Ola pessoal, á alguns dias tenho sido atormentado por esse fantasma. Moro em salvador tenho 20 e estou no segundo semestre do curso de SI em uma faculdade privada na cidade (cancelei o curso de ADM no IFBA para isso), sou apaixonado por programação e números e tenho facilidade para aprender sozinho, mas cada vez que vejo os comentários na internet me da um desanimo total. Baixos salários, falta de reconhecimento, entre outros. Amo essa área, mas não adianta isso se não for reciproco, esforçar-me ao máximo e não ter um retorno razoável para manter um padrão de vida. As vezes penso em fazer engenharia mas com uma tremenda tristeza hehehe, mais e ai, na real nesse vale a pena fazer ti?
Como dizia Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”
Se você esta aprendendo a fazer o que gosta e tem facilidade, não vejo motivo pra desmotivação. Você parece sim dar muuuuito valor pro que outras pessoas pensam (pra estar atormentado pelo que lê em fórums da internet) e isso passa uma impressão de insegurança.
Apenas um conselho, mas talvez você devesse tentar descobrir as causas dessa insegurança antes de tentar perguntar se X vale a pena.
Vai entrar na área apenas pela grana? Então desista enquanto é tempo.
Reconhecimento profissional vem com o tempo, dedicação, esforço, investimento.
Comentários são tendenciosos, expõem apenas o que vivenciamos e não a completa realidade.
O nordeste é um dos mercados que mais prometem nos próximos anos. Falta mão de obra qualificada, isso é fato. Se você conseguir oferecer, ao menos, qualidade, já terá emprego garantido.
Enfim, vai de ti. Como te disse, se vai entrar nessa pelo dinheiro imediato, saia dessa vida já. Monte um grupo de axé e se torne rico.
Boa.
Eu estou muito bem profissionalmente. Tenho passado por empresas muito boas e estou satisfeito com meu salário e trabalho atuais. Falta muita gente no mercado de trabalho. Quando falo isso me refiro à profissionais realmente qualificados e não acomodados. Esses são disputados pelas empresas, podem “escolher” onde trabalham e são reconhecidos. Depende muito mais de você do que de qualquer outra coisa.
Ah no início não é fácil não, geralmente pra ninguém. É preciso estudar, se dedicar, trabalhar muito e gostar mesmo da área.
O importante é você fazer bem o que gosta .
Acho que informática esta sendo muito criticada mas isso vai ser bom para a evolução de nossa área profissional pois TI é uma profissão nova e esta carente de BONS PROFISSIONAIS. Hoje TI é importante para os negócios das empresas e sem TI as empresas não são competitivas .
Infelizmente, TI esta cheia de CURIOSOS e esses sim estão PREJUDICANDO a visão que os outros setores tem de TI pois são pessoas despreparadas que não sabem o seu valor.
É importantíssimo ter algum tipo de diferencial. Sem isso, você é mais um, e vai ter um salário lixo.
Aprenda um diferencial com base na necessidade da região, e com certeza a carreira vai compensar muito.
Alem de eu gostar dessa area, acho que a area de TI é uma das melhores para trabalhar, ainda mais se for comparar com outras areas como enfermagem, direito, e até engenharia e odontologia. mas porque?
Porque nossa area, apesar de não ser fácil ganhar mais que 8k, ela é estável. Para um advogado ganhar bastante dinheiro, alem de precisar ser bom, precisa manter seus clientes, para engenheiros e dentistas, eles precisam ter negócios próprios para conseguir ganhar realmente bem (6k+), e isso ainda é instável, meses podem ganhar 12k, mas meses podem vir 3k. Eles estão ligados diretamente com a concorrência.
Nós como funcionários não (claro que se encaixa no mesmo acima, se o cara se arriscar em empreender), nós podemos talvez não ganhar muito, em se tratando de média salarial, mas depende só de nós para conseguir um salário com mais de 8k, e dificilmente você ficará sem emprego ou precisará trocar de area, com uma pequena base de conhecimento porque não está dando dinheiro.
Essa é a visão de mercado, mas resumindo, como o drsmachado disse, não adianta nada fazer só por dinheiro, se não, não aguenta 10 anos na área.
Essa área precisa de muito estudo, muita dedicação e vontade de aprender novas coisas e, dificilmente alguem que não gosta, vai “perder” seu tempo livre, pra estudar alguma coisa.
No geral as pessoas que estão fazendo esses comentários, simplesmente são profissionais que não gostam de estudar
ou perderam a vontade de evoluir.
Hoje em dia o mercado está assim:
Área de (Informática) ou (TI) levando para a especializações abaixo:
-Técnico de Informática, TI, Suporte, Assistente, e etc => tudo relacionado a coisas técnicas
ou coisas de suporte na minha modesta opinião são áreas que não compensam investir por 3 motivos:
1 - tem muita terceirização
2 - tem muita empresa de consultoria
3 - salários muito baixos e falta de plano de carreira
Digo isso baseando minha experiência de mais de 8 anos no ramo Técnico de Informática e Analista de Suporte
Área de (Informática) Desenvolvimento (Seja Programação ou Banco de Dados ou algo relacionado)
Acho que compensa muito pois pelo que tenho visto, quando mais você estuda, além de aprender você
aumenta seu leque de opções de empresas para trabalhar e também de salários para receber.
Eu estou muito feliz de ter saído da área Técnica ou de Suporte
e ter ido para a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas…
Não me arrependo nem 1% de ter largado 8 anos de Técnico e Suporte para entrar na facul em Sistemas de Informação
e começar a trabalhar com Java.
Bom mas depende de você, pois se você não quer acreditar no teu potencial eu não posso fazer nada.
Mas se você gosta de programação então siga seu sonho e faça o que você gosta…
Eu particularmente nunca vi programador reclamar de salário ou algo do tipo…
ISSO PORQUE PROGRAMADOR QUANDO SE SENTE MAL NA EMPRESA… rsrsrs vai pra uma outra melhor
dá tchau e bença e que se dane o resto.
Desculpa o baixo calão mas se não for assim não dá para entender …
Já estou a 16 meses trabalhando com java e a cada dia eu amo mais o que faço.
Abraço.
Valeu pessoal! Ficava com tanta duvidas pois não tive nenhum contato com o mercado ainda. Meu professor me deu uma orientada ja deu pra entender que o negocio é se dedicar muito. Obrigado a todos
Só dependerá de você!
Vá em frente…
[quote=igor_ks]Alem de eu gostar dessa area, acho que a area de TI é uma das melhores para trabalhar, ainda mais se for comparar com outras areas como enfermagem, direito, e até engenharia e odontologia. mas porque?
Porque nossa area, apesar de não ser fácil ganhar mais que 8k, ela é estável. Para um advogado ganhar bastante dinheiro, alem de precisar ser bom, precisa manter seus clientes, para engenheiros e dentistas, eles precisam ter negócios próprios para conseguir ganhar realmente bem (6k+), e isso ainda é instável, meses podem ganhar 12k, mas meses podem vir 3k. Eles estão ligados diretamente com a concorrência.
Nós como funcionários não (claro que se encaixa no mesmo acima, se o cara se arriscar em empreender), nós podemos talvez não ganhar muito, em se tratando de média salarial, mas depende só de nós para conseguir um salário com mais de 8k, e dificilmente você ficará sem emprego ou precisará trocar de area, com uma pequena base de conhecimento porque não está dando dinheiro.
Essa é a visão de mercado, mas resumindo, como o drsmachado disse, não adianta nada fazer só por dinheiro, se não, não aguenta 10 anos na área.
Essa área precisa de muito estudo, muita dedicação e vontade de aprender novas coisas e, dificilmente alguem que não gosta, vai “perder” seu tempo livre, pra estudar alguma coisa.[/quote]
Você precisa gostar mesmo da área pra dizer que trabalhar o dia inteiro e nas horas vagas é “estabilidade” e que isso é bom.
Não entendi o que quis dizer
[quote=igor_ks]
Não entendi o que quis dizer[/quote]
Estabilidade implica você ser capaz de extrair valor do seu trabalho. Funcionário por outro lado é aquele que não é capaz disso, por isso ele se junta àqueles que são, os empreendedores.
Gostar de trabalhar nas horas livres quando deveria estar com a família ou se divertindo não é sinal que sua carreira é estável, e sim que você é um viciado em trabalho a espera de um colapso iminente.
[quote=carlos alexandre moscoso][quote=igor_ks]Alem de eu gostar dessa area, acho que a area de TI é uma das melhores para trabalhar, ainda mais se for comparar com outras areas como enfermagem, direito, e até engenharia e odontologia. mas porque?
Essa área precisa de muito estudo, muita dedicação e vontade de aprender novas coisas e, dificilmente alguem que não gosta, vai “perder” seu tempo livre, pra estudar alguma coisa.[/quote]
Você precisa gostar mesmo da área pra dizer que trabalhar o dia inteiro e nas horas vagas é “estabilidade” e que isso é bom.[/quote]
Ele disse que o mercado é estável, dificilmente está sendo acometido por “flutuações”.
Sempre tem serviço, sempre tem o que ser feito. Sempre é possível corrigir ou melhorar algo, ou até criar outra coisa totalmente nova.
Área boa é área que tem serviço. Sem serviço não tem dinheiro, sem dinheiro não tem trabalho.
O bom profissional de TI está sempre esperto com o mercado. Geralmente sai de uma empresa com carteira carimbada pra outra melhor já. Com devido esforço nossa área tem um percentual de progresso profissional bem mais alto que outras áreas. Claro que tudo isso em condições normais, deixemos as exceções de lado.
Eu nao disse que gosto de trabalhar nas horas vagas, disse que quando estou com horas vagas e estudo alguma coisa, é por vontade própria e não como um sacrifício obrigatório para me dar bem na vida.
O que é totalmente diferente…
Ver uma materia na TV que fala sobre novas tendencias e o mercado de Java por exemplo, é um tipo de estudo, e não vou recusar de ver essa matéria, muito pelo contrário, vou gostar.
Não vou ver esse tipo de coisa e pensar, “Trabalhei com isso o dia inteiro, nao quero mais saber de Java por hoje”.
O que também é diferente de “gostar de ficar no computador”. Raramente ligo computador em casa, ligo apenas para coisas necessárias
Bom, nao sei se consegui diferenciar, mas você entendeu errado.
[quote=igor_ks]Eu nao disse que gosto de trabalhar nas horas vagas, disse que quando estou com horas vagas e estudo alguma coisa, é por vontade própria e não como um sacrifício obrigatório para me dar bem na vida.
O que é totalmente diferente…
Ver uma materia na TV que fala sobre novas tendencias e o mercado de Java por exemplo, é um tipo de estudo, e não vou recusar de ver essa matéria, muito pelo contrário, vou gostar.
Não vou ver esse tipo de coisa e pensar, “Trabalhei com isso o dia inteiro, nao quero mais saber de Java por hoje”.
O que também é diferente de “gostar de ficar no computador”. Raramente ligo computador em casa, ligo apenas para coisas necessárias
Bom, nao sei se consegui diferenciar, mas você entendeu errado.[/quote]
É porque você tinha falado que pra ganhar 8k só depende de você, mas isso claramente não é verdade porque depende de sacrifícios tantos pessoais (estudar mesmo depois de trabalhar 10h por dia) como da intenção de outros (e existência de um empreendedor que seja capaz de extrair pelo menos 16k do seu trabalho e resolva decidir compartilhar a metade com você).
Quantos que vc acha que desenvolvedores seniors ou arquitetos de softwares ganham em empresas privadas em SP?
Claro que tem seniores que ganham 4k,5k, mas acredito que também tenham os que ganham 8k+
Alem disso, com pequenas rendas por fora, nao necessariamente “um empreendimento”, da pra tirar uns trocados
Minha opinião: Vale a pena sim.
Eu tenho menos de 4 anos na área, não é muito, mas também já está em um nível em que não é pouco.
Passei por um bom número de projetos, uns piores em uns pontos, outros melhores em outros, existe de tudo por aí. Isso conta muito na minha opinião, tem projetos bons que te motivam, e tem projetos ruins que te desmotivam. O importante é você saber que independente de onde esteja tem que fazer o seu trabalho.
Tem muita gente que só quer fazer aquilo que gosta, mas (principalmente no início da carreira) nem sempre é assim. As vezes tem que aprender a fazer o que a vó de muitos já dizia: Engole o choro e faz isso logo.
Mas pra mim todas as oportunidades foram me ensinando coisas novas, tanto de mercado quanto de conteúdo técnico, e todo esse conhecimento é válido. Eu vi também de primeira mão que se você não gosta da área é melhor sair fora logo, porque senão se tornará um profissional medíocre (que apesar de ter uma conotação negativa, só quer dizer que você está na média, nada de especial).
Agora você parece gostar da área, então se realmente essa é a verdade, vai com tudo
Amigo vou dar meu exemplo, na minha cidade é pouco valorizada a área de TI.
Mas amo de paixão o que eu faço que é programar !
Deixei empregos de salários muito bom para estagiar em uma empresa, de onde apareceu uma oportunidade
onde eu tinha que mudar de estado e continuar trabalhando com desenvolvimento, porém teria mais
responsabilidades e teria muito mais a aprender, hoje tenho apenas 20 anos como você, e estou bem (ainda há
muito mais) financeiramente, e profissionalmente.
Lembrando que sempre há muito a crescer ! e se você realmente gosta, “vamo simbora” que o resto vai conquistando.