Há muito tempo nunca tinha visto Java em outra posição a não ser em primeiro lugar, agora o C volta em primeiro, segundo o discurso do pessoal lá, que a linguagem Java vem perdendo influência para outras linguagens dentro de sua própria Plataforma JVM, por isso o declínio da linguagem e não da plataforma.
Eu não acredito muito em algumas pesquisas. Pois acho que isso varia de região para região. A pesquisa por exemplo pode ter sido feita em local onde se tenha mais programadores ou fanáticos em C. Talves algumas linguagens estejam empatadas. Este tipo de pesquisa e muito relativo é igual você jogar Cara e Coroa um ano você faz a pesquisa em um região da um resultado em outro em outro ano a pesquisa e feita em outra região o resultado sai outro. Por isso não acredito muito em pesquisas
o tiobe usa algumas estatísticas que podem não refletir o mercado exatamente, mas é cada vez mais claro a necessidade de conhecer bem mais de uma linguagem, e de que não há bala de prata. são diversas as personalidades da computação que tem “previsto” todo ano que cada vez mais o desenvolvimento será mais pulverizado entre as linguagens, e que java pode ser a última das “grandes linguagens”.
Esta claro que os criterios do TIOBE não levam em conta a produtividade do programador, e sim a popularidade da linguagem em sistemas de busca. Pra quem como eu, escolhe usar uma linguagem pela capacidade que ela tem em ajudar a resolver algum problema, esse tipo de classificação não faz sentido. Qual a importancia em saber que minha linguagem foi a mais falada por blogueiros na ultima semana?
Quanto mais popular no google, mais resultados.
Quanto masi resultados, mais sites falando dela.
Mais sites falando significa que PROVAVELMENTE mais pessoas estão se interessando.
Ou seja, popularidade maior significa maior uso.
Veja, o Ruby foi a última bolacha do pacote do ano passado. E …
Pára tudo que eu estava dizendo.
QUE PORRA É ESSA???
GO em 15?? Uma lingugam lançada ano passado pelo Google, que NEM O GOOGLE tinha projeto pronto em GO?
Pára meu. Dá um tempo.
Sabe qual o critério do TIOBE? Eles fumam maconha com lsd e depois olha os nomes das linguagens numa parede de vidro colorido e decidem qual a melhor.
Também acho! só porque uma pesquisa disse que sua linguagem de programação perdeu a 1ª Posição ela é ruim?
E quem programa e ganha muito dinheiro com as outras linguagem que estão em posições ruins!
Hum!!!
Nao tem grande impacto essa análise realmente, certo que o TIOBE não é de confiança, porem é apenas 7% de diferença nessa ultima analise. Acho que melhor que ficar discutindo a integridade da noticia é concentrar em ver que temos “N” linguagens e a cada dia temos mais “n+1” linguagem saindo no merdado Prometendo o FIM do Java.
[quote=saulods]Nao tem grande impacto essa análise realmente, certo que o TIOBE não é de confiança, porem é apenas 7% de diferença nessa ultima analise. Acho que melhor que ficar discutindo a integridade da noticia é concentrar em ver que temos “N” linguagens e a cada dia temos mais “n+1” linguagem saindo no merdado Prometendo o FIM do Java.
Abraço a todos[/quote]
Ainda que eu concorde que popularidade não é tão importante quando a linguagem chega num determinado patamar, é fato que a analise reflete um impacto na popularidade da linguagem java. O principal motivo disso não é que C tenha ficado mais popular, e sim, como disse o autor do topico, porque existe um interesse pulverizado entre essas diferentes linguagens que surgiram como alternativa ao java.
Acho que FIM do java vc exagerou um pouco. Porque alguem que hoje programa principalmente em Clojure, Groovy ou Scala desejaria o fim do Java ao inves de somar as habilidades?
Fato é que mercado com boas oportunidades para “especialistas Java” não existe ha muito tempo.