TextUML Toolkit 1.2 com maior cobertura de UML

Acaba de ser lançado o TextUML Toolkit 1.2, uma ferramenta para modelagem UML que usa uma notação textual. O TextUML Toolkit é publicado como um componente de código-aberto para o Eclipse 3.4.
Funcionalidades da nova versão:

Versões anteriores do TextUML Toolkit (1.0 e 1.1) foram anunciadas aqui no GUJ no passado. Um sumário das funcionalidades do TextUML Toolkit aparece aqui. Veja também: tutorial - guia da notação - F.A.Q. - blog - forum.

Para instalar o TextUML Toolkit, aponte o mecanismo de atualização de componentes do Eclipse para: http://abstratt.com/update/

Feedback da comunidade do GUJ será bastante apreciado. Além disso, o projeto procura interessados em contribuir em áreas como desenvolvimento, teste e documentação.

delete.

alguém tem mais informações a respeito? fiquei interessado…

É o sonho de qualquer arquiteto e/ou desenvolvedor, poder efetuar manutenção em ambiente MDA via código. Sem ter que rodar um rational rose ou magicdraw.

Uma das dificuldades que tenho encontrado no desenvolvimento do TextUML Toolkit tem sido obter feedback de usuários para melhorar a qualidade do projeto. Poderia ser mais específico? Que tipos de problemas?

Tiago, estou à disposição para responder às dúvidas que tiveres.

o TextUML suporte engenharia reversa? de modo que agente possa mandar o modelo sincronizado com o código?
acho que isso é muito interessante… abraços.

[quote=tiagomac]o TextUML suporte engenharia reversa? de modo que agente possa mandar o modelo sincronizado com o código?
acho que isso é muito interessante… abraços.[/quote]
Tiago, o TextUML Toolkit não contém essa funcionalidade. O plug-in Java2UML do Topcased pode criar modelos no formato Eclipse UML2 a partir de código Java. Esse é o mesmo formato ‘objeto’ do TextUML Toolkit, e pode ser visualizado (engenharia reversa) na notação TextUML (mas não editado, a não ser que copies o fonte mostrado para um novo arquivo .tuml).

Um tutorial sobre como instalar o Java2UML aparece aqui.

delete