Tirando mais algumas duvidas

—> Quer dizer q eu posso me especializar so em J2se ?? Nao eh nesa sario q eu me aprofunde em J2me e J2ee para que possa ser realmente um bom programador (de respeito) da “linguagem java” ?? , e quanto a esse programadores que tem no mercado é “raro” encontrar programadores q saibam bem as 3 plataformas , ou a maioria se se especializa em um tipo de lataforma ?!? , qual a plataforma masi usada hje em dia no mercado e valea pena eu envestir em J2se (é muito usado para fazer programas , ou existe outra liguagem adequada p/ esse tipo de programacao0 (vale a pena eu aprender java no caso somente o J2se p/ criar somente esse tipo de programas ou n ?? ) com o J2se é posivel criar qualquer tipo de programa tipo editores de txto , programas com sitema de estoque , ate pogramas masi complexos tipo viausalizadores de imagens , conversors de arquivos , e tbm é posivel criar programas voltador p/ internet como discadores , grenciadors de rede , etc ?!? :arrow: :arrow:

Olha so … J2SE é o primeiro passo … vc pode sim ser um bom programador sem saber J2EE . Mas infelizmennte o que o mercado quer hj são sistemas para internet e num futuro muito proximo para celular . Portanto acho que realmente vc deva aprender , e aprender bem J2SE mas se vc quer entrar no mercado J2EE é essencial!
Quanto a sua duvida a respeito da capacidade do J2SE… ele faz tudo o que vc citou e muito mais !