Mais um ranking de linguagens, pelo menos neste, a metodologia parece bem clara, melhor que o TIOBE com seus métodos ainda cheios de dúvidas:
http://redmonk.com/sogrady/2012/09/12/language-rankings-9-12/
E o resultado:
1 - JavaScript
2 - Java
3 - PHP
4 - Python
5 - Ruby
6 - C#
7 - C++
8 - C
9 - Objective-C
10 - Shell
11 - Perl
12 - Scala
13 - Haskell
14 - ASP
15 - Assembly
16 - ActionScript
17 - R
18 - Visual Basic
19 - CoffeeScript
20 - Groovy
Interessante ver javascript la no topo, mas tambem, existe algum site/sistema web no mundo que não usa um mínimo de javascript?
Acho que javascript está no topo, pois além de qualquer projeto que use html provavelmente vai usar algo de javascript, esses rankings se baseiam em fóruns de busca e tal, e acredito que dúvidas de javascript sejam muitas.
Por exemplo, eu programo em java, mas frequentemente tenho que ir no google, e por consequência acabo muitas das vezes parando no stack overflow ou aqui para procurar algo de javascript ou jquery.
Se for assim html devia estar no topo.
Javascript em 90% dos casos é usado apenas para validações e mo maximo um ajax, bem diferente de linguagens como java,c,php que tem o core dos sistemas.
Html não é linguagem de programação.
E todas os projetos de todas as linguagens em projetos web vão acabar usando javascript, então o ranking está correto em mostrar ela como sendo a mais usada.
É vai de interpretacão, eu acho que não da para considerar javascript como linguagem de programação igual as outras, praticamente nenhum site usa apenas javascript ele depende de outra linguagem.
por exemplo JSF entre outros frameworks component based geram todo o javascript, html e css, programando em java.
Enfim css,javascript e html são com caso a parte, é para interface. as outras são os programas em si.
Amigão, já ouviu falar em node.js?
Em produção NÂO somente em estudos e brincadeiras, tem mto mais coisa em scala em produção do que em node.js
tbm não tem nen desenvolvedores no mercado para serem contratados.
[quote=Diabo Loiro]Em produção NÂO somente em estudos e brincadeiras, tem mto mais coisa em scala em produção do que em node.js
tbm não tem nen desenvolvedores no mercado para serem contratados.[/quote]
estude… não só nesse exemplo server-side, mas também do lado cliente, js vem sendo reconhecido (tardiamente, por sinal) como uma linguagem rica e avançadíssima.
já estudasse MESMO js? pq fazer validação, hoje em dia até designer tá sabendo. agora manipular o DOM eficientemente, consumir serviços de APIs Restful, aí é mais 500.
Eu uso js eu trabalho para um portal de internet, realmente isso é levado a serio isso aqui mais são poucas empresas q usam js de forma agressiva(tipo gmail,netshoes etc…) e correta, 90% das empresas desenvolve CRUDS personalizados e o uso de js é apenas para validar e ajax no maximo.
é por isso que estou falando que não faz sentido esse ranking proporcionalmente falando…
mas, eu ainda acho, isso balela, cara, isso pode passar longe da realidade, porque isso naum tem como ser dimensionado, o uso de cada linguagem, por n motivos.
A metodologia do TIOBE continua sendo melhor pq é baseado em mecanismos de busca, muito mais representativo que dois sites usados por um determinado perfil de profissional.
Ranking baseado em site de busca também acho complicado.
Uma pessoa pode ser muito proeficiente na linguagem e caso não procure com muita frequência o site, a linguagem cairia no ranking porque a pessoa não entrou no local onde a pesquisa foi feita.
Estou falando de uma pessoa, porém imagine um grande conjunto de usuários.
Bem complicado essa questão de ranking.
Talvez se considerassem vários locais, como anúncios de emprego, o próprio github, sites de busca e tal.
Acho que até o tiobe já faz isso.
[quote=lele_vader]Ranking baseado em site de busca também acho complicado.
Uma pessoa pode ser muito proeficiente na linguagem e caso não procure com muita frequência o site, a linguagem cairia no ranking porque a pessoa não entrou no local onde a pesquisa foi feita.
Estou falando de uma pessoa, porém imagine um grande conjunto de usuários.
Bem complicado essa questão de ranking.
Talvez se considerassem vários locais, como anúncios de emprego, o próprio github, sites de busca e tal.
Acho que até o tiobe já faz isso.
[/quote]
Bom, não acho que seja só fóruns sobre dúvidas, sites de emprego e repositórios certamente são indexados por mecanismos de buscas, logo é coberto pelo TIOBE.
Mas de fato é complicado querer tratar esses números como fato jornalístico.
Na minha opinião, a metodologia desse site é até melhor que a do TIOBE.
Pelo menos no Github você sabe que são projetos reais sendo feitos.
E mesmo no Stack Overflow as perguntas mais recentes podem servir de indicador (na falta de algo melhor).
Apesar de eu achar que nossa classe possui uma ampla maioria silenciosa.
Não estão escrevendo blogs, colocando projetos no github, talvez mal consultem o google.
Uma observação em relação ao javascript.
Nos projetos do Github ele deve ser usado como ferramenta principal do projeto sim.
A comunidade do Node.js parece estar num ritmo frenético.
(Diferente das aplicações do dia-a-dia por aí que realmente só utilizam pra validação).
Sobre javascript, sim, tem o HYPE do node.js, e esta de que “estao reconhecendo como linguagem avançada” sei não, parece os evangelistas do node.js falando :lol:
Eu to vendo é o outro lado, alguns falando diferente, javascript é um acidente de percurso, linguagem criada em 1/2 semanas, e que ja é uma bomba no browser, ai foi alguem q nao tinha o que fazer e meteu ela no server tambem pra acabar com tudo de uma vez :twisted: :twisted: Mas isto foi coisa que li por ae, tipo esta ultima aqui: Why Node.JS is absolutely terrible, tinha outro tambem que nao me lembro agora.
Porem, tirando o server side(node.js), esta de que é usada apenas para pequenas validações no cliente, tambem não é por ae, ta cheio de framework javascript pra ser usado no lado cliente, como o backbone.js, extJS etc. onde o uso de javascript no lado cliente fica bem hardcore. Basicamente tu faz uma camada REST no server side e o resto é tudo javascript no cliente fazendo chamadas a esta API.
Mas o fato é que realmente o javascript ganhou interesse.
[quote=fredferrao]Sobre javascript, sim, tem o HYPE do node.js, e esta de que “estao reconhecendo como linguagem avançada” sei não, parece os evangelistas do node.js falando :lol:
Eu to vendo é o outro lado, alguns falando diferente, javascript é um acidente de percurso, linguagem criada em 1/2 semanas, e que ja é uma bomba no browser, ai foi alguem q nao tinha o que fazer e meteu ela no server tambem pra acabar com tudo de uma vez :twisted: :twisted: Mas isto foi coisa que li por ae, tipo esta ultima aqui: Why Node.JS is absolutely terrible, tinha outro tambem que nao me lembro agora.
Porem, tirando o server side(node.js), esta de que é usada apenas para pequenas validações no cliente, tambem não é por ae, ta cheio de framework javascript pra ser usado no lado cliente, como o backbone.js, extJS etc. onde o uso de javascript no lado cliente fica bem hardcore. Basicamente tu faz uma camada REST no server side e o resto é tudo javascript no cliente fazendo chamadas a esta API.
Mas o fato é que realmente o javascript ganhou interesse.[/quote]
Eu não acho que seja avançada e particularmente odeio também.
Mas hoje em dia, a melhor arquitetura pra aplicações web, ao meu ver, seria essa que disse: frontend quase todo em javascript.
Agora, esse artigo e aquele mais famoso Node.js Is Cancer, pra mim é mais coisa de hater mesmo.
Vendo o tanto que se fala mal de Java, por exemplo, dá impressão que levaria anos pra fazer qualquer coisa com ele.
Muito interessante, vou guardar aqui para acompanhar esse ano.
Abraço.
Eu trabalho com Java Web e utilizo muito javascript. Sistemas web com telas dinâmicas e com interatividade são um diferencial. Quem utiliza muito JavaScript sabe do poder que essa linguagem tem. Para quem não utiliza JavaScript, ela será sempre uma linguagenzinha para validar seus formulários.
Sinceramente, não acredito em nenhum ranking. Para mim, é como aquelas pesquisas de opinião a respeito de intenções de voto.
Vamos supor que a mídia noticie que uma linguagem de programação permite programar apenas com o pensamento. Essa linguagem será extremamente pesquisada em mecanismos google like. Isso a torna a linguagem mais utilizada no mundo?
Se vocês repararem nos tópicos do guj, verão que eles são sazonais. Ou seja, tem períodos em que chove perguntas de algoritmos, lógica e java básico. Depois, de interface gráfica. Aí, sobre algumas APIs como iReport e JFreeChart. Por sua vez, os frameworks como Hibernate, Struts e JSF aparecem. Então, podemos assumir que isso ocorre devido ao ciclo de ensino que as instituições seguem. Isso só falando em guj e apenas em java. Já imaginaram sobre C, Pascal e outras linguagens que são utilizadas no meio acadêmico?
Galera, sinceramente, vocês poderiam discutir coisas mais produtivas, como o câncer contagioso que ameaça extinguir os diabos-da-tasmânia. Ops, isso não tem a ver com tecnologia, sorry.
Eu realmente gostaria de saber pra que continuam criando posts sobre rankings…
Primeiro, por que só levam a discussões sobre a confiabilidade do próprio ranking, que no geral é baixa ou, no mínimo, questionável.
Segundo, por que os rankings não indicam o que é mais usado na sua região, isso é o caderno de empregos que vai indicar. De que adianta saber o que é mais buscado “no mundo”? Ou “no geral”?
E terceiro, porque, no fundo, o ranking é um assunto passível de flame, que não altera em nada nossa vida.
Posso trancar o tópico, ou alguém está vendo alguma coisa de útil nessa discussão?