Testes realizados pelo cliente

Pessoal, discute-se bastante sobre testes realizados pelo lado do devenvolvimento.

Gostaria de saber qual a experiencia de você com os testes realizados pelo cliente.
Seus clientes acreditam fielmente em vocês (fornecedores) e colocam o produto entregue direto em produção ou é realizado um teste funcional por eles, e como isso ocorre.

Pergunto isso porque agora estou trabalhando do lado do consumidor de software e estou com uma dificuldade muito grande no processo de homologação das entregas. Não podemos fazer o teste unitário pois não temos este acesso, recebemos o produto “acababado”

aqui onde trabalho, ocorre o seguinte processo, existe o teste unitário feito pelos desenvolvedores, depois o teste funcional (unitário tb), a homologação da versão, ai vai para o cliente e lá geralmente são realizados testes fora da produção pra ver se td q foi pedido na versão esta ok, ai sim eles colocam em produção…creio q mtas empresas trabalham assim e seguem esse processo…acho q eh sempre bom testar mto bem antes de colocar na produção…espero ter ajudado! falow!

Bem, eu ainda não dei o “azar” de ser cliente num caso desses, mas você não poderia fazer uns testes de aceitação com Selenium (se for web) ou usando algum testador de guis se for desktop?

Ou melhor ainda, você senta com eles, cria os cenários nessas ferramentas e diz que eles só podem entregar o sistema pra produção quando todos esse cenários tiverem passado.

Aqui onde trabalho, são feitos teste pelo pessoal de desenvolvimento… não muito a fundo… o pessoal de testes da uma geral em tudo… e ainda alguns clientes avaliam em versão beta…

Quanto mais teste melhor…

Uma coisa interessante é fazer o cliente participar ativamente do teste do software através de testes de aceitação que ele mesmo possa escrever.

Uma ferramenta que facilita muito isso, é o EasyAccept http://www.easyaccept.org/

O cliente escreve testes de aceitação (validação) e numa fase posterior faz a verificação num ambiente mais perto do de produção. Uma espécie de fase Beta.

Xandro,

A sua situação tem solução, como já foi detalhado nas outras respostas.
Ja trabalhei na mesma condição que a sua e sem a realização de testes unitários.

1. O que você recebe de documento sobre a solicitação do cliente? Há requisitos? Detalhados?
    Se há, é neste documento que você deve se basear para saber as solicitações do cliente e acompanhar a execução do teste.

2. Se há requisitos, mas não bem detalhados, é preciso definir o que será entregue. Do contrário seu trabalho não termina nunca. O cliente irá sempre solicitar algo.

3. Você não tem documento nenhum. Não há como saber o que o cliente pediu. Faça reuniões e alinhe estes pontos, para você saber o que deverá ser testado.

4. Como testar? Podem ser testes manuais ou automatizados e com ou sem a presença do cliente.
    Trabalhei em um banco e dependendo do sistema, o cliente vinha ou não testar. Todos os testes eram manuais e na maioria das vezes, eu é que testava e o cliente acompanhava, às vezes ele solicitava algum teste mais específico. Em alguns casos, o cliente é que testava o software.
    Neste banco, o cliente acessava o sistema no ambiente de teste, não era usada uma versão Beta.

Gostei muito da resposta do ‘lebeziatnikov’, é um caminho.

Devemos manter o cliente satisfeito, mas também devemos ter a consciência do que será possível realizar no prazo estipulado. Eu sempre levo em consideração a criticidade dos problemas apontados e ataco o mais importante. O restante negocio para futuras versões.

Espero ter ajudado!!! :wink:

Pessoal, como eu elaboro uma documentação para teste de software, não to sabendo muito bem por onde começar.

Eu devo testar o que de início? Documentar quais testes?