Tiles ao invés de include?

Olá!!
Primeiro, adorei o fórum, comecei a utilizá-lo com mais frequencia e achei ótimo.
Segundo, Sou nova no desenvolvimento com struts (na verdade ainda estou estudando a arquitetura).
Estou com uma dúvida, talvez meio boba, se alguém puder me ajudar…: :?: Qual é a real vantagem de usar Tiles, ao invés de adicionar as tags do jsp
<@include file = arq.jsp> com partes reusáveis como headers ou menus?
Vou estar aproveitando código da mesma forma, e talvez de uma forma mais simples, sem precisar de todos aqueles arquivos de configuração do tiles. Sei que o objetivo do MVC é retirar das jsp tudo que for scriptlet, e deixar um código limpo, mas quero saber se há alguma outra vantagem na utilização das Tiles…
??
Obrigada :lol:

Oi

Taty, de cara, já da pra ver que vc vai ter que duplicar, triplicar, quadruplicar, infinitamente os seus includes, em todas as páginas. E segundo, o mais importante, o Tiles implementa o Padrão de Projeto Composite View no teu projeto…

T+

Sem falar na integração com o Struts!

eu nunca usei esse tiles e nem sei pra q serve, uehuehue, mas isso tu tb pode fazer com uma simples tag… por ex, tu tem um header.tag com esse conteudo:

salva esse arquivo em WEB-INF/tags, e numa index.jsp tu mete isso:

[code]<%@ taglib prefix="my" tagdir="/WEB-INF/tags" %>

<html>
<my:header/>

</html>
[/code]

pronto… tudo na especificação :slight_smile:

a real vantagem de usar tiles não é simplesmente dar includes de páginas…

mas sim fazer definitions herdarem de definitions (Templates)…
esses includes apenas serão inseridos nas MacroPaginas JSP, e não em todas…

com isso você simplesmente se preocupa em cada página com o que realmente ela representará sem precisar sempre se preocupar em inserir uma taglib de header, outra de menu, outra de footer, outra de menu secundario, outra de TnksToJuJo, etc :wink:

Digamos que vc utilize uma aplicacao que tenha HEader, menu, body e footer ok… a cada pagina vc insere uma taglib para esses caras… nao eh muito penoso apesar das tables, etc etc…
agora pense que se vc quiser inserir mais um menu, em algum lugar da pagina… ja pensou em quantas paginas vc vai ter que abrir, colar codigo???

bom na proxima WebMobile terá um artigo sobre o uso de Tiles e DynaForms…

Abraços!!