Tomcat e Apache no mesmo servidor

Pessoal, instalei o Tomcat usando a porta 8080 para jsp e o Apache usando a porta 9090 para PHP no mesmo servidor, os dois serviços estão subindo normalmente.

Existe algum risco em rodar os dois na mesma máquina mas em portas diferentes?

Tenho várias aplicações em PHP e algumas em JSP/Servlets e preciso rodar todas.

Marcos

Marcos,

Não existe nenhum risco de rodar os dois no mesmo host (desde que as permissões de segurança do Apache e do Tomcat estejam devidamente configuradas). O fato de rodar os dois na mesma máquina não traz nenhum problema desde que o servidor disponha dos recursos necessários.

Agora você pode ter problemas com os teus usuários em relação a firewalls… Se vc puder deixar tudo na porta 80 é melhor, pois vai correr menos risco de ter o tráfego barrado por firewalls que fazem filtros de porta.

É possível integrar Apache + Tomcat… Dê uma olhada no mod_jk… Acredito que ele desempenhará um papel melhor no teu cenário, de ter tanto aplicações em JSP quanto em PHP.

[]s

Não tenho muita certeza, mas acredito que o “mod_jk” do bom e velho Apache pode não ser suficiente para o que você quiser fazer. Uma outra alternativa seria utilizar o bom e velho Apache escutando na porta 80 e agindo como proxy reverso para o Tomcat na mesma máquina, mas com o Tomcat escutando conexões HTTP em outra porta diferente da porta do Apache. Dependendo de qual caminho na URL for pedido nas requisições HTTP, o Apache entra como proxy reverso e redireciona as requisições para o Tomcat e também manda as respostas que o Tomcat gerou para o usuário.

Inté.

Obrigado pessoal, pelas dicas… Os dois serviços estão rodando normalmente e como não são muitos usuários acredito que não vai dar nenhum problema… Uma dúvida, como faço para mudar o enderço na url? Por exemplo hj uso ip:8080, como eu mudo para um endereço absoluto? tipo www