar e standard.jar).

Queria uma mão pra fazer essa configuração… um passo a passo com os links dos locais onde se encontram as bibliotecas necessárias.

Detalhe. O TomCat utilizado é o 5.5.7.

E o postgreSQL é o 8… falta uma jdbc compatível.

Alguma sugestão?!

Obrigado.

:lol:

Se vc tiver Gtalk me passa nas mensagens privadas q eu te explico.

[]s

bá… pior q não… é bloqueado aqui na empresa…

mas assim…

fiz o JSF funcionar com o tomcat, já…

Agora, eu preciso importar a minha DataSource dentro do tomcat…

Exportei isso do Studio Creator… só não sei onde colocar, nem como configurar… (pra que ele funcione com o tomcat):

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <dataSources majVer="1" minVer="0"> <dataSource name="Sistema_dados" driverClassName="org.postgresql.Driver" url="jdbc:postgresql://localhost:5432/minha_base" validationQuery="select * from public.dados" username="postgres" password="senha" /> </dataSources>

Como eu faço?

Valeu!!!

:smiley:

Olá pessoal…

Consegui configurar o meu tomcat para funcionar com o JSF, porém, toda vez que ele precisa fazer um acesso à alguma coisa com banco de dados, ele mostra o seguinte erro:

com.sun.rave.web.ui.appbase.ApplicationException: #{Inicial.botao_ok_action}: javax.faces.el.EvaluationException: java.lang.RuntimeException: org.apache.tomcat.dbcp.dbcp.SQLNestedException: Cannot create JDBC driver of class '' for connect URL 'null' com.sun.rave.web.ui.appbase.faces.ViewHandlerImpl.destroy(ViewHandlerImpl.java:601) com.sun.rave.web.ui.appbase.faces.ViewHandlerImpl.renderView(ViewHandlerImpl.java:302) com.sun.faces.lifecycle.RenderResponsePhase.execute(RenderResponsePhase.java:87) com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.phase(LifecycleImpl.java:221) com.sun.faces.lifecycle.LifecycleImpl.render(LifecycleImpl.java:117) javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:198) com.sun.rave.web.ui.util.UploadFilter.doFilter(UploadFilter.java:194)

Até onde eu sei, eu tenho que configurar uma data source, no tom cat? certo?

O problema, é que eu não sei como fazer isso… vi vários exemplos de configuração dos arquivos server.xml e web.xml, mas nenhum deles mostra onde eu devo colocar as modificações.

Exportei do Java Studio Creator a seguinte conexão:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<dataSources majVer="1" minVer="0">
    <dataSource name="dados"
        driverClassName="org.postgresql.Driver"
        url="jdbc:postgresql://localhost:5432/b_dados"
        validationQuery="select * from public.dados"
        username="postgres"
        password="senha"
    />
</dataSources>

Daí to perdidão…