Time do Jruby pede demissão da Sun e vai para EngineYard

Eles dizem que vão continuar a trabalhar no Jruby, mas que saíram da Sun pela omissão da Oracle de dizer se iria continuar com o projeto ou não, interessante também que um dos colaboradores do Jruby comenta que eles querem cada vez melhorar a integração com frameworks em java como Hibernate.

http://www.itworld.com/business/72663/suns-jruby-team-jumps-ship-engine-yard

Ola Bini, também escreveu sobre isso esses dias.

http://olabini.com/blog/2009/07/charles-tom-and-nick-to-engineyard-and-the-future-of-jruby/

Realmente algo estranho.

Será que vai acontecer algo na Sun como aconteceu com o MySQL depois que a Sun comprou?

Na real, eu aposto uma jujuba que daqui a 2 meses eles estarão na Spring Source :stuck_out_tongue:

Nossa :shock:

Será mesmo que a Oracle não levaria o JRuby pra frente, principalmente depois de tanto progresso em tão pouco tempo?

eu penso que a oracle deve mater alguns projetos, pois ela deve incentivar a comunidade mantendo os atuais e criando novos projetos.

Ou então eles não perceberam a importância que tem a plataforma Java, e principalmente sua comunidade que é forte.

Vamos pensar neste cenário…

A oracle já cancelou 3 projetos…

O maior evento da sun não tem mais novidades(JavaOne)…

Redução de investimentos nos projetos atuais…

Qual será o comportamento da comunidade?

Mesmo a oracle cortando tudo, vamos criar projetos open source em Java?

E essa plataforma maravilhosa que nós temos, deixamos?

não estou afirmando, é só para refletir.

Olá

Eles começaram o JRuby fora da Sun. Depois que entraram na Sun, continuaram sozinhos como um grupo a parte pois a Sun investiu mesmo no projeto Kenai. Sairam da Sun e foram para uma empresa totalmente comprometida com Ruby.

A Engine Yard é uma empresa de hosting da California cujo principal business é hospedar sites em Rails mas é uma verdadeira referência para os rubistas e railers. É lá que fica hospedado o github. Eles são os mantenedores do Ruby 1.8.6. Lá trabalham alguns desenvolvedores muito conhecidos como Evan Phoenix e Brian Ford do Rubynius (segundo site deles: We believe that Rubinius is the future Ruby implementation that will be the highest performance option on the market).

É claro que o futuro do JRuby perde um pouco da credibilidade.

Mas aceito brincando sua aposta porque não percebo nenhuma hipótese de irem para a Spring Source.

[]s
Luca

Achei curioso o fato da Engine Yard ter contratado a equipe do JRuby, já que no fim do ano passado, devido à crise financeira, eles demitiram parte da equipe do Rubinius. Caso eles já tenham se recuperado dos eventuais problemas financeiros, imagino que faria mais sentido contratar novamente os desenvolvedores demitidos, já que a Engine Yard investe há bastante tempo no Rubinius.

Agora, se não me engano, a Engine Yard vai ter mais gente trabalhando no JRuby do que no Rubinius, já que a equipe do Rubinius só tem 2 desenvolvedores (Evan Phoenix e Brian Ford), enquanto a equipe do JRuby possui 3 (Charles Nutter, Thomas Enebo e Nick Sieger).

Enfim, presumo que, no mínimo, eles queiram diversificar no investimento das implementações do Ruby, não mais favorecendo o Rubinius.

Vou dar minha opinião sincera. No começo, todo mundo achava que JRuby seria a bola da vez em cima da JVM. Porém, não é bem assim. A evolução foi tamanha que JRuby não é lá a linguagem ++ da JVM.
Também duvido que a Spring Source contratem esses caras. Eles tem um compromisso com Groovy, já que estão com a mão no Grails. JRuby só ficou bem conhecido por causa do Rails, verdade seja dita. Antes do Rails, Ruby era só mais uma linguagem e JRuby estava lá, com seus passos de tartaruga.

"

quais ?

Acho que eles fizeram o certo, mas acho que a EY está concentrando uma boa parte da vida do Ruby.

Até!

Tá todo mundo achando que a oracle ta mandando e desmandando la dentro, quando ela nem pode fazer isso.

A Compra ainda não foi aprovada.
Na verdade acredito que o pessoal do JRuby, saiu por falar com a oracle, se ela tinha planos, eles não fizeram nada, assim o pessoal caiu fora.

Não foi a oracle que cortou os cara não, pelo menos publicamnete :slight_smile:

[]'s

A Oracle nem pode fazer nada. Enquanto a aquisição não termina, o time era da Sun e só a Sun poderia falar sobre a equipe. Se eles chegassem para alguém da Oracle e perguntasse como ia ser, a única resposta que eles poderiam dar é “Sei lá”. Claro que eles devem ter ouvido boatos e contado com informações que não poderiam ser divulgadas publicamente, mas mesmo assim a ação partiu dos 3 profissionais e não da Oracle.

Até!

Para faelcavalcanti.

Eu não estou afirmando que a Oracle cancelou 3 projetos, se vc ler novamente vai ver que eu criei um cenário para reflexão.

abs.

Faz alguma diferença? Acredito que não.

Será irão competir com Grails?

hehhe… acho que a oracle ta mandando na sun sim, assistindo um video do JavaOne, CEO da oracle ja estava falando como CEO da Sun…

é obvio que os cara Jruby devem ter ouvido algo assim pelos corredores(“quando transação terminar você serão os primeiros demitidos, imagine como deve estar o clima na alta diretoria da SUN”)

acho que a politica da oracle vai ser bem simples :

• vão descontinuar todos os produtos da sun que concorrem com produtos da oracle(produtos baseado em java)
  • toda a parte de hardware da sun eles vão vender(depois da crise) basicamente pelo mesmo preço que eles compraram a Sun toda.
  • Mysql terá uma morte lenta (melhor para postgresql)
  • A Sun é empresa aberta e focada em pesquisa cientifica, uma empresa de alta tecnologia , a oracle vai jogar tudo isso no lixo e transforma a Sun em Departamento(Plataforma Java para produtos da Oracle)
  • Aquele S.O da sun já era… tb

e no final a oracle vai ser dona da plataforma java, basicamente sem gastar nada!

e com o passar do tempo a comunidade vai ir ficando cada vez mais restrita (e rica) .

a Sun não deveria ser vendida… deveria aguentar firme ela tem capital para isso, ou deveria vender só as partes que tem muito prejuizo.

Olá

Atualizando… a Spring Source foi comprada pela VM Ware ($362 million in cash and equity plus the assumption of approximately $58 million of unvested stock and options. )… veja o TheServerSide de hoje em http://www.theserverside.com/news/thread.tss?thread_id=55430

Coloquei aqui em resposta a sua aposta para que você veja o comentário do Dion Almaer (3o de cima para baixo)

Será que vou ter que pagar uma jujuba?

[]s
Luca

"

A Oracle não vai fazer nada disso. Tá na hora de parar com essa visão de fim do mundo:

• Oracle e Solaris caminham juntos a mais tempo que muita gente aqui desenvolve em Java. Todas as versões novas de Oracle saem PRIMEIRO para Solaris, depois para outras plataformas;

• A Oracle matar o MySQL é uma burrice sem tamanho, afinal o MySQL é um dos motores da Web;

• O CEO da Oracle, quando comentou sobre a compra da Sun, disse que a grande vantagem da compra era que a empresa poderia vender hardware e software integrados, sendo a única empresa no mundo capaz de vender do servidor a suite de escritório da empresa.

O pessoal do JRuby saiu pra uma empresa focada em Ruby/Rails. Só isso.